Já pensou em comemorar o réveillon duas vezes no mesmo dia? Algumas companhias aéreas vão operar hoje (31) “voos que voltam no tempo” – permitindo que o passageiro se despeça de vez de 2020, celebrando o ano novo a bordo e ao chegar no país de destino.
Os voos que iniciam em um dia e voltam no tempo são comuns na aviação. Na maioria dos casos, eles têm origem na Ásia e destino as Américas, cruzando assim a linha internacional de mudança de data, partindo do extremo leste em direção ao extremo oeste do planeta. Ou seja, o voo se inicia em um horário em algum país asiático e, devido às mudanças de hora e data, ele volta no tempo e “pousa antes da decolagem”.
Aproveitando o retorno gradual das atividades, principalmente a do turismo, algumas companhias aéreas se beneficiaram do fuso-horário e acabaram oferecendo aos clientes uma oportunidade de ver a chegada de 2021 duas vezes no mesmo dia.
Companhias que vão operar esses voos
A United tem uma opção para voltar no tempo. Trata-se do voo entre Guam, na Micronésia, e Honolulu, capital do Havaí, operado pelo B777. O voo está previsto para decolar de Guam em torno das 8h da manhã do dia 1º de janeiro de 2021 e pousar no Havaí às 19h20 da véspera do ano novo, 31 de dezembro de 2020
Outra opção é o voo entre Hong Kong e Los Angeles da Cathay Airlines. O voo, operado pelo A350, decola à 00h15 (horário local de Hong Kong) e pousa às 20h40 do dia anterior.
Além das companhias acima, outras empresas também operam voos comemorativos, mas devido às restrições de viagens elas tiveram de suspender as operações nesta virada. A Air New Zealand e a Virgin Australia costumavam fazer voos entre a Nova Zelândia e as Ilhas Cook.
Celebrar duas vezes o fim de um ano pra lá de conturbado não parece uma má ideia, não é mesmo?
Feliz 2021, passageiros!