Um problema técnico inesperado transformou o domingo (18) em um verdadeiro teste de paciência para milhares de passageiros que passavam pelo Aeroporto de Orly (ORY), em Paris. Com uma falha nos sistemas da torre de controle, o terminal francês, um dos mais movimentados da Europa, precisou cancelar cerca de 130 voos, afetando operações domésticas e internacionais. Confira!

Foto: AP/Christophe Ena, Arquivo
Pane no Aeroporto de Orly
A Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) da França confirmou que uma pane no sistema de controle aéreo da torre de Orly, registrada no início da tarde de domingo, forçou uma redução significativa das operações. Com isso, aproximadamente 40% dos voos previstos para o dia foram cancelados, metade partidas e metade chegadas. Passageiros enfrentaram longas filas e tentavam se reorganizar às pressas, buscando alternativas por telefone e nos balcões das companhias aéreas.
Segundo uma fonte do setor aéreo ouvida pela AFP, agência francesa de imprensa, o problema teria sido causado por uma pane nos radares, o que explicaria o impacto tão expressivo nas operações.
O impacto, no entanto, não parou por aí. Ainda na noite de domingo, a DGAC recomendou que as companhias aéreas cancelassem 15% dos voos previstos para esta segunda-feira (19), já que o problema técnico persistia. Embora a autoridade tenha afirmado que a situação estava “melhorando”, voos continuaram sendo cancelados ou operando com atraso. As rotas mais afetadas incluíram destinos como Itália, Espanha, Portugal e o sul da França.
Um dos principais terminais da França
O Aeroporto de Orly é o segundo maior da capital francesa, atrás apenas do Charles de Gaulle (CDG). Em 2023, recebeu mais de 33 milhões de passageiros, operando voos domésticos e internacionais, incluindo para países europeus, Brasil e os Estados Unidos.
Sua importância estratégica no tráfego aéreo europeu torna qualquer interrupção em suas operações motivo de grande atenção, como foi o caso dessa falha nos radares.
A Azul opera voos regulares para o aeroporto com partidas de Campinas (VCP). Até o momento, não há registros de atrasos ou cancelamentos no voo que partiu ontem de Viracopos, nem no previsto (AD8700) para decolar hoje do Brasil às 18h30.
Conheça Paris
Paris é sempre uma boa ideia, já diria Audrey Hepburn. A cidade está em nosso imaginário como um lugar onde a delicadeza e a força se combinam; onde o ar carrega perfume, cheiro dos pães recém saídos do forno e romance. Tem sua arquitetura-referência, as molduras mais icônicas de todo Velho Continente, e criou um universo onde a arte é tão importante quanto a história. Ah, e ainda é dona de um dos sorrisos mais marcantes do nosso tempo: a Monalisa.
Na capital francesa, a sensação é de que se está sempre acompanhado de elementos importantes e de lugares especiais, vivendo algo único, mesmo dentro do metrô ou só flanando por aí. Por lá, cada caminho importa; afinal, em uma cidade tão icônica, estar, demorar-se e apreciar já é vivê-la… Aprenda com os franceses “A arte de viver” e simplesmente exista, mas em Paris, descobrindo que, às vezes, os clichês são realmente o que valem a pena.
Para continuar lendo sobre Paris, acesse o conteúdo completo na Travel. ✨
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
Problemas técnicos em grandes aeroportos sempre causam um efeito dominó na malha aérea, e o caso de Orly não foi diferente. Os impactos da pane no aeroporto ainda devem se estender por esta segunda-feira (19).
Por isso, se você vai utilizar o terminal francês, antecipe-se: atualize seu cartão de embarque ou entre em contato com a companhia aérea antes mesmo de sair de casa, para evitar surpresas desagradáveis na viagem. Diante de novas informações, atualizaremos esta matéria.