Nesta segunda-feira (9), a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) assinaram um acordo de cooperação técnica para ampliação de voos para o país.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, o acordo é fundamental para o avanço da aviação brasileira e fortalecimento da agenda econômica nacional.
“Cada vez mais, vamos juntos, de maneira transversal, avançar nesse que é um pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo do Brasil. Precisamos ter as nossas companhias aéreas fortalecidas e precisamos ampliar o leque e trazer novos voos e novas companhias aéreas que queiram operar no Brasil”, disse Silvio Costa Filho.
Acordo entre Embratur e ABR
O acordo assinado em Brasília, prevê diversas ações que serão executadas nos aeroportos associados à ABR. O foco será o aumento da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, além de melhorias na recepção e na comunicação com os visitantes do exterior.
A Aeroportos do Brasil representa 59 aeroportos federais concedidos à iniciativa privada – juntos, são responsáveis por 93% da movimentação de passageiros no Brasil, segundo a entidade. Entre eles estão os Aeroportos Internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aracaju, Florianópolis, Brasília, Cuiabá e diversos outros
Plano de trabalho
O cronograma estabelecido pela Embratur e ABR designa, entre outras ações paralelas, o compartilhamento de dados e informações; divulgação da Marca Brasil nos aeroportos; iniciativas para melhorar a experiência do turista internacional nos aeroportos; ampliação do relacionamento com companhias aéreas; aumento da participação do turista estrangeiro nos voos; e captação de novas rotas internacionais.
Para Fábio Carvalho, presidente da ABR, a parceria não só fomentará o turismo, como trará benefícios econômicos. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Embratur, porque somos absolutamente apoiadores de qualquer pauta que tenha o objetivo de trazer mais companhias aéreas para o Brasil, que promova o desenvolvimento de novas rotas, fomente o turismo como uma indústria de desenvolvimento, de geração de renda e geração de riquezas para o país”, disse Fábio.
Comentário
O acordo entre a Embratur e a ABR promete beneficiar não só turistas estrangeiros, mas também os brasileiros que planejam viajar para destinos internacionais. Essa é uma ótima notícia para os viajantes que terão mais conforto em suas viagens, com maior oferta de voos e menos conexões em outros aeroportos pelo mundo.
O que achou da notícia? Nos conte abaixo nos comentários.