Os parques de diversão do Japão estão reabrindo gradativamente e em breve será possível se divertir nas incríveis atrações radicais do país. Mas, calma, sem gritos, ok?
O país suspendeu o estado de emergência nesta última semana e com isso um grupo de grandes operadores de parques temáticos está voltando ao funcionamento e introduzindo um conjunto de diretrizes sobre como garantir a segurança de visitantes e funcionários.
Muitos medidas são esperadas, como a checagem regular da temperatura corporal dos visitantes, distanciamento social e o uso de máscaras. Mas algumas medidas provavelmente pegarão visitantes de surpresa. Há a sugestão de que os parques temáticos incentivem os visitantes a preferirem atrações ao ar livre, incluindo montanhas-russas, mas devem evitar gritos ou aplausos – uma pedida difícil, dada a natureza das atrações..
As diretrizes dizem também que, se for difícil para algum colaborador usar máscara devido à natureza do seu trabalho (como artistas funcionários de casas mal-assombrada, por ex.) eles deverão manter pelo menos um metro de distância dos visitantes.
O atendimento ao cliente também pode ser comprometido, pois segundo as diretrizes, conversas deverão ser mantidas o mais curta possível. “Como um novo estilo de atendimento ao cliente, mesmo quando você está usando uma máscara, você pode usar uma combinação de ‘olhos sorridentes’ e gestos com as mãos para se comunicar com os visitantes”, diz uma das sugestões.
As diretrizes foram emitidas pelas Associações de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão, que são compostas por mais de 30 grandes operadores de parques de diversões no país, incluindo a Oriental Land Company (operadora da Tokyo Disneyland e DisneySea) e a Universal Studios Japan.
Além das diretrizes publicadas, alguns parques de diversões implementaram suas próprias regras. O Fuji-Q Highland, um parque temático próximo ao Monte Fuji, famoso por sua experiência de casas mal-assombradas, está apenas abrindo suas atrações ao ar livre e permitindo a entrada de visitantes que vivem nas cidades de Yamanashi, Nagano, Niigata e Shizuoka.
Os principais parques temáticos do Japão foram fechados desde fevereiro para combater a propagação da COVID-19. Embora alguns parques temáticos japoneses estejam começando a receber visitantes novamente, a Disneyland e a Universal ainda não anunciaram datas de reabertura.
O que você acha da nova regra? Dá para conter os gritos nas montanhas russas?