fbpx

Parceria da American Airlines e Etihad pode estar próxima do fim

Notícias

Por Lorenzo Firmino

O OMAAT publicou um artigo tanto quanto entristecedor interessante nessa manhã. Segundo o site, a parceria entre American Airlines e Etihad Airways pode estar próxima do fim – ainda que nenhum anúncio oficial tenha sido feito.


Remoção da Etihad na lista de parceiros da American

A primeira evidência do rumor é a remoção da Etihad Airways da lista de parceiros do AAdvantage para o acúmulo e resgate de milhas (o que, infelizmente, pode não ser uma coincidência).

Etihad, cadê você, minha filha?

Veja a lista de parceiros da American Airlines neste link.


Outros motivos

Para colocar lenha na fogueira, recentemente a American Airlines e a Qatar Airways estreitaram a relação. Anunciaram uma parceria estratégica e estarão operando novas rotas de codeshare. Ambas companhias fazem parte da oneworld. O OMAAT cita que:

  • A American Airlines e a Etihad não estão restabelecendo seus acordos de codeshare – finalizados em 2017;
  • A American Airlines pode lançar voos para Doha;
  • A Qatar Airways pode estar pressionando a American para cortar laços com a Etihad, afim de que ambas fiquem mais próximas. Além disso, há uma disputa entre o Catar e os Emirados Árabes Unidos;
  • A Qatar pode investir na American Airlines.

Disponibilidade

Fiz uma breve busca de voos da Etihad no AAdvantage para os meses de abril/maio/junho e já não encontrei disponibilidade.

  • Nova York x Abu Dhabi
  • Frankfurt x Abu Dhabi
  • Paris x Abu Dhabi

Buscando na Smiles (parceira da Etihad), a disponibilidade permanece como antes. Observe o voo Paris x Abu Dhabi em maio (quando não há disponibilidade no AAdvantage). Encontrei bilhetes em executiva e primeira classe. Ou seja, o problema é mesmo do AAdvantage.


Etihad e United

Há rumores que a Etihad e a United formem uma parceria e até mesmo que a Etihad entre na Star Alliance. A United não tem nenhuma parceira no Oriente Médio e isso pode fazer sentido.


Comentário

Os resgates da Etihad no AAdvantage são considerados um dos melhores do programa (principalmente para voar no The Apartmenta cabine o apartamento de Primeira Classe da companhia árabe). Eu mesmo fiz este resgate para voar em outubro do ano passado e tive uma experiência incrível.

O possível término da parceria entre Etihad e American Airlines inviabilizará o acúmulo de milhas e resgate de passagens da companhia no AAdvantage. O que é muito ruim para membros do programa e portadores dos cartões Santander no Brasil que acumulam pontos por lá com o intuito de voar com a Etihad.

Por outro lado, com a aproximação da American Airlines com a Qatar Airways, há uma grande expectativa que a United faça o mesmo com a Etihad. E se por acaso a Etihad entrar na Star Alliance, o cenário pode ser muito positivo para nós: teremos uma das melhores companhias aéreas do mundo disponíveis no Miles&Go, da TAP, com precificação de resgate por tabela fixa.

Alguém por aí já se imagina emitindo o The Apartment no Miles&Go?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.