fbpx

O que fazer com as milhas do programa MilleMiglia da Alitalia?

Notícias

Por Thiago Santos

Conforme informamos aqui no Passageiro de Primeira, a Alitalia ressurgirá com um novo nome e passará a se chamar ITA, que é a abreviação para Italia Trasporto Aereo. A “nova” companhia aérea deve estrear oficialmente no dia 15 de outubro. Com isso, ficam no ar algumas dúvidas sobre o futuro incerto do MilleMiglia – programa de fidelidade da companhia italiana. Neste post, vamos trazer algumas sugestões do que fazer caso você tenha milhas acumuladas no programa.

pular para…

  1. Será o fim do MilleMiglia?
  2. O que fazer com suas milhas no MilleMiglia?
    2.1 Resgate com a Alitalia
    2.2 Resgate com companhias parceiras
    2.3 Realize de upgrade de cabine 
  3. Comentário

1. Será o fim do MilleMiglia?

Antes de qualquer sugestão sobre o que fazer ou não, é necessário entender o cenário atual para não tomar nenhuma decisão precipitada. Segundo o site italiano Corriere Della Sera, a Comissão Europeia decidiu que a Alitalia Loyalty, empresa que gere o programa MilleMiglia, deve ser vendida através de uma licitação pública aberta a todos os interessados. Contudo, a ITA não poderá participar da licitação, em sinal da desassociação entre as duas empresas, o que deixa o futuro ainda mais incerto sobre as novas diretrizes que poderão ser impostas.

Porém, apesar da proibição da transferência direta da Alitalia Loyalty para a Italia Trasporto Aereo, existe a possibilidade de uma terceira empresa – ligada a ambas – “entrar no jogo” e vencer a licitação para posteriormente celebrar um acordo com a nova companhia aérea italiana. Essa pode ser uma “boa jogada”, mas apenas saberemos daqui a alguns meses, quando o processo de venda for definitivamente concluído.


2. O que fazer com suas milhas no MilleMiglia?

Selecionamos para você algumas das possíveis maneiras para utilizar as suas milhas acumuladas no programa, onde sugerimos que você realize a sua ação até o dia 14 de outubro para não correr riscos.

2.1 Resgate com a Alitalia

A primeira opção sugerida é realizar um resgate para voar com a própria Alitalia. O programa oferece uma precificação fixa, onde é possível encontrar voos entre o Brasil e a Itália, por exemplo, pelos seguintes preços:

Passagens na Classe Econômica

  • Ida: 48.000 milhas
  • Ida e volta: 80.000 milhas

Passagens na Classe Econômica Premium

  • Ida: 60.000 milhas
  • Ida e volta: 100.000 milhas

Passagens na Classe Executiva

  • Ida: 72.000 milhas
  • Ida e volta: 120.000 milhas

Veja abaixo o exemplo para um voo apenas de ida no trecho São Paulo (GRU) x Roma (FCO) na Classe Executiva da Alitalia:

Alitalia MilleMiglia

Para realizar a sua emissão, acesse esse link. Vale ressaltar que a nossa recomendação é para que você realize o seu voo até o dia 14 de outubro. Para emissões após essa data, você assumirá um risco com a mudança das operações para a ITA.

Para acessar a tabela completa para voos realizados exclusivamente pela Alitalia, clique aqui.

2.2 Resgate com companhias parceiras

A segunda opção sugerida é realizar um resgate para voar com alguma das companhias parcerias. O programa também oferece uma precificação fixa que varia de acordo com o continente de origem e destino.

Ao emitir uma passagem com parceiros SkyTeam utilizando milhas do MilleMiglia, você receberá por e-mail o localizador e o bilhete eletrônico. Por esses voos serem operados por outras companhias aéreas, teoricamente você estará resguardado das futuras alterações que o programa sofrerá.

Veja abaixo o exemplo para um voo apenas de ida no trecho Paris (CDG) x Atlanta (ATL) na Classe Executiva da Delta, com um custo de 100.000 milhas:

Alitalia MilleMiglia

Para realizar a sua emissão, acesse esse link. Vale ressaltar que praticamente todos os parceiros estão disponíveis para emissão online, exceto para as seguintes companhias, que só é possível realizar o resgate através do call center:

  • ANA – All Nippon Airways;
  • GOL;
  • China Eastern;
  • Shanghai Airlines.

Para acessar a tabela completa para voos realizados com as parceiras, clique aqui.

2.3 Realize de upgrade de cabine

A terceira opção sugerida é para realização de upgrade de cabine em voos da Alitalia. Veja abaixo as opções disponíveis, que são válidas apenas para bilhetes emitidos nas classes de reserva Y, B, M, H, K, V, T e P:

  • Da Classe Econômica para Econômica Premium, em voos internacionais de longa distância;
  • Da Classe Econômica para Classe Executiva Medium Haul, em voos internacionais de média distância;
  • Da Classe Econômica para Classe Executiva Magnifica, em voos internacionais de longa distância;
  • Da Classe Econômica Premium para Classe Executiva Magnifica, em voos internacionais de longa distância.

Como solicitar:

Segundo as informações disponibilizadas no site da Alitalia, para solicitar o upgrade [válido apenas para bilhetes pagantes] é necessário entrar em contato com o atendimento ao cliente do MilleMiglia até um dia antes da partida do seu voo e ir até um guichê da Alitalia, no dia da sua partida. Nesse caso, a recomendação é que você chegue com antecedência ao aeroporto.

A companhia reforça que alguns desses aeroportos também podem exigir o pagamento de taxas extras relacionadas a novas emissões de bilhetes, que podem variar de acordo com as cidades de partida e destino.

Vale ressaltar que os assentos estão sujeitos à disponibilidade. Para consultar a quantidade de milhas necessárias para realizar o seu upgrade, clique aqui.


Comentário

Como ressaltamos durante a matéria, ainda não há certezas absolutas sobre o futuro do MilleMiglia. Com isso, sugerimos a utilização de suas milhas até o dia 14 de outubro desse ano, data que a Alitalia encerra oficialmente as suas operações dando lugar a nova ITA.

Tenha em mente que existe a possibilidade de emitir voos operados pela Alitalia após essa data, até mesmo para o ano que vem, mas analisando todo o risco envolvido, não aconselhamos que você realize essa emissão em específico.

Já para as companhias aéreas parceiras, o cenário é um pouco menos arriscado, visto que após a finalização de sua emissão, a responsabilidade pelo seu transporte é diretamente da empresa escolhida, mas ainda assim, não há certezas absolutas. Aconselhamos que entre em contato com a companhia para tirar todas as dúvidas antes de realizar a sua emissão para voar a partir de dia 15 de outubro.

Lembrando que é possível emitir voos com a GOL, que pode ser uma opção caso você esteja no Brasil. Porém, somente é possível realizar as emissões através do call center da Alitalia.

Vale ressaltar que o Corriere Della Sera afirma que existe a possibilidade de um possível convite aos clientes elite do MilleMiglia para ingressarem no novo programa de fidelidade da ITA, com a aplicação inclusive de um status match. Por enquanto, o que nos resta é aguardar para saber quais serão as “cenas dos próximos capítulos”!

Algum leitor pretende utilizar suas milhas do MilleMiglia? Para emitir a sua passagem, clique aqui.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
10% de desconto em estadias até 31 de janeiro de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.