fbpx

Obras no Santos Dumont (SDU) e seu impacto nos voos

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

O Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá sua pista principal fechada para obras de manutenção no asfalto a partir de 12 de agosto. A previsão é de que os reparos durem 30 dias, durante os quais o aeroporto continuará operando por meio da sua pista secundária.

O número de pousos e decolagens autorizados por hora será reduzido de 29 para 24, segundo a Infraero.


Se a pista secundária vai continuar com movimentações, qual o problema?

O “problema” é que, se a pista principal do SDU já é um tanto quanto “difícil” de operar e cheia de restrições, a secundária é pior ainda. Nos dias de visibilidade total, a vida segue – desde que com aviões menores ou menos carregados (com menos combustível, por exemplo). No entanto, em caso de mau tempo que reduza a visibilidade da pista, os voos terão que ser alternados para o Galeão.

Se isso acontecer, as cias aéreas são obrigadas a prestar assistência aos passageiros impactados, de acordo com as regras da ANAC.


Impacto na Malha Aérea das Cias Aéreas

Por enquanto só a Latam decidiu alterar seus voos com origem ou destino SDU. A cia anunciou nesta última sexta-feira que operará todos os seus voos de/para o Rio de Janeiro entre 12 de Agosto e 10 de Setembro pelo Galeão (GIG).

Os clientes que já tiverem comprado bilhetes passando pelo aeroporto de Santos Dumont serão contactados pela companhia – e o site da Latam já não vende mais a ponte aérea durante o período afetado. Para os curiosos de plantão, os voos que o site da Latam continua mostrando passando por SDU são os operados pela Passaredo – que possui aviões menores e deve manter seus voos durante as obras.

Ponte aérea indisponível

O site da Latam só exibe voos com escalas entre CGH e SDU durante as obras, devido à operação com a Passaredo

Como o site da Latam não explica o motivo pelo qual seus voos da ponte aérea simplesmente desaparecem da lista de resultados entre 12 de Agosto e 10 de Setembro, achamos interessante retomar o tema da obra (ainda que seja, teoricamente, notícia antiga!).

Já a Gol e a Azul por enquanto continuam com suas operações regulares durante o período das obras na pista.

Gol continua vendendo ponte aérea durante obras

A Gol continua vendendo a ponte aérea no período das obras em SDU


Comunicado LATAM


Arriscar ou não arriscar: eis a questão!

Agora queremos saber sua opinião: você prefere voar para GIG durante esse período ou vai arriscar seguir para SDU e ter que alternar em caso de mau tempo?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.