Viajar para a Groenlândia ficou muito mais fácil! Com a recente inauguração do novo aeroporto internacional na capital, Nuuk, na última quinta-feira (28), o isolamento da região começa a diminuir. Agora, com o novo terminal, aviões maiores poderão conectar o Ártico ao restante do mundo. E para quem pensa que a Groenlândia é só neve e frio, essa nova infraestrutura promete abrir as portas para que os visitantes conheçam tudo o que o Polo Norte tem a oferecer.
Jens Lauridsen, CEO da Greenland Airports, menciona que o aeroporto terá um grande impacto no turismo e na economia, estimando que cada voo pode adicionar US$ 200 mil à economia da Groenlândia. Além disso, ele reforça que os visitantes não devem esperar uma experiência turística comum. “Estamos localizados no Ártico, e os visitantes estão prontos para uma aventura quando chegam aqui”, acrescentou Lauridsen.
Groenlândia se abre para o mundo
Antes da construção desse novo aeroporto, quem queria viajar para a Groenlândia tinha que desembarcar em cidades menores, como Kangerlussuaq, no norte, ou Narsarsuaq, no sul. Ambos são antigos postos militares americanos da Segunda Guerra Mundial e têm capacidade para receber aviões de grande porte.
No entanto, o novo aeroporto de Nuuk (GOH), equipado com uma pista de 2.200 metros, vai possibilitar voos diretos de grandes companhias aéreas, incluindo a United Airlines, que oferecerá voos sazonais sem escalas de Newark (EWR), Nova Jersey, a partir de junho de 2025. A viagem de pouco mais de quatro horas promete facilitar o acesso para os visitantes que desejam explorar essa paisagem ártica única.
Além disso, o aeroporto será a nova base da Air Greenland, operando rotas para Copenhague com o Airbus A330neo, e também haverá conexões com Reykjavik, Islândia.
Com capacidade para atender 800 passageiros por hora, o aeroporto representará um grande impulso para o turismo, que já atrai cerca de 130 mil visitantes por ano, número que deve aumentar. No entanto, autoridades locais esperam manter o turismo em um nível que beneficie a economia sem prejudicar a natureza intocada e o estilo de vida local. Até o final de 2026, a Groenlândia deve ganhar mais dois aeroportos: um em Ilulissat, no norte, e outro em Qaqortoq, no sul.
Comentário
A abertura do novo aeroporto internacional em Nuuk, na Groenlândia, é um marco não apenas para o turismo, mas para toda a Groenlândia. A facilidade de acesso deve atrair mais visitantes, gerando um impacto positivo na economia local. No entanto, será essencial encontrar um equilíbrio entre o aumento do turismo e a preservação da cultura e da natureza que fazem da Groenlândia um destino tão especial.
A ideia de que o país é mais do que um local para turismo de massa, mas sim uma experiência transformadora, é uma visão interessante e alinhada com a tendência de viagens conscientes e sustentáveis.
E você? Já pensou em incluir a Groenlândia nos seus destinos de viagem? Visite o site da United ou Air Greenland e garanta seus bilhetes para a maior ilha do mundo.