Número de passageiros transportados no primeiro trimestre do ano cresce mais de um milhão

Notícias

Por Equipe

No primeiro trimestre do ano, a demanda doméstica (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) acumulou alta de 4,3% em relação ao mesmo período de 2018. Já a oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK), na mesma comparação, registrou elevação de 3,4%. Os dados constam no Relatório de Demanda e Oferta disponibilizados, pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O número de passageiros pagos transportados, no mercado doméstico, alcançou o patamar de 24 milhões nos três primeiros meses do ano, um aumento de pouco mais de 1 milhão de passageiros em comparação com o mesmo período do ano passado.


Dados e estatísticas

Para o mês de março deste ano, a demanda doméstica em RPK subiu 3,4% em relação ao ano anterior. Enquanto a oferta apresentou variação positiva de 2,2% no mesmo período.

Em Março, na participação do mercado doméstico, as empresas brasileiras mantiveram a classificação histórica com a Gol (34,1%), com a maior fatia do mercado, seguida pela Latam (31,8%), Azul (21,2%) e Avianca (12,6%). No entanto, a Avianca e Latam apresentaram redução em suas demandas (RPK) no mês, de 7,5% e 0,7%, respectivamente. Azul e Gol apresentaram crescimento, de 20,1% e 3,2%, respectivamente.

A Taxa de Aproveitamento dos Assentos em março de 2019 foi de 81%, o que representou alta de 1,1% frente ao mesmo mês do ano anterior. Já no acumulado do ano, a taxa cresceu 0,9% em relação ao ano anterior, ficando em 82,6%.


Mercado Internacional

Em Março, a demanda internacional das empresas brasileiras apresentou aumento de 10,7%, enquanto a oferta cresceu 11,7%. No mês, foram transportados 801 mil passageiros pagos em voos internacionais. No acumulado de janeiro a março de 2019, a demanda internacional cresceu 10,7% e a oferta aumentou 13,1%, em comparação com igual período de 2018.

A Latam encerrou o mês de março de 2019 com 70,9% de participação e alta de 15,3% no RPK. Já a Azul obteve 13,6% de participação e crescimento de 2,7% no RPK em comparação a março de 2018, enquanto a Gol alcançou a fatia de 12,5% (aumento de 20,7% no RPK). A Avianca figura como a quarta empresa aérea brasileira neste mercado, alcançando 3,0% da demanda internacional de passageiros em março do ano corrente (redução de 42,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior).


Infográfico

A ANAC preparou um infográfico com os dados.


Conclusões

Apesar do aumento na demanda doméstica durante o primeiro trimestre do ano, o número foi tímido: 4,3%. Assim como a Taxa de Aproveitamento dos Assentos domésticos, que em março de 2019 teve uma alta de 1,1% frente ao mesmo mês do ano anterior.

O mês de março confirma a Gol como a líder em participação no mercado nacional com uma diferença de 2,3% em relação a 2ª colocada Latam. E enquanto a participação da Avianca caiu em 7,5%, a Azul aumentou sua participação em incríveis 20,1% no cenário nacional.

Já a demanda internacional das empresas brasileiras trouxe números mais animadores se comparados a demanda nacional. A demanda internacional em março aumentou em 10,7%. Entre as brasileiras a Latam segue líder no mercado internacional com 70,9% de participação. Azul conquistou uma fatia de 13,6% assumindo o 2º lugar. Gol com 12,5% de participação ficou com o 3º lugar. E sem surpresas, a Avianca foi a última colocada com 3,0% da demanda internacional de passageiros em março – uma redução de 42,6%(!) em comparação a março passado.

O que foi (ou não) uma supresa para você nesses números?

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Ganhe até R$100 de cashback após primeira compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.