fbpx

O império que a Delta está construindo

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Mais de 5 mil voos diários, 300 e poucos destinos, 6 continentes e o hub mais movimentado do planeta. Os números da norte-americana Delta são monstruosos. A companhia, uma das fundadoras da SkyTeam, está em operação há quase 100 anos. Tem mais de 20 acordos de codeshare e está em 8 joint ventures. Nessa semana, surpreendeu a aviação comercial com o compromisso de compra de 20% da LATAM por quase 2 bilhões de dólares. Você conhece os números por trás do império que a Delta está construindo?


Acordos de codeshare

“Não estaríamos em todos os lugares, como estamos hoje, sem algumas das nossas conexões. Estabelecemos parceria com uma grande variedade de serviços de viagens para oferecer um conjunto completo e contínuo de opções” – Delta Air Lines.

  1. Aeroflot
  2. Aerolíneas Argentinas
  3. Aeromexico
  4. Air Europa
  5. Air France
  6. Alitalia
  7. China Airlines
  8. China Eastern
  9. China Southern
  10. Czech Airlines
  11. GOL Airlines
  12. Hawaiian Airlines
  13. KLM Royal Dutch Airlines
  14. Korean Air
  15. Seaborne Airlines
  16. Transavia
  17. Virgin Atlantic
  18. Virgin Australia
  19. WestJet

O que é codeshare?

É uma espécie de acordo de cooperação entre as empresas aéreas, onde uma transporta passageiros que emitiram seus bilhetes pela outra. Com isso é possível oferecer aos seus clientes mais opções de destinos do que ela poderia oferecer sozinha.

Ao realizar a reserva de um voo codeshare, seu bilhete vai exibir o número do voo da empresa que você fez a reserva, mesmo que alguns trechos da viagem sejam feitos por outra empresa (que utiliza um número diferente).


Joint Ventures

  1. Air France/KLM e Alitalia – a joint venture entre Air France/KLM e Alitalia (que entrou por último) é a mais importante para o grupo. O acordo coordena operações transatlânticas, custo de bilhetes aéreos, cronogramas, capacidade e receita. A Delta possui 8,8% em participação do grupo Air France/KLM.
  2. Virgin Atlantic – em dezembro de 2012 a Delta anunciou, em conjunto a Air France/KLM, um acordo de compra de 49% da Virgin Atlantic.
  3. Virgin Australia – cinco ano após a criação da joint venture entre Delta e Virgin Atlantic, foi fechado o acordo com o braço australiano da Virgin.
  4. Aeromexico – outra participação de 49% da Delta é na Aeromexico. A joint venture foi efetivada em maio de 2017.
  5. Korean Air – um ano após a joint venture com a Aeromexico, um acordo de compra de 10% da Korean Air foi fechado com o intuito de competir nas rotas entre EUA x Ásia com American Airlines+JAL e United+ANA.
  6. West Jet – no ano passado a Delta assinou um acordo de 10 anos com a canadense West Jet.
  7. LATAM – o último movimento da Delta que surpreendeu o mercado foi o anúncio de ontem: o acordo de compra de 20% da LATAM por 2 bilhões de dólares. A companhia terá 2 assentos no Conselho da empresa.
  8. GOL – em 2015 a Delta ampliou sua participação na brasileira GOL de 3% para 9%. A companhia anunciou ontem, todavia, que está abrindo mão da sua participação na empresa.
  9. Alitalia – a próxima grande ação da Delta pode ser o acordo de compra de 10% da Alitalia.

O que é uma joint venture?

Joint venture é um acordo formado entre duas ou mais empresas que possuem um objetivo comercial em comum. Diferente do codeshare, esse tipo de acordo é mais difícil de ser construído e também, de ser rompido. As companhias concordam em unir recursos para desenvolver um negócio em conjunto e dividem os resultados.


Comentário

A Delta vem construindo joint ventures de forma paralela a suas operações com parceiras da SkyTeam. O CEO chegou a comentar, no início do mês, que a empresa está criando sua própria rede internacional de parceiras. A companhia faz acordos com aéreas consistentes, mundialmente reconhecidas e quando tem um interesse maior, compra participações.

Uma guinada e tanto para uma empresa que, em 2005, quase quebrou.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.