fbpx

O que são os “sweet spots” e como eles podem te ajudar a viajar melhor gastando menos

Notícias Tutoriais Vídeos

Por Alexandre Zylberstajn

Sempre dedicamos uma boa porcentagem dos posts aqui no Passageiro de Primeira para ajudar você a maximizar o seu acúmulo de pontos. Entretanto, todo esse esforço pode ir por água abaixo se o uso desses pontos ou milhas não for o mais otimizado o possível. E uma das maneiras mais fáceis de ter certeza que você está fazendo a melhor escolha é através dos sweet spots. Hoje vamos explorar o que são os sweet spots, e como eles podem ajudá-lo a viajar mais e melhor, gastando menos!

sweet_spot


Vídeo

No vídeo de hoje vou falar em detalhes sobre os sweet spots e dar alguns exemplos com base nos programas de fidelidade que nós brasileiros temos acesso.

E claro, se preferir e quiser salvar as informações para depois, é só continuar lendo esse post.


O que são sweet spots?

Sweet spot é uma expressão em inglês que, na prática, não possui uma tradução muito certeira para o português, mas poderia ser interpretado para algo como “ponto certo“. No mundo dos programas de fidelidade, a expressão é utilizada para se referir aos melhores resgates por pontos e milhas em cada programa.

Conhecer esses resgates pode infuenciar na maneira como você acumula e gasta as suas milhas e em qual progarama de fidelidade você irá concentrar os seus esforços.


Sweet spots de hotéis

Apesar de a expressão ser usada majoritariamente para se referir a resgates em programas de fidelidade de companhias aéreas, também é possível encontrar sweet spots em programas de fidelidade de redes hoteleiras. O Hilton Honors, World of Hyatt e o All, da Accor, são alguns dos programas mais utilizados para esses tipos de resgates.

Abaixo separei três exemplos de alguns posts que fizemos no passado e que mostram como usar sweet spots de algumas redes hoteleiras para economizar muito nas diárias de hotéis.


Exemplos de sweet spots 

Existem alguns exemplos chave de sweet spots em programas de fidelidade que nós brasileiros podemos utilizar facilmente. Os meus favoritos são:

  • Europa — Esfera + Iberia Plus

Entre todos os parceiros do Esfera, o destaque fica para o Iberia Plus, que é um programa com boas oportunidades de emissão utilizando milhas.

O grande diferencial fica pelo fato das transferências feitas a partir do Esfera ocorrerem sem deságio, ou seja, na proporção de 1:1. Como comparativo, outro programa de fidelidade brasileiro que permite a transferência para o Iberia Plus é a Livelo porém, as transferências por lá ocorrem na proporção de 2:1, ou seja, cada 2 pontos Livelo viram apenas 1 Avios (milhas) no Iberia Plus, o que deixa de ser tão vantajoso.

Vale destacar também que o programa cobra taxas baixas nas emissões, o que deixam os resgates ainda mais atrativos.

Brasil x Espanha | Executiva

A Iberia opera voos diários saindo de Madrid tanto para São Paulo quanto para o Rio de Janeiro. Em ambos os casos, os voos possuem um valor fixo de 42.500 Avios (baixa temporada) o trecho. Nesse caso, para um voo de ida e volta o custo é de 85.000 Avios.

Ou seja, se o Esfera transfere para o Iberia Plus na proporção de 1:1, para se obter esses 85.000 Avios eu preciso ter 85.000 pontos no Esfera. Voce pode acessar um passo a passo de como obter esses pontos clicando aqui.

  • América do Norte — Tap Miles&Go

O programa de fidelidade TAP Miles & Go, da companhia aérea portuguesa TAP, tem uma excelente tabela de emissão para voar em Classe Executiva para a América do Norte. O programa cobra 100 mil milhas por uma passagem de ida e volta entre Brasil e América do Norte, nas emissões com os parceiros da TAP na Star Alliance.

O melhor de tudo é que a maioria dos programas e fidelidade do Brasil transferem para a TAP na proporção 1:1 e, muitas vezes, ainda oferecendo transferências bonificadas superiores a 100%. Isso significa que é possível viajar para qualquer lugar da América do Norte em classe executiva com cerca de 50.000 pontos do cartão de crédito.

Nessa rota, é possível voar com a Air Canada, Avianca Colômbia, Copa Airlines e United Airlines. Dessas companhias, a United costuma ser a melhor opção por oferecer uma classe executiva com assentos flat-bed, e não cobrar taxas de combustível nas emissões com milhas.

  • Destinos Nacionais

Fora os exemplos acima, os programas nacionais são uma ótima opção para emitir destinos domésticos. Tanto o TudoAzul, quanto o LATAM Pass e Smiles costumam oferecer passagens nacionais por valores bem em conta para voar pelo Brasil.

Essa semana, por exemplo, a Smiles ofereceu trechos de volta para destinos nacionais a partir de 2.000 milhas.


Comentário

Apesar de tudo, encontrar um sweet spot em um programa de fidelidade é algo muito pessoal. Cada um pode ter a sua rota preferida que é mais conveniente de ser emitida com companhia aérea A ou B.

Por isso quero saber, qual o seu sweet spot favorito? Me conta aqui nos comentários!

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.