O governo da Nova Zelândia anunciou seu plano de reabertura de fronteiras. O país, que está fechado desde a primeira onda de COVID-19, ainda em 2020, espera reabrir totalmente até outubro. A reabertura será dividida em cinco fases, se iniciando já em fevereiro.
Fases da reabertura
Confira abaixo as cinco fases de reabertura do país:
- A partir de 27 de fevereiro: as fronteiras da Nova Zelândia serão reabertas para cidadãos neozelandeses vacinados e cidadãos permitidos (geralmente vindos de bolhas de viagem, como é o caso do turista que chega da Austrália).
- A partir de 13 de março: está permitida a entrada de demais neozelandeses e de cidadãos internacionais que possuam visto de trabalho nos setores de turismo, hospitalidade, vinho e horticultura (que ganham, ao menos, um salário mínimo e meio).
- A partir de 12 de abril: está permitida a entrada de mais de 5 mil estudantes, trabalhadores que possuam visto offshore e demais trabalhadores.
- Até julho: o país será reaberto oficialmente para o turista internacional, incluindo brasileiros. Nesse mês, viajantes vindos do Brasil ou de qualquer outro país que tenha um acordo de isenção de visto com a Nova Zelândia será permitido. Além disso, todo viajante que chega da Austrália também será aceito.
- Em outubro: a fronteira reabre totalmente para visitantes de qualquer lugar do mundo com todas as categorias de visto.
De acordo com o documento do governo neozelandês, as duas últimas fases não possuem uma data certa, porque provavelmente serão antecipadas. Eles apenas sinalizaram “julho” e “outubro” como meses máximos que a entrada será permitida.
Todas os viajantes que chegam na Nova Zelândia receberão três testes de antígeno no aeroporto, um para o 1° dia no país, outro para uso no dia 5° ou 6° dia, e um de backup. Essa abordagem contribui para que o país continue a identificar novos casos.
Os requisitos de isolamento serão mantidos sob revisão constante, podendo ser reduzidos a qualquer momento. Atualmente, é necessário se isolar por 10 dias ao chegar por lá, mas a partir de março será reduzido para 7 dias.
Atualmente, a Nova Zelândia conta com 94% de sua população totalmente vacinada e 92% dos maiores de 18 anos agora são elegíveis para a dose de reforço até o final de fevereiro. A reabertura das fronteiras irá contribuir não apenas com o turismo, mas também com a economia local – que sofreu bastante durante a pandemia.
Pensando em visitar a Nova Zelândia em breve? Para mais informações, acesse o site do governo neozelandês.