Pessoal,
Tenho observado algumas reclamações sobre a disponibilidade e valores cobrados nas emissões para Austrália e Nova Zelândia.
A LATAM
Após a migração de sistema da Latam, a emissão de voos para Oceania por pontos ficou substancialmente mais alta. A explicação/justificativa detalhada você confere neste POST.
Precificação FIXA x FLEXÍVEL do LATAM Fidelidade
Antes, a Latam Brasil (antiga TAM) considerava a Latam Chile (antiga LAN) como uma parceira e os valores para resgate eram fixos para todos os trechos operados por ela:
- 110 mil pontos em Executiva entre Brasil e Oceania;
- 60 mil pontos em Econômica entre Brasil e Oceania.
Com o novo modelo de resgate flexível, os valores passaram a flutuar conforme a precificação do Latam Fidelidade/Multiplus. Veja um exemplo de ida e volta em executiva para Sydney em Janeiro:

Precificação Flexível do Latam Fidelidade para rota Santiago –> Sydney
EMISSÕES COM A QANTAS USANDO PONTOS MULTIPLUS
A Qantas é uma parceira One World da Latam e continua sendo precificada pela tabela FIXA de resgates. Havendo disponibilidade na rota, serão necessários os mesmos 60k econômica e 110k executiva!
UMA Barganha 😉 E a Multiplus ainda permite a emissão online de passagens da Qantas.
Mas o fato é que na prática a disponibilidade da QANTAS quase que “desapareceu” do site/call center da Mutiplus/Latam!
No inicio achei que pudesse ser uma falha de sistema, mas não. É um problema geral!
CHECAGEM
Em geral, quando uma cia aérea libera assentos para parceiras, é possível acessar a disponibilidade por todos os programas de fidelidade parceiros.
Neste caso, se a Qantas liberasse um assento para as cias da One World, deveríamos enxergá-lo através do Latam Fidelidade, mas também no American AAdvantage, British Executive Club, entre outros!
BUSCA NO AADVANTAGE
A busca no site da AA retornou sem disponibilidade.

Resultado das buscas entre Sydney e Santiago nos próximos 11 meses!
No último domingo fiz uma ligação para o Call Center da AA e o resultado foi o mesmo. Sem disponibilidade de hoje até junho/2019!
BUSCA NO EXPERTFLYER
A Qantas também faz parte do EXPERTFLYER e fiz diversas buscas com o mesmo resultado em econômica e executiva: Zero assentos!

Sem disponibilidade no ExpertFlyer!
No Executive Club da British a mesma coisa!
A DISPONIBILIDADE ERA PREVISÍVEL NA QANTAS
Em 2014, eu (Ale), emiti por apenas 50.000 pontos AAdvantage um ticket entre São Paulo e Hervey Bay (Austrália) voando EXECUTIVA da TAM e QANTAS (hoje seriam necessários 82.500pts AAdvantage).
A disponibilidade era previsível: Entre 2 e 4 assentos por voos com 330 dias de antecedência! Me preparei, consegui as milhas e emiti o bilhete no dia que foi liberado!
OUTRO EXEMPLO
Final do Ano passado ajudei um amigo em sua lua de mel e usamos 110.000 pontos Multiplus, também voando Qantas no 747.

Bons tempos: Executiva para Sydney por 110 mil pontos Multiplus
Confira um relato do Fábio na EXECUTIVA da Qantas entre Sydney e Santiago.
CONCLUSÃO
Na minha opinião a rota para Oceania foi a que mais sofreu na migração do sistema da Latam. Não apenas a quantidade de pontos aumentou para emissões em voos Latam, mas coincidentemente a Qantas retirou quase toda disponibilidade da rota.
Aproveitando, deixo uma dica para o pessoal da Multiplus: Que tal uma mega promo para Austrália e NZ???
A alternativa para chegar rápido na Oceania recai 100% na Air NewZeland, que pode ser acessada através dos parceiros da Star Alliance, mas que é mais caro e rara por pontos. Já fizemos um post explicando!
ATUALIZAÇÃO:
24/JULHO/2018 15H37 –> Com a dica dos leitores Rodrigo e Karl achei disponibilidade da Qantas usando pontos Multiplus – Leiam este post!
INSCREVA-SE EM NOSSA NOVA NEWSLETTER – AGORA COM APENAS UM ENVIO POR DIA!