Durante o lançamento do Verão Maior Paraná 2026, realizado na Ópera de Arame, em Curitiba, o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou que o Estado contará, em breve, com um novo voo internacional direto para a Europa. A oficialização da rota deve acontecer em novembro, após a finalização das negociações com a companhia aérea envolvida.
“Estamos prestes a anunciar um voo internacional saindo do Paraná com destino à Europa. Devemos concluir as tratativas ainda em novembro para comunicar oficialmente à imprensa e à população”, adiantou o governador.
Paraná se consolida como estado que mais cresceu no turismo nacional
Ratinho Junior também destacou que o Paraná vive um momento histórico no turismo, sendo o estado com maior crescimento no setor no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Ele ressaltou que o novo voo reforça o papel estratégico do estado como porta de entrada do turismo sul-americano.
“O Paraná, por dois anos consecutivos, é o estado que mais cresce no turismo no Brasil. Foz do Iguaçu, por exemplo, já é o segundo destino mais procurado por estrangeiros no país, atrás apenas do Rio de Janeiro”, afirmou.
O governador destacou ainda que o programa tem papel fundamental na movimentação econômica e na geração de empregos no litoral, ao mesmo tempo em que fortalece a imagem do Paraná como destino turístico de relevância nacional e internacional.
“Nosso objetivo é gerar emprego, fortalecer o comércio local e mostrar as belezas do nosso litoral e do Paraná. É um projeto que valoriza quem vive e trabalha aqui, e evidencia nosso potencial para o Brasil e para o mundo”, declarou.
Voos internacionais no estado do Paraná
Atualmente, o estado do Paraná possui dois aeroportos internacionais, sendo o Afonso Pena e o Aeroporto de Foz do Iguaçu. Ao longo dos tempos, o Paraná recebe ou já recebeu voos internacionais regulares, mas todos sendo de destinos da América Latina, como Lima, Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, entre outros.
Com a chegada de um voo direto para a Europa, será a primeira vez que o estado vai oferecer uma conexão direta com outro continente de forma regular. O destino, bem como a companhia responsável por operar o voo ainda não foram divulgadas.
Qual seu palpite?