O guia completo dos programas de assinatura do ALL – Accor Live Limitless

Guias Programas de fidelidade

Por Raimundo Junior

Nos últimos anos, o ALL – Accor Live Limitless lançou ou reformulou diversos serviços. Com tantas novidades e mudanças, é normal ficar confuso sobre qual produto é ideal para você, inclusive se é usuário frequente do programa. Mas não se preocupe, como fã e usuário frequente da Accor – assinante de todos os serviços ALL/Accor descritos no post – criei este guia para simplificar tudo. Vamos lá!

all accor capa


Breve histórico

Quem nos acompanha aqui no site ou redes sociais, sabe que o ALL – Accor Live Limitless é o programa de fidelidade da rede francesa de hotéis Accor Hotels. Criado em dezembro de 2019, o programa veio em substituição ao antigo Le Club.

Até o ano passado, o Ibis Business era o cartão de assinatura queridinho dos usuários que iniciavam no”mundo Accor”, com seu upgrade automático para o status Gold no ALL. Embora esse fosse um produto desenhado para o mercado europeu em 2014, a partir de 2017, muitos brasileiros passaram a assiná-lo, principalmente pelos benefícios associados à categoria no programa, como welcome drink, upgrade de quarto, early check-in ou late check-out.

Em concomitante, no segundo semestre do ano passado, o ALL – Accor Live Limitless lançou em fase de testes o seu clube de assinatura, o ALL Signature, que foi implantado definitivamente a partir de janeiro desse ano. Além disso, também no segundo semestre de 2022, os usuários brasileiros descobriram o cartão de assinatura Accor Plus, que, embora seja um produto focado no mercado da Ásia e Pacífico, chamou a atenção devido a um dos seus benefícios: prorrogação do status pelo prazo da assinatura.

E agora, para “embolar” ainda mais a compreensão, a Accor reformulou os programas Ibis Business e Accor Business Plus desde o último dia 22 de março. Em seu lugar, foi lançado o programa ALL Plus, que contempla os cartões ALL Plus Ibis e ALL Plus Voyageur.

Com tantas mudanças, até mesmo os clientes experientes do programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless, da rede de hotelaria francesa Accor, não raro confundem a nomenclatura de alguns desses novos serviços adicionados. Pensando nisso, resolvemos mostrar, em detalhes, as características de cada um deles: os programas de assinatura ALL Plus e Accor Plus, assim como o clube ALL Signature.


Cartão de assinatura ALL Plus

O ALL Plus é o mais novo um programa de associação oferecido pela Accor a seus clientes e inclui os planos ALL Plus Ibis (anteriormente conhecido como Ibis Business) e ALL Plus Voyageur (ex-Accor Business Plus).

Conheça a seguir os detalhes de cada um dos planos:

ALL Plus Ibis

O ALL Plus Ibis é um plano de assinatura anual voltado para os usuários frequentes dos hotéis da família Ibis. Oferece descontos fixos de até 15% em hotéis Ibis Budget, Ibis e Ibis Styles em todo o mundo (exceto na China continental), com base na melhor tarifa pública disponível. Os descontos se aplicam a estadias para até dois quartos na mesma reserva.

Apesar de não oferecer mais o upgrade imediato para o status Gold, concede um bônus anual de 10 noites status, que dá acesso imediato ao status Silver e encurta o caminho para atingir os próximos níveis no programa de fidelidade ALL. Além disso, a assinatura ALL Plus Ibis oferece garantia de disponibilidade de quartos até dois dias antes da data de chegada, mesmo que o hotel esteja lotado (não cumulativo com o desconto de quarto) e acesso direto ao canal de atendimento ao cliente Premium.

Vale registrar que os descontos e benefícios da assinatura ALL Plus Ibis não são válidos em alguns hotéis, assim como em datas de blackout (aproximadamente 10 dias por ano, específicos para cada hotel). Para evitar aborrecimento, vale conferir a lista de exclusão de hotéis, assim como as datas de blackout.

ALL Plus Voyageur

O ALL Plus Voyageur é um plano de assinatura anual voltado para os usuários frequentes dos hotéis Accor, oferecendo descontos de 15% em 9 marcas Economy & Midscale e 20% em 10 marcas Luxury & Premium (baseado na melhor tarifa pública disponível). Importante dizer que os descontos são válidos para até dois quartos na mesma reserva e valem em mais de 4.000 hotéis, de 19 marcas, em todo o mundo.

O ALL Plus Voyageur também oferece um bônus anual de 20 noites de status, o que já garante acesso imediato ao status Silver e é um bom atalho para alcançar os próximos níveis de status no programa de fidelidade ALL. Além disso, a assinatura oferece garantia de disponibilidade de quarto até dois dias antes da data de chegada, mesmo se o hotel estiver esgotado (não cumulativo com o desconto de quarto) e acesso direto ao canal de atendimento ao cliente Premium.

Assim como o ALL Plus Ibis, os descontos e benefícios da assinatura não são válidos em alguns hotéis, assim como em datas de blackout (aproximadamente 10 dias por ano, específicos para cada hotel). Para evitar aborrecimento, vale conferir a lista de exclusão de hotéis, assim como as datas de blackout.


Cartão de assinatura Accor Plus

O Accor Plus é um programa da Accor que oferece uma série de benefícios para seus membros em mais de 800 hotéis na Ásia e Pacífico. Entre os benefícios, estão descontos de até 50% em mais de 1.100 restaurantes de hotéis na região, além de 15% de desconto em bebidas (apenas na Ásia). Os membros também têm acesso antecipado às vendas globais e promoções da Accor, podem economizar até 50% na acomodação em hotéis participantes com o programa Red Hot Rooms e recebem 10% de desconto na melhor tarifa pública disponível do dia.

Em alguns planos, são oferecidas noites de cortesia a cada ano, através do benefício Stay Plus. Além disso, o programa oferece experiências exclusivas, como programações para membros e parcerias com empresas de entretenimento para oferecer acesso a eventos únicos.

Vale ressaltar que, a depender do país em que é feita a assinatura, há alguma variação entre versões de planos comercializados do Accor Plus. Podemos resumir essas versões em três grupos:

  1. Países em que são comercializadas apenas duas assinaturas: a básica (comum em todos, aliás), chamada Traveller, e a Explorer, que inclui 1 Stay Plus (noite de hospedagem grátis). Incluem-se nesse grupo Tailândia, Japão e Coreia do Sul;
  2. Países em que são comercializadas três assinaturas: a Traveller, a Explorer e Discovery, que além da Stay Plus, incluem serviços adicionais (Austrália e Nova Zelândia);
  3. Países em que são comercializadas três assinaturas: a Traveller, a Explorer e Explorer Plus, que inclui 2 Stay Plus (2 noites grátis), além de incluir serviços adicionais. Podemos citar Cingapura, Indonésia e Malásia como países em que o Accor Plus tem esses planos.
Principais benefícios do Accor Plus

Importante destacar, resumidamente, os principais benefícios do Accor Plus:

  1. Desconto em alimentação: até 50% de desconto em refeições em mais de 1.400 restaurantes e em 1.000 hotéis participantes na Ásia e Pacífico. Vale lembrar que o gasto pode ser incluído na fatura do seu quarto e pago no check-out com pontos;
  2. Desconto em bebidas: 15% de desconto em bebidas nos hotéis da Ásia. O benefício não é válido no Pacífico;
  3. Desconto na hospedagem: 10% de desconto na melhor tarifa pública vigente nos hotéis participantes;
  4. Upgrade automático para o status Silver: com o Accor Plus, receberá automaticamente o status Silver, o que te proporcionará benefícios exclusivos, como check-out tardio e welcome drink;
  5. Red Hot Rooms: 50% de desconto em hotéis selecionados da Ásia e Pacífico durante as campanhas Red Hot Rooms;
  6. Escapes: acesso a pacotes exclusivos, incluindo hospedagem e serviços adicionais em hotéis da Ásia e Pacífico, inclusive em destinos cobiçados como Maldivas;
  7. Eventos exclusivos: acesso a eventos exclusivos organizados pela Accor Plus; e
  8. Diárias grátis: em alguns planos do Accor Plus, você terá direito a uma ou duas diárias grátis nos hotéis participantes. Em alguns casos, os valores das diárias superam o valor da própria assinatura.

A propósito, como assinante do Accor Explorer Plus da Malásia, posso falar da minha experiência pessoal, que tem sido das melhores possíveis! Assinei o plano em novembro de 2022, ao custo aproximado de U$ 238, e afirmo que foi um grande investimento.

Na viagem de volta ao mundo que realizei em família entre dezembro/2022 e janeiro/2023, usei a minha primeira diária grátis (Stay Plus) no Sofitel Saigon Plaza, cujo valor foi quase o custo da assinatura do programa. Além disso, tivemos oportunidade de jantar algumas vezes em hotéis na Ásia com o desconto do programa.

A mecânica do desconto funciona da seguinte maneira: 25% para uso individual, 50% para uso duplo (assinante e um acompanhante), 33% para uso triplo (assinante e dois acompanhantes) e 25% para uso quádruplo (assinante e três acompanhantes). O racional é que, quando o assinante usa o restaurante acompanhado, sua refeição saia a custo zero, o que é um grande benefício. O desconto em bebidas é de 15%, fixo, o que também garante muita economia na viagem.

Já em março e abril deste ano, voltei à Ásia com a esposa. Desta vez, além de garantir um desconto especial no ótimo Pullman New Delhi Aerocity, tirei eficiência máxima da minha segunda diária gratuita (Stay Plus), ficando hospedado no Fairmont Singapore, cujo preço da diária custaria mais que o dobro do valor pago pela assinatura do Accor Plus. Por fim, utilizei os descontos em alimentação e bebidas no Sofitel Philippine Plaza Manila e sobretudo no Mövenpick Resort & Spa Boracay (escolhido estrategicamente como última hospedagem para assegurar descanso e relaxamento).

Portanto, não precisa ser matemático para entender que a assinatura do programa me garantiu uma enorme economia. Evidentemente, isso varia conforme o perfil do cliente. Acaso você não tenha interesse ou disponibilidade de viajar para a Ásia ou Pacífico, o único benefício será a prorrogação do seu status, então dificilmente a assinatura será vantajosa.


Clube de assinatura ALL Signature

O ALL Signature é o clube de assinatura do ALL – Accor Live Limitless, o programa de fidelidade dos hotéis Accor, estruturado em três planos: Discovery, Explorer e Absolute. Veja abaixo alguns dos benefícios disponíveis para os assinantes do ALL Signature:

  1. Pontos Reward Mensais: mensalmente, os membros do ALL Signature recebem pontos Reward que podem ser utilizados em estadias nos hotéis da rede Accor e outros serviços. A quantidade vai depender conforme o plano assinado e, a cada quatro meses, esses pontos são duplicados.
  2. Pontos Status: além dos pontos Reward, os membros também recebem pontos status, que contribuem para que os membros alcancem níveis mais altos de status, proporcionando benefícios adicionais.
  3. Bônus sobre transferência de pontos de parceiros: sobre as transferências de pontos de parceiros para sua conta, os membros recebem um bônus de 10%, ou seja, têm um acréscimo de 10% na quantidade de pontos transferidos.
  4. Transferência de pontos para família e amigos: com exceção do plano Discovery, a partir do quarto mês de assinatura, é possível transferir pontos para familiares e amigos. No entanto, há limite de transferência: 15 beneficiários, com limite máximo de 30 transferências por ano.
  5. Acesso antecipado a lotes para experiências: os assinantes têm acesso antecipado a lotes de ingressos para experiências, como shows e eventos esportivos, muitas vezes com direito a camarotes com all-inclusive;
  6. Ofertas exclusivas Dream Stay: os assinantes também têm acesso a ofertas exclusivas chamadas “Dream Stay”, que proporcionam estadias diferenciadas com benefícios especiais, como upgrades de quarto, serviços exclusivos e experiências personalizadas.
  7. Lounge Executivo Pullman Guarulhos: os membros do clube ALL Signature, exceto aqueles do plano Discovery, têm o benefício de desfrutar do Lounge Executivo do hotel Pullman Guarulhos até cinco vezes por ano. Esse espaço oferece comodidades adicionais, como áreas de relaxamento, refeições e bebidas.

Para saber mais sobre o ALL Signature, clique aqui.

Vale a pena assinar o All Signature?

Essa é uma pergunta que vejo muitos usuários frequentes da Accor debatendo. Há ponderáveis argumentos para sustentar ambas as conclusões. Eu, particularmente, filio-me à corrente dos que acham que a assinatura é muito vantajosa, quando analisado o conjunto dos benefícios.

Aliás, na minha opinião, o equívoco dos que imaginam não compensar a assinatura, em grande parte, está em focar exclusivamente no custo de geração dos pontos Reward que são entregues em cada plano. De fato, para nós que conhecemos “por dentro” o universo de milhas e pontos, há incontáveis oportunidades de geração de pontos ALL com valor de “euro-referência” muito melhor.

1. Valores de assinatura x pontos Reward

O quadro abaixo mostra os valores mensais da assinatura, assim como os pontos Reward mensais + bônus quadrimestrais. Como não há desconto para as modalidades trimestral e anual, para saber esses valores, basta multiplicar por 3 ou 12, respectivamente.

A conta de largada assusta, quando se toma os valores isolados dos planos x os pontos Reward concedidos por mês. Em todos, tem-se euro a custo maior do que a cotação oficial. O menor custo do euro-referência, encontrado no Plano Absolute (mais caro), fica em R$ 5,60 – ante a cotação oficial do momento em que esse post é escrito, de R$ 5,25. Nesse quadro, o programa seria de todo desinteressante.

O jogo começa a virar, contudo, ao se considerar o custo quadrimestral, quando temos o crédito do bônus, pois, a cada quatro meses, ganha um mês extra de pontos Reward. O custo vai variar conforme o plano, sendo o melhor custo, mais uma vez, o do maior plano, o Absolute.

Assim, vamos tomar como parâmetro o custo de geração do plano Absolute. O price-tag desse plano é de R$ 560, sendo o custo por quadrimestre de R$ 2.240. Considerando que são gerados 25 mil pontos Reward no período (somados os 5.000 pontos do bônus), temos um valor de euro-referência de R$ 4,48, cujo valor representa um deságio da ordem de 14,77% em relação ao câmbio oficial.

No entanto, considerando a falta de flexibilidade (só pode ser usado pra hospedagem/serviços na rede Accor) e o fato do pagamento com pontos não ser elegível em algumas tarifas/pacotes, ainda assim não parece um bom negócio. Além disso, considera-se que o investimento não pode ser aplicado para render juros/dividendos – portanto, parece claro que o dinheiro rendendo numa boa aplicação financeira seria mais vantajoso.

 2. Assinatura em campanhas promocionais

O primeiro grande diferencial é tirar proveito de alguma promoção de assinatura, como a que foi feita no lançamento, em janeiro deste ano. Na oportunidade, assinei o Plano Absolute, na modalidade anual, com 20% de desconto, isto é, por R$5.376/ano. Considerando os 3 bônus quadrimestrais a serem auferidos no período, receberei 75.000 pontos ALL, o que garante um valor de euro-referência de R$ 3,58. Nesse patamar, já considero um bom negócio, mesmo sem considerar os outros benefícios adicionais, que agregam bastante valor ao programa.

3. Bônus de 10% sobre transferências de parceiros

O turning point rumo ao bom custo x benefício começa quando se consideram os demais benefícios associados à assinatura. Em primeiro lugar, o bônus de 10% nas transferência de pontos/milhas de qualquer parceiro tem potencial para reduzir bastante o custo de geração, a depender do perfil de usuário.

Não parece exagero considerar que qualquer usuário frequente, com utilização mediana do programa ALL, utilize pelo menos 100 mil pontos/ano. A assinatura vai garantir 10 mil pontos extras, totalizando 85.000 anuais (75.000 pontos do Plano Absolute + 10.000 pontos de bônus de transferência). Considerando que o custo anual do Plano Absolute, sem desconto, é de R$ 6.720, temos, portanto, um euro-referência da ordem de R$ 3,95 (24,77% de deságio, aproximadamente).

O deságio será maior quanto maior for o volume de transferência. Um hard-user do programa, como é meu caso, não raro gera mais de 200 mil pontos ALL/ano via transferência de parceiros. Até maio, por exemplo, gerei mais de 110 mil pontos via transferência (excluídos os bônus de 10% do clube e os bônus das promoções específicas). Ainda que não transferisse mais um único ponto/milha de parceiros em 2023 (o que dificilmente acontecerá), a assinatura já me garantia a geração de 86.000 pontos no ciclo. Como meu plano anual teve custo de R$ 5.376 (20% de desconto), o meu euro-referência está, atualmente, em  R$ 3,13  (40,38% de deságio).

Vale lembrar que essas transferências foram feitas em campanhas promocionais, onde também havia redução de taxa de transferências + bônus. Não cabe aqui tratar desses valores, porque depende do custo de geração vinculada às estratégias de cada usuário. No meu caso, posso assegurar que a média se aproxima da mínima exposta acima, o que torna a rede Accor a minha primeira opção em viagens.

4. Experiências (exclusivamente para o Plano Absolute)

O All Signature também oferece Experiências, que agregam bastante valor ao produto. É inegável que é possível mensurar monetariamente (e abater do custo da assinatura), experiências como a Degustação de Vinhos no Pullman Guarulho (nível 1, após 4 meses de assinatura), Jantar com Vinho no Pullman Ibirapuera (nível 2, após 8 meses de assinatura) ou Love Stay no Pullman Ibirapuera (nível 3, após 12 meses de assinatura). Esses são benefícios do Plano Absolute, com direito a acompanhante, que podem ser escolhidas dentre outras opções.

Não precisa muito cálculo para concluir que a soma de três experiência desse nível atinge fácil a cifra de R$ 1.500, de modo que não seria incorreto considerar tal valor na nossa composição de custos. Afora o fato de que tais experiências podem proporcionar momentos memoráveis ao lado da pessoa amada, de valor inestimável.

5. Lounge Executivo do Pullman Guarulhos (exceto Plano Discover)

Esse é outro excelente benefício, de amplo acesso aos cliente , dado que o Aeroporto Internacional de São Paulo é o nosso grande hub para viagens internacionais. Os assinantes dos Clubes Explorer e Absolute têm até 5 acessos anuais gratuitos, com acompanhante (+3 crianças de até 6 anos), ao Lounge Executivo do Pullman Guarulhos. O lounge funciona diariamente das 06h30 às 22h, com serviço de café da manhã das 7h às 10h e happy hour das 19h às 21h.

Embora à primeira vista possa fazer pouco sentido para quem está em conexão e tem acesso aos lounges de cartões/companhias aéreas em GRU, pode ser bastante útil para quem tem São Paulo como origem/destino final(ou chega/parte em voo independente), em que os poucos (e precários) lounges do lado terra não atendam. Além disso, pode ser uma boa opção para os clientes (Gold abaixo) que estão hospedados no hotel, já que podem acessar o lounge sem precisar reservar os quartos mais caros.

O serviço requer reserva com pelo menos 3 dias úteis de antecedência.

Minha opinião, portanto, é clara sobre achar vantajosa a assinatura, mas evidentemente essa opinião está diretamente ligada ao meu perfil de usuário. Cada um faça a sua análise e tire as suas próprias conclusões.

Existe, ainda, o acesso antecipado às experiências, como eventos culturais e esportivos. Como há apenas uma antecipação no acesso à compra, sem qualquer desconto adicional para os assinantes, entendo que não merece destaque num tópico separado, embora reconheça que possa ser um serviço de valor para alguns usuários.


Das incompatibilidades

Praticamente todos os serviços apresentados nessa matéria podem ser assinados simultaneamente. Fique atento, contudo, para a incompatibilidade entre as assinaturas do Accor Plus e ALL Plus. Caso você seja assinante do programa da Accor para a Ásia & Pacífico, não será elegível à assinatura do ALL Plus (Ibis ou Voyageur) e vice-versa.

Apesar de ter dito no começo ser usuário e assinante de todos os serviços, faço o esclarecimento: na minha conta há assinaturas ativas de Accor Plus (Ásia&Pacífico) e ALL Signature. Na conta em nome da esposa, da qual participo da administração, temos ativa assinatura do ALL Plus, o que me permite, assim, ter a experiência de todos os serviços aqui tratados.


Comentário

Começo por ressaltar que essa não é uma matéria comercial, tampouco originou-se de solicitação dos administradores do site. Retrata a opinião pessoal deste editor, fruto da ótima experiência com o uso do programa da Accor nos últimos anos, inclusive dos serviços de assinatura objeto do post.

O objetivo principal, como dito no começo, é lançar luz sobre os diversos serviços de assinatura oferecidos pela Accor nos últimos anos, que têm gerado dúvidas até em alguns usuários frequentes. Como usuário frequente do programa e assinante desses serviços, imaginei que poderia dar alguma contribuição, fazendo um detalhamento dos mesmos e deixando as minhas impressões.

Ressalto que as vantagens que descrevi ao longo da matéria, decorrem em grande parte do meu perfil de usuário, podendo não se aplicar ao seu caso. Recomendo que cada um busque compreender as vantagens e desvantagens dos serviços e avalie aqueles que se adequam às suas necessidades.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Mais Guias

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.