A Aena, concessionária responsável pelo Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, realizou um evento nesta quarta-feira (11), para revelar o cronograma das obras de expansão do aeroporto paulistano. Dentre os planos de ampliação, está um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional, além de 20 mil m² dedicados a áreas comerciais. A previsão de conclusão das obras é para 2028.
Melhorias em Congonhas
Durante o evento, foi apresentado o cronograma de todas as fases das obras de expansão e melhorias como um terminal de passageiros, pista de taxiamento, pátio de aeronaves e novos hangares. Confira o que está por vir:
Terminal terá o dobro do tamanho atual
Após a conclusão das obras, a área de embarque e desembarque dobrará de tamanho, alcançando mais de 100 mil m². O projeto inclui a preservação e revitalização dos espaços tombados pelo Patrimônio Histórico, que serão integradas ao novo terminal.
As novas edificações serão destinadas ao embarque, enquanto o terminal atual acomodará o desembarque. Também será implantado um novo conceito comercial, com um mix renovado de lojas, novas salas VIP mais confortáveis e espaços corporativos, como escritórios e salas empresariais.
Novo salão de check-in
O terminal de embarque terá um novo salão de check-in, com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer, com 33 metros de largura e 330 metros de comprimento.
Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. O hangar tombado ganhará novo uso, com 10 portões de embarque remoto. Haverá, ainda, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento para até 17 canais de inspeção.
Nova área de retirada de bagagens
No desembarque, os passageiros também vão ter mais conforto. Será instalado um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão.
Novo pátio de aeronaves
A eficiência operacional também será aprimorada com as obras. Com um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial, haverá aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas, com afastamentos adequados e 100% conforme as normas internacionais, sendo adequados para receber o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10 em todas as posições.
Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, a construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L.
Ampliação em áreas para carros de aplicativos
Para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao terminal, a Aena irá criar uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos. A área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro.
Sustentabilidade
Em termos de sustentabilidade, o Aeroporto de Congonhas contará com uma nova subestação de eletricidade, com mais equipamentos e uso de energia limpa, reduzindo o gasto de combustíveis fósseis. Assim, haverá fornecimento de energia e ar-condicionado para aeronaves nas pontes de embarque, diminuindo emissão de CO2.
Entre outras melhorias, o projeto inclui a implantação de uma nova central de resíduos sólidos, além de utilização de ar-condicionado eficiente no terminal e mais iluminação natural.
Melhorias já realizadas
No primeiro ano de gestão da Aena no Aeroporto de Congonhas, diversas melhorias já foram implementadas. Durante o ano, foi inaugurado um bolsão para motoristas de carros de aplicativo e uma nova área para embarque de passageiros, reduzindo o tempo de espera dos usuários desse sistema.
A Aena já iniciou as obras de ampliação da sala de embarque remoto e de reforma dos banheiros, que deverão ser finalizadas no primeiro trimestre de 2025.
Aliando sustentabilidade e conforto, a Aena adquiriu dez novos ônibus 100% elétricos para o embarque remoto de passageiros. O modelo tem zero emissão de gases e ruídos, com autonomia de 270 km a cada recarga de baterias. Com os veículos sustentáveis, haverá uma redução de 510 toneladas de CO2 por ano.
Entre outras ações já realizadas, estão o reordenamento e ampliação dos raios-X, recapeamento asfáltico nas ruas de acesso ao aeroporto, revitalização das esteiras de bagagem, aumento de pontos de energia no terminal (tomadas), oferta de assentos na sala de embarque, repavimentação das pistas de taxiamento de aeronaves, além da inauguração de novas lojas e restaurantes.
Nova Sala VIP do Bradesco em Congonhas com Fast Pass
Uma das melhorias anunciadas que está próxima de ser entregue é a nova Sala VIP do Bradesco. O espaço contará com mais de 1.000 m² e oferecerá acesso ágil aos portões de embarque com o Fast Pass Bradesco. A previsão de abertura está para o dia 21 de dezembro.
A nova sala VIP Bradesco Lounge em Congonhas será exclusiva para clientes portadores de cartões de crédito elegíveis.
A arquitetura do espaço foi projetada para valorizar o bem-estar com elementos que conectam a natureza, com áreas de descanso, cabines privativas para reuniões e áreas para interação social. A alta gastronomia é outro destaque e o menu completo oferece opções diversificadas para todas as refeições, além de bebidas selecionadas.
Quem poderá acessar o espaço?
A sala estará disponível exclusivamente para os clientes portadores dos cartões de crédito:
- The Centurion® Card;
- Bradesco Visa Aeternum;
- The Platinum Card;
- Bradesco Principal; e
- Elo Diners Club.
Os acessos dão direito a acompanhante e filhos menores de 16 anos.
Para mais informações, acesse esta matéria.
Comentário
Excelente notícia para os passageiros do Aeroporto de Congonhas! Com a expansão do terminal e a inauguração de novas áreas, incluindo novas salas VIP, os viajantes poderão desfrutar de uma experiência de embarque mais confortável e conveniente.
O processo de contratação da construtora responsável pelas obras está na fase final, com previsão de início dos trabalhos entre o final de 2024 e início de 2025 e investimento de mais de R$ 2 bilhões.
O que achou da notícia? Para saber mais, acesse o site da AENA.