Eu já havia verificado online que meu vôo iria ser operado pelo B777-200ER da Air France com a nova classe executiva, mas resolvi checar ao chegar no portão de embarque perguntando pra atendente que gentilmente me confirmou. UFA! Afinal sofrer mudança de última hora é muito ruim ainda mais se for para um produto inferior.
Esta foi a segunda vez que voei nesta aeronave, sendo a primeira no vôo inaugural de São Paulo.
Vôo Air France AF456 – 16/04/2014
Paris (CDG) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 7L – Classe Executiva
Partida: 10:30 / Chegada: 17:05 / Duração: 11h40
Aeronave: B777-200ER
Este avião foi reformado e já opera com a nova business class no layout 1-2-1 “herringbone”, que significa espinha de peixe.
Eu escolhi sentar na segunda sessão da executiva que só possui 3 fileiras na 12L. Mas como o vôo estava super vazio e eu era o único nesta sessão os comissários pediram gentilmente para eu trocar para a ultima cadeira da primeira sessão 7L para assim facilitar o serviço.
Veja que mesmo para quem senta nas poltronas “juntas” do meio tem uma divisória que garante a privacidade. A mesma é removível e guardada nos bins – isto eu achei muita falta de praticidade.
O assento é da mesma fabricante do B77W da American Airlines e Cathay Pacific e pra mim é um dos meus favoritos.
Gosto bastante do couro em branco que reveste o “casulo” da poltrona, acho que dá um toque de elegância.
Ao chegar na poltrona você encontra um cabide com um etiqueta, travesseiro, manta e pantufas.
O grande diferencial desta cadeira (assim como a da AA e da CX) é que o descanso para os pés é super amplo e não “afunila” a medida que você vai reclinando.
O entretenimento de bordo é super completo com diversas horas de áudio, vídeo, tv, series, filmes, além do fato do monitor é touch-screen.
O controle da tv também é touch e possui um pequeno visor para você controlar os comandos – como se fosse um tablet.
Os controles da poltrona não são muito personalizáveis e há 3 posições pré-estabelecidas.
A mesa para refeição fica logo embaixo desta outra mesa que serve de suporte.
Embaixo da mesa você encontra o USB e tomada que é essencial hoje em dia!
No canto direito superior tem um compartimento com o fone de ouvido e um espelho de maquiagem e ele também serve para você guardar pequenos pertences.
Desta vez (diferente da primeira vez que viajei neste avião) meu fone de ouvido funcionou e era de ótima qualidade – noise cancelling.
A necessáire distribuida para homens é azul enquanto para mulheres é vermelha. Vejam a foto dos produtos de higiene pessoal que estavam inclusos.
Já taxiando encontrei um A380 da cia, lindo né?
Interessante que neste vôo somente homens atenderam a Business Class e todos extremamente educados. O cardápio com as opções de refeição foi distribuído ainda em solo.
Se tem uma coisa que a AF sabe fazer bem é o catering de seus voos. As comidas são sempre elaboradas e saborosas.
O foie gras, comida típica veio junto com a entrada. Estava divino! Já a salada achei seca e sem graça.
Detalhes pro laço que amarra o guardanapo e o saleiro e pimenteiro.
Eu queria ter comido o salmão mas na hora que chegaram na minha poltrona já havia acabado. Optei então pela carne, que apesar da aparência feia do prato estava gostosa.
Este trio de sobremesa é imbatível e ainda de quebra pedi o sorvete de doce de leite, rs.
Já alimentado (rs!) arrumei a cama para poder dormir. A poltrona quando reclinada fica total flatbed e oferece um ótimo nível de conforto.
Conforme já falei para vocês vejam que o descanso pros pés é largo e não afunila a medida que vai entrando para a poltrona da frente.
Isto é essencial pra mim já que há alguns modelos de business class em espinha de peixe que pelo fato de afunilar nos deixa muito apertados.
O descanso de braço é retrátil o que te garante alguns centímetros a mais.
Devido a curvatura do casulo mesmo deitado você ainda tem privacidade.
Peguei uma manta extra para forrar o assento e usei a minha pra me cobrir, assim fiquei bem confortável.
Durante o vôo há um bar à bordo para os passageiros da business, ele fica entre a primeira sessão e a segunda com alguns snacks e bebidas.
Quase chegando em São Paulo o comissário chefe veio pegar meu pedido primeiro pois sabia que eu tinha ficado sem minha opção no almoço. Achei bem bacana a atitude dele já que tentou compensar com este pequeno gesto de gentileza.
Optei por esta panqueca de aveia que estava ÓTIMA!
Eu sou fã de carteirinha desta nova classe executiva da Air France e com certeza ela está entre as minhas opções preferidas de vôos para a Europa. Para ficar perfeito mesmo só falta ter wifi no vôo. Este novo produto é extremamente competitivo e oferece conforto, privacidade e espaço para os passageiros.
Este avião está operando aleatoriamente no Brasil desde Janeiro e para descobrir se você vai viajar nele basta checar o mapa de assentos e verificar se é 1-2-1. Os B777-300ER que também voam para cá ainda não foram reformados.
Alguém aí já teve oportunidade de voar nesta nova business, o que acharam?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.4