fbpx

Parceria Smiles e Air France/KLM continua instável e a disponibilidade inexistente

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Pessoal, em Janeiro eu fiz um post falando sobre a parceria do Smiles e Air France que estava inexistente, pois não aparecia nada em nenhum dia do ano.

Logo depois de um tempo em Março, o Smiles voltou a mostrar disponibilidade para quase todos os dias, onde eu também fiz um post mostrando até 8 executivas por vôo.

Porém esta maravilha não durou nem 1 semana, e novamente as disponibilidades sumiram. Ontem fiz um teste e procurei para todos os dias até Fevereiro 2014 e não achei se quer NENHUMA VAGA, nem em econômica, nem em executiva. É muito estranho não acham?

Eu sinceramente não sei o que está acontecendo, se o Smiles tem cotas com a Air France, ou se o problema é com a Air France mesmo que não está liberado assentos para parceiros.

Vamos novamente aos testes: Fui no ExpertFlyer(ferramente paga que mostra disponibilidade de assento com pontos nas cias aereas) e procurei um dia qualquer disponibilidade de São Paulo para Paris.

Vejam que há 8 lugares na ida (4 em cada vôo) e 9 lugares na volta em executiva com milhas.

expertflyer_airfrance

Agora fui no site da Air France para confirmar disponibilidade, e veja que também aparece no dia 09/09: (as datas em verde são as com pontos)

flyingblue_ida

E na volta a mesma coisa, várias datas disponíveis.

flyingblue_volta

E agora quando vamos checar no site do Smiles, adivinham:

smiles_airfrance

Muitas vezes quando eu faço busca, aparecia este seguinte aviso:

smiles_aviso

O que me faz pensar que as vezes os servidores não estão comunicando, ou sei lá o que. Entrei em contato com a Central Smiles e a resposta é sempre a mesma “Sr a disponibilidade varia conforme a companhia aérea”, o que pra mim não vale como explicação.

Mostrei a reportagem pra eles do blog no Twitter e a resposta foi bem convincente, né?

resposta_gol

E para comprovar finalmente que há um problema: Fiz uma pesquisa com a Delta que é parceira da Air France para me certificar que a disponibilidade é visivel para outros parceiros e não somente para os membros do Flying Blue, e pra minha surpresa, os assentos também aparecem no site da Delta, para a mesma data, na mesma classe.

delta_air_france

Realmente esta situação me revolta, pois se tem 09 lugares disponíveis em um vôo, e a Air France, ou o Smiles (seja lá de quem for a culpa) não libera para emissão com milhas, é lamentável!

Daí eu penso, para que ter uma parceria se ela é inexistente? Estão vendendo um serviço que não estão entregando. Limite de disponibilidade isto eu concordo e está nas regras, mas disponibilidade INEXISTENTE durante o ano inteiro, é MUITO suspeito.

Aposto que tem muita gente aqui passando pela mesma situação. Qual a opinião de vocês?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.