A Olimpíada de Tóquio 2020 está oficialmente adiada. O primeiro-ministro japonês Abe Shinzo solicitou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a mudança de datas devido à pandemia do novo coronavírus.
Em uma ligação telefônica, Shinzo conversou com o presidente do COI, Thomas Bach, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, o líder da organização dos Jogos, Mori Yoshiro, o ministro dos Jogos Hashimoto Seiko e outros membros importantes do COI. Bach e o primeiro-ministro Abe expressaram suas preocupaçãoes com a pandemia da COVID-19 ao redor do mundo e como ela tem impactado a vida dos atletas que se preparam para os Jogos.
Durante a reunião, os líderes elogiaram o trabalho da organização dos jogos e o progresso do Japão para lutar contra o coronavírus. No entanto, a propagação inesperada do vírus pelo mundo vem deteriorando vários países e vem “se acelerando”, segundo o diretor geral da organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Já são mais de 375.000 casos em todo o mundo e em quase todos os países.
Considerando as atuais circunstâncias, os líderes chegaram à decisão de adiar os Jogos Olímpicos, que seriam realizados em julho de 2020. Os jogos ocorrerão, então, em uma nova data até o verão de 2021 no Japão. A decisão busca prezar pela saúde dos atletas e todos aqueles envolvidos no evento de escala mundial.
Eles acreditam que os Jogos Olímpicos podem servir como um símbolo de esperança para esses tempos turbulentos e a chama olímpica pode se tornar a luz no fim do túnel pelo qual o mundo todo está passando. Portanto, concordaram que a chama olímpica permanecerá no Japão e os jogos manterão o nome Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.
Essa será a quarta vez que os Jogos Olímpicos foram cancelados na era moderna, outros cancelamentos ocorreram em 1916, 1940 e 1944.
Vamos aguardar para ver o posicionamento das companhias aéreas em relação aos passageiros que iriam exclusivamente para o evento.
Confira a nota completa do COI nesse link.