Pessoal, quem acompanha o Instagram do Passageiro de Primeira (@passageirodeprimeira) viu que na última sexta feira (07/12) fomos ao novo Centro de Manutenção de Linha (CML) da LATAM no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O CML foi desenvolvido para realizar as manutenções preventivas dos aviões, que acontecem entre cada voo. A nova edificação terá capacidade para atender simultaneamente sete aeronaves de dois corredores (wide body), como os Boeing 777, 767 e 787 e o novo modelo Airbus A350 ou até 19 aviões de um único corredor (narrow body) da família Airbus A320 em um espaço de mais de 65 mil metros quadrados.
O motivo da visita foi para acompanhar in loco a um teste realizado pela companhia no hangar das aeronaves no novo centro.
Teste de Espuma
O teste em questão consistia em preencher com espuma mais de 7 mil metros quadrados com 1,5m de altura em até 3 minutos. O objetivo é conter rapidamente qualquer tipo de possíveis incidentes envolvendo incêndios durante o processo de manutenção das aeronaves no local.
Do lado de fora do hangar fica o tanque com a espuma especial e todo o equipamento que realiza o processo em caso de emergências:
Vejam abaixo como estava hangar de manutenção antes de ser realizado o teste:
E agora como ficou após todo o processo:
Impressionante, não acham?
Vídeo
Filmamos o teste por completo, vamos postar abaixo um vídeo acelerado para vocês terem uma noção de como foi essa experiência:
Após finalizado o teste, fomos informados que demoraria cerca de 15 horas para que a espuma diminuísse seu volume e fosse retirada através de bombas para liberar o hangar novamente.
Vale lembrar que todo o processo foi acompanhado pelo corpo de bombeiros e, uma vez que o teste foi concluído com sucesso, as devidas autorizações de funcionamento por parte deles serão emitidas.
Poder estar presente em um teste desses foi muito interessante, muitas vezes focamos apenas no produto final quando realizamos um voo e não nos damos conta de tudo que está envolvido nos bastidores para que uma aeronave possa decolar com segurança.
O que acharam desse teste? Alguém já tinha acompanhado algo parecido?