fbpx

LATAM anuncia sua rota mais longa e o fim dos voos entre Madri e Frankfurt

Notícias

Por Dérek Arakaki

A LATAM anunciou que vai começar a operar voos diretos para Frankfurt saindo de Santiago. Com isso, deixa de fazer sentido a companhia operar uma de suas rotas de 5ª liberdade do ar ou os 5th freedom flightsentre Madri e Frankfurt, já que agora a companhia terá voos diretos para as duas cidades européias.


O que é a 5ª liberdade do ar ou os “5th freedom flights”?

Esse tipo de voo acontece quando a companhia parte de um país na qual possui operação, segue para um destino na qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação. Ou seja, a LATAM opera um voo Santiago x Madri x Frankfurt. Aproveitando da 5ª liberdade, ela tem a permissão de voar entre a Espanha e a Alemanha, com embarque e desembarque de passageiros em todos os pontos.


O novo voo da LATAM para Frankfurt

A partir de 30 de junho de 2020, a LATAM terá 3x voos diretos semanais entre Santiago e Frankfurt. Os voos serão operados por aeronaves Boeing 787-8 com 30 assentos em classe Premium Business e outros 217 em Economy. Com a nova operação, a LATAM terá um total de 10 voos semanais para a quinta maior cidade da Alemanha, pois já opera voos diretos para o destino a partir de São Paulo/Guarulhos.

Detalhes dos voos:

  • O voo LA708 da LATAM decolará de Santiago (SCL) às terças, quintas e sábados às 21h20 (hora local), com pouso em Frankfurt (FRA) às 17h40 (hora local) do dia seguinte. (Duração do voo: 14 horas e 20 minutos).
  • O voo de volta (LA709) decolará de Frankfurt às quartas, sextas e domingos às 19h25 (hora local) e pousará em Santiago às 4h40 (hora local) no dia seguinte. (Duração do voo: 15 horas e 15 minutos).

Com isso, essa passa a ser a rota mais longa operada pela LATAM, superado Santiago x Sydney e São Paulo x Tel Aviv.

Pesquisei por passagens para a nova rota, mas ainda não consta no sistema para emissão utilizando pontos do LATAM Pass.


O voo da 5ª liberdade do ar entre Madri e Frankfurt

Com o inicio da nova rota, o último voo da LATAM entre as cidades européias ocorre no dia 29 de junho de 2020. Veja abaixo os detalhes dessa rota:

LA704 – Madri para Frankfurt

  • Partida: 15:00
  • Chegada: 17:40

LA705 – Frankfurt para Madri

  • Partida: às 19:25
  • Chegada: às 22:00

Nessa rota a LATAM utiliza o Boeing 787-9, ou seja, é uma ótima opção para os passageiros voar entre as cidades européias com um maior conforto, por ser uma aeronave wide-body.

Além disso, ao encontrar uma boa emissão em cabines premium, é possível voar em uma executiva com assentos 100% flat-bed dentro da Europa.


Emitindo passagens entre Madri e Frankfurt

Os voos da 5ª liberdade do ar costumam ter preços atrativos e resultam em ótimas oportunidades de emissões. Abaixo coloco os menores valores que encontrei para essa emissão, tanto por pontos quanto pagante.

Emitindo com pontos LATAM Pass:

  • Econômica

  • Executiva

No momento da elaboração desse post, as passagens em executiva estão caras, na faixa dos 145mil pontos, ou seja, para executiva não está compensando.

Comprando direto na LATAM:

  • Econômica

  • Executiva

No momento da elaboração desse post, as passagens em executiva estão caras, na faixa dos R$2mil o trecho, ou seja, para executiva não está compensando.


Comentário

Se por um lado os passageiros da América Latina passam a contar com mais uma ligação direta para Europa, por outro os clientes perdem uma opção de voo intra-Europa com custos bem atrativos, principalmente em econômica.

Alguém já aproveitou essa rota da 5ª liberdade do ar da LATAM?

☞ veja também…

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.