Sempre dedicamos uma boa porcentagem dos posts aqui no Passageiro de Primeira para ajudar você a maximizar o seu acúmulo de pontos. Entretanto, todo esse esforço pode ir por água abaixo se o uso desses pontos ou milhas não for o mais otimizado o possível. E uma das maneiras mais fáceis de ter certeza que você está fazendo a melhor escolha é através dos sweet spots. Hoje vamos explorar o que são os sweet spots, e como eles podem ajudá-lo a viajar mais e melhor, gastando menos!
Vídeo
No vídeo de hoje vou falar em detalhes sobre os sweet spots e dar alguns exemplos com base nos programas de fidelidade que nós brasileiros temos acesso.
E claro, se preferir e quiser salvar as informações para depois, é só continuar lendo esse post.
O que são sweet spots?
Sweet spot é uma expressão em inglês que, na prática, não possui uma tradução muito certeira para o português, mas poderia ser interpretado para algo como “ponto certo“. No mundo dos programas de fidelidade, a expressão é utilizada para se referir aos melhores resgates por pontos e milhas em cada programa.
Conhecer esses resgates pode infuenciar na maneira como você acumula e gasta as suas milhas e em qual progarama de fidelidade você irá concentrar os seus esforços.
Sweet spots de hotéis
Apesar de a expressão ser usada majoritariamente para se referir a resgates em programas de fidelidade de companhias aéreas, também é possível encontrar sweet spots em programas de fidelidade de redes hoteleiras. O Hilton Honors, World of Hyatt e o All, da Accor, são alguns dos programas mais utilizados para esses tipos de resgates.
Abaixo separei três exemplos de alguns posts que fizemos no passado e que mostram como usar sweet spots de algumas redes hoteleiras para economizar muito nas diárias de hotéis.
- Somente hoje! Compre pontos IHG com 50% de desconto e reserve diárias em hotéis a partir de U$25
- 5 noites em um bangalô nas Maldivas por aproximadamente R$5.000
- Reserve um bangalô nas Maldivas com 75% de desconto
Exemplos de sweet spots
Existem alguns exemplos chave de sweet spots em programas de fidelidade que nós brasileiros podemos utilizar facilmente. Os meus favoritos são:
- Europa — Esfera + Iberia Plus
Entre todos os parceiros do Esfera, o destaque fica para o Iberia Plus, que é um programa com boas oportunidades de emissão utilizando milhas.
O grande diferencial fica pelo fato das transferências feitas a partir do Esfera ocorrerem sem deságio, ou seja, na proporção de 1:1. Como comparativo, outro programa de fidelidade brasileiro que permite a transferência para o Iberia Plus é a Livelo porém, as transferências por lá ocorrem na proporção de 2:1, ou seja, cada 2 pontos Livelo viram apenas 1 Avios (milhas) no Iberia Plus, o que deixa de ser tão vantajoso.
Vale destacar também que o programa cobra taxas baixas nas emissões, o que deixam os resgates ainda mais atrativos.
Brasil x Espanha | Executiva
A Iberia opera voos diários saindo de Madrid tanto para São Paulo quanto para o Rio de Janeiro. Em ambos os casos, os voos possuem um valor fixo de 42.500 Avios (baixa temporada) o trecho. Nesse caso, para um voo de ida e volta o custo é de 85.000 Avios.
Ou seja, se o Esfera transfere para o Iberia Plus na proporção de 1:1, para se obter esses 85.000 Avios eu preciso ter 85.000 pontos no Esfera. Voce pode acessar um passo a passo de como obter esses pontos clicando aqui.
- América do Norte — Tap Miles&Go
O programa de fidelidade TAP Miles & Go, da companhia aérea portuguesa TAP, tem uma excelente tabela de emissão para voar em Classe Executiva para a América do Norte. O programa cobra 100 mil milhas por uma passagem de ida e volta entre Brasil e América do Norte, nas emissões com os parceiros da TAP na Star Alliance.
O melhor de tudo é que a maioria dos programas e fidelidade do Brasil transferem para a TAP na proporção 1:1 e, muitas vezes, ainda oferecendo transferências bonificadas superiores a 100%. Isso significa que é possível viajar para qualquer lugar da América do Norte em classe executiva com cerca de 50.000 pontos do cartão de crédito.
Nessa rota, é possível voar com a Air Canada, Avianca Colômbia, Copa Airlines e United Airlines. Dessas companhias, a United costuma ser a melhor opção por oferecer uma classe executiva com assentos flat-bed, e não cobrar taxas de combustível nas emissões com milhas.
- Destinos Nacionais
Fora os exemplos acima, os programas nacionais são uma ótima opção para emitir destinos domésticos. Tanto o TudoAzul, quanto o LATAM Pass e Smiles costumam oferecer passagens nacionais por valores bem em conta para voar pelo Brasil.
Essa semana, por exemplo, a Smiles ofereceu trechos de volta para destinos nacionais a partir de 2.000 milhas.
Comentário
Apesar de tudo, encontrar um sweet spot em um programa de fidelidade é algo muito pessoal. Cada um pode ter a sua rota preferida que é mais conveniente de ser emitida com companhia aérea A ou B.
Por isso quero saber, qual o seu sweet spot favorito? Me conta aqui nos comentários!