A CCR Aeroportos, administradora do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, comunicou na última terça-feira (21) que as obras realizadas no terminal estão oficialmente entregues. Confira mais detalhes na matéria!
Obras no Aeroporto de Foz do Iguaçu
Com um investimento de mais de R$ 390 milhões de reais, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Aeroporto de Foz do Iguaçu agora conta com um terminal de passageiros ampliado em 5 mil m². Além disso, o terminal também recebeu outras melhorias, como por exemplo:
- Nova área de check-in com mais de 30 balcões e esteiras de bagagens automatizadas;
- Nova sala de embarque internacional que conta com pontes de embarque até as aeronaves;
- Sala de embarque doméstico ampliada em 700 m²;
- Três ovos pátios, com capacidade para até 13 aeronaves;
- Adequação das RESAs (áreas de escape na pista) de acordo com a legislação vigente;
- Novo terminal de cargas.
Além das novidades na infraestrutura do terminal, está sendo finalizado também o processo de homologação da extensão da pista de pousos e decolagens, que deve estar apta para operação em abril de 2025. A área da pista passará de 2.194 m² para 2.858 m², sendo a maior da região Sul do Brasil.
Em nota, Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos, falou sobre a importância das reformas realizadas.
“A modernização que fizemos inaugura um novo tempo para o turismo e a economia de Foz do Iguaçu e toda a região do Oeste paranaense. A nova estrutura, tanto no terminal de passageiros quanto na pista de pousos e decolagens, abre um mundo de novas possibilidades de negócios, seja para a atração de voos com aeronaves de maior parte ou instalação de novos serviços no aeroporto”, completa Russo.
Obras foram realizadas com o terminal operante
Em um comunicado oficial, Wander Melo Jr., gerente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, destacou o esforço dos mais de 1 mil funcionários responsáveis pela reforma, uma vez que eles lidaram com o desafio de operar os reparos enquanto o aeroporto mantinha sua operação regular. Um dado que é interessante, é que mesmo com as obras, o terminal registrou mais de 2 milhões de passageiros em 2024.
“Todos aqui se dedicaram e carregam um pouco da história deste aeroporto. Em nenhum momento deixamos de operar pousos e decolagens, mesmo nos períodos mais intensos das obras. Cada equipe se empenhou ao máximo para gerenciar este trabalho, do qual nos orgulhamos muito”, completou Wander Melo Jr.
Agora reformado, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu contará com novas áreas comerciais, incluindo restaurantes, fast-foods, lojas de souvenir e pontos de promoção turística. Além disso, a CCR Aeroportos também confirmou o investimento de mais R$ 20 milhões adicionais para a finalização da extensão da pista de pousos e decolagens.
Comentário
Se não considerarmos os terminais das capitais, o Aeroporto de Foz do Iguaçu é um dos mais movimentados de todo o Brasil! Sendo assim, é muito positivo ver que houveram melhorias realizadas, pois assim os passageiros brasileiros e de outros países podem ter uma experiência mais confortável ao chegar neste que um dos destinos mais cobiçados pelos viajantes.
O que achou da novidade?