Desde o dia 30 de abril de 2016 (este final de semana), o programa LATAM Fidelidade iniciou o processo de reformulação do programa com algumas novidades que já postei aqui no site, mas que irei recapitular já que só agora elas entraram em vigor.
O que muda?
- A forma de acúmulo de voos para trechos nacionais e internacionais, que passará a considerar a tarifa paga no caso de voos nacionais e a distância percorrida em voos internacionais.
- A regra de upgrade de categoria do LATAM Fidelidade: a partir de 30 de abril de 2016, será avaliado o que chamamos de ano calendário: de janeiro a dezembro.
- Também será alterada a quantidade de pontos para acesso às categorias superiores.
- O cliente pode acessar os sites TAM e Multiplus com o CPF e uma senha única de acesso.
Acúmulo de Pontos
Vamos saber primeiramente como fica o acúmulo de pontos em voos nacionais. A partir de 30 de abril de 2016, em voos nacionais, os pontos passam a ser calculados de acordo com o valor gasto na passagem. Para cada perfil de tarifa haverá um fator multiplicador conforme demonstrado abaixo.
Caso a passagem seja adquirida em outra moeda que não seja Real, o valor de acúmulo será calculado de acordo com cada dólar gasto conforme tabela abaixo.
Acúmulo de pontos a partir de 30 de abril de 2016 para o cartão LATAM:
Para as categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature (antigas categorias Azul, Vermelho, Vermelho Plus e Black), o resultado do valor da passagem multiplicado pelo fator de cada tarifa será acrescido do bônus da categoria.
Acúmulo de pontos a partir de 30 de abril de 2016 para o cartão Gold:
Acúmulo de pontos a partir de 30 de abril de 2016 para o cartão Platinum:
Outro benefício que será concedido pelo LATAM Fidelidade é o aumento do bônus da categoria Platinum. Os clientes que hoje recebem 75% de bônus passam a ter um adicional de 100% em sua pontuação.
Acúmulo de pontos a partir de 30 de abril de 2016 para o cartão Black:
Acúmulo de pontos a partir de abril de 2016 para o cartão Black Signature:
Cliente LANPASS
O cliente LANPASS que realizar viagens em trechos nacionais dentro do Brasil acumulará Kilometros a cada Real ou Dólar gasto conforme tabela a seguir.
Vamos saber agora como ficará o acúmulo de pontos em voos internacionais.
No caso dos voos internacionais, o acúmulo de pontos considerará a distância percorrida entre a origem e o destino final sendo garantida uma pontuação mínima de 1.300 pontos para América Latina, 5.000 pontos para Estados Unidos e 6.000 pontos para Europa para todas as categorias.
Nesta integração entre o TAM Fidelidade e o LANPASS, o programa passará a contar com diferenciações nas regras dependendo do país de residência do cliente. Note que o que vale é o país de residência e não o local onde o cliente se cadastrou no Fidelidade. Dessa forma, um cliente cadastrado no Brasil e que se mude para o Chile seguirá as regras do Chile que passou a ser o seu país de residência.
Para clientes residentes no Brasil, as tarifas TAM terão as porcentagens de acúmulo da tabela abaixo.
Veja abaixo como ficará o acúmulo de pontos para um cliente Gold em um voo para a Europa.
Porcentagens de Acúmulo para residentes em outros países.
A cia também já me informou que a partir de Julho, os pontos acumulados no programa em voos com companhias aérea parceiras e/ou membros da aliança oneworld também serão calculados com base na distância percorrida em milhas entre a origem e o destino final, além do perfil da tarifa e da companhia aérea escolhida.
Confirmação de upgrade cortesia
A maior novidade para os clientes do LATAM Fidelidade elegíveis ao Upgrade de Cabine Cortesia será a confirmação do benefício antes do voo de forma mais rápida e cômoda. Aqueles que solicitarem o upgrade entre 72 e 12 horas antes da viagem passam a ter confirmação da cortesia 12 horas antes do voo, mantendo a prioridade em relação aos demais clientes.
Este benefício será implementado de forma gradual ao longo do ano e estará disponível em todos os voos TAM e LAN até o fim de 2016.
Upgrade para Cartões Gold e Platinum
Cliente LATAM Fidelidade Platinum (antiga categoria Vermelho) poderá solicitar o UPGRADE CORTESIA DE CABINE de Classe Econômica (elegíveis bundles FLEX e PLUS) para a Premium Economy ou Premium Business, sem custo adicional usando Cupons. Estes clientes terão 6 cupons por ano para poder usar nas rotas LAN e TAM. Já os clientes LATAM Fidelidade GOLD (antiga categoria Azul) terão 2 cupons por ano. Abaixo na tabela você pode conferir a quantidade necessária de cupom por trecho.
Upgrade para Cartões Back e Black Signature
Como cliente LATAM Fidelidade BLACK (antiga categoria Vermelho Plus) e LATAM Fidelidade BLACK SIGNATURE (antiga categoria Black) continuam com upgrade ilimitado de cabine. Além disto, a novidade é que agora você poderá solicitar o UPGRADE CORTESIA DE CABINE para seus acompanhantes (modalidade que vai ser introduzida gradativamente ao longo de 2016), da Classe Econômica para a Premium, sem custo adicional. Para isso, basta seu acompanhante utilizar seus cupons. Cada cliente Black ou Black Signature tem 6 cupons para acompanhantes para serem usados seguindo a mesma tabela já mencionada ali em cima.
Os associados do LATAM Fidelidade e do LATAM Pass que tiverem cupons de upgrade de classe poderão utilizar o benefício tanto em voos TAM quanto LAN, independentemente do programa em que estão cadastrados.
Prazo para crédito de pontos
A partir de 30 de abril de 2016 o prazo para crédito automático de pontos passa a ser de 07 dias úteis a partir da data do voo.
Upgrade de Categoria
O que muda em relação ao upgrade de categoria?
- O programa deixou de considerar os últimos 12 meses e passou a avaliar as viagens feitas durante o ano calendário (janeiro a dezembro).
- As conexões passam a contar como trechos separados.
- A quantidade de pontos para upgrade de categoria é alterada tornando o alcance de uma categoria superior mais acessível.
Período avaliado para upgrade
Hoje, para que o cliente seja promovido a uma categoria superior, são avaliados os voos feitos nos últimos 12 meses, não importando o período de início e fim da contagem, ou seja, um cliente que está na categoria Gold, ao realizar 50 mil pontos de voos durante 06 meses (de setembro a março, por exemplo), passa para a categoria Platinum.
A partir de 30 de abril de 2016, o período avaliado será o ano calendário. Dessa forma, sempre serão contabilizados os voos feitos de janeiro a dezembro.
Trechos de conexão passam a ser contabilizados para upgrade
Hoje os trechos são considerados de sua origem ao seu destino final, dessa forma, caso a viagem tenha uma conexão não é contabilizada adicionalmente para contagem de trechos na análise de upgrade. A partir de abril de 2016 isso muda, fazendo com que seja mais fácil atingir uma categoria superior.
Pontos e quantidades de trechos considerados para mudança de categoria
Além das opções de acúmulo de pontos ou de quantidade de trechos realizados, a partir de abril de 2016, para as categorias Black e Black Signature haverá a possibilidade de ser promovido de categoria com uma quantidade menor de pontos desde que o cliente tenha feito um número mínimo de voos na cabine Premium Business.
Além da mudança acima, o programa terá uma diferenciação de quantidade de pontos e trechos de acordo com o país de residência do cliente.
Vejamos primeiramente as regras para clientes LATAM Fidelidade residentes no Brasil:
Clientes residentes em outros países devem seguir as regras abaixo:
Login e senha únicos para acesso aos sites TAM e Multiplus
O cliente pode acessar os sites TAM e Multiplus com o CPF e uma senha única de acesso. Após o dia 30 de abril, também será possível pontuar já com o CPF no check-in de embarque.
Caso o cliente não tenha unificado sua senha, deve seguir os passos abaixo:
- Acessar www.tam.com.br
- Fazer o login
- Clicar na caixa onde aparece o seu nome
- Clicar em “Alterar sua senha”
- Cadastrar uma nova senha
Os participantes que não possuem CPF receberão um novo número de usuários, com 12 dígitos. Para consultar esse número, o cliente deve acessar o site TAM e clicar em “Esqueci meu usuário”.
Bom pessoal, espero que com esta matéria fique claro as mudanças que o programa sofreu e o que você pode esperar do LATAM Fidelidade.
Tenho recebido inúmeros relatos de pessoas que estavam voando este final de semana em parceiras e os sistemas não estavam identificando o LATAM Fidelidade de ninguém – nem como sendo elite nem como cartão válido – acredito que seja por causa desta nova integração e espero que já tenha sido resolvido.
E vocês, tem tido algum problema com o programa neste período de mudanças?