fbpx

Novo caça brasileiro Gripen E realiza voo inaugural

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O primeiro caça SAAB Gripen E da Força Aérea Brasileira fez seu voo inaugural hoje na Suécia. Segundo a fabricante, o teste para verificar o comportamento da aeronave foi um sucesso e teve duração aproximada de 1 hora.

De acordo com a SAAB, o Gripen E pode voar a Mach 1, ou seja, na velocidade do som – 1.234 km/h. Aliás, com força total, o caça pode alcançar a velocidade de 2.200 km/h e possui um alcance de 1.800 km.

A Força Aérea Brasileira (FAB) encomendou cerca de 36 caças da SAAB. Desse total, 15 serão produzidas no Brasil com a Embraer – na unidade de Gavião Peixoto (SP). O contrato beira a casa dos 5,4 bilhões de dólares e conta com a transferência de tecnologia da empresa sueca, permitindo que as aeronaves sejam construídas no Brasil. Essa tecnologia possibilitará que a indústria nacional produza seus próprios caças, sem a necessidade de importar aviões de combate no futuro.

O primeiro caça está previsto para ser entregue até o final de 2019. Enquanto os restantes devem ser entregues até novembro de 2024.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.