fbpx

Para onde eu posso viajar? Mapa interativo mostra restrições de viagem mundo afora

Guias Notícias Tutoriais

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, tenho observado que uma das dúvidas que está surgindo com mais frequência no campo de comentários do site é: para onde eu posso viajar? A pandemia da COVID-19 levou cada país a criar sua própria regra de ingresso, quarentena e outras medidas restritivas. No entanto, o mundo já apresenta sinais que está entrando no seu “novo normal” e companhias aéreas de diversos países começaram um processo gradual de retomada de voos. Mas o que era para ser uma boa notícia está trazendo novas incertezas – já que a operabilidade de uma rota não significa, necessariamente, que você está apto a adentrar a fronteira do país de destino.

Foi pensando nisso que a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) criou um mapa interativo com objetivo de mostrar de forma atualizada a situação de restrições de viagem mundo afora.

Nos últimos dias tenho acessado este mapa e cruzado as informações que obtenho lá com fontes oficiais de governos e da mídia em geral. Embora não posso dizer que o mapa seja 100% confiável, ele é quase isso. De longe, é a melhor ferramenta criada para ajudar viajantes nos dias de hoje.


Como Funciona

O funcionamento do mapa interativo da IATA é bem simples. Você seleciona o país que deseja obter informações e o sistema apresentará uma coluna a direita com todos os detalhes. Os países são representados por cores de azul:

  • Azul escuro – país totalmente restrito
  • Azul médio-escuro – país parcialmente restrito
  • Azul claro – não há regulações relacionadas a COVID-19 implementadas

Além disso, a cor cinza significa que a última atualização recebida pela associação está no momento em revisão.


Exemplos

  • Situação de viagem para a Áustria atualizada hoje (04): 

  • Situação de viagem para a Malásia atualizada ontem (03): 

  • Situação de viagem para a França atualizada anteontem (02): 

  • Situação de viagem para os EUA atualizada semana passada (27): 


Comentário

A ferramenta é excelente para quem tem viagem marcada (ou planeja viajar em breve). Vale notar, entretanto, que dada a natureza da rápida evolução do surto do vírus a IATA não garante sua precisão e não tem nenhuma responsabilidade por erros ou omissões.

Em outras palavras, faça seu dever de casa. Utilize o mapa interativo como referência e certifique-se da informação obtida com fontes oficiais do governo do país de destino.

Clique aqui para se redirecionado ao mapa.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.