fbpx

Passageiros da LATAM agora podem despachar bagagens por conta própria em aeroportos nacionais

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A LATAM começou nesta terça-feira (29) a implementação do serviço de autoatendimento para despacho de bagagens em voos nacionais e internacionais. Com a novidade, a companhia estima reduzir o tempo de despacho de bagagem de aproximadamente 82 segundos a uma média de 40 segundos por passageiro.

O primeiro aeroporto brasileiro a receber os equipamentos foi Brasília e a empresa projeta ampliar os serviços em outros aeroportos já nos próximos meses, entre eles Guarulhos e Galeão.


Como funciona o autoatendimento?

  1. Para mais autonomia e rapidez no aeroporto, faça o check-in com antecedência no site ou no app LATAM e tenha seu cartão de embarque em mãos.
  2. No aeroporto, procure por uma máquina que faz etiquetas para bagagens, imprima a etiqueta e coloque-a na alça da mala;
  3. Feito isso, procure a área de “Entrega de Bagagem Etiquetada”. Leve somente as bagagens que o seu bilhete permite, já que unidades extras não são aceitas nesta fila na hora de despachar;
  4. Para despachar, posicione o cartão de embarque no scanner ao lado da esteira e coloque a mala de maior peso sobre ela. Em seguida, aguarde até que a máquina indique o momento certo para a leitura do código de barras que está na etiqueta da bagagem.
  5. Quando a mala começar a se mover pela esteira, significa que já é hora de partir para a viagem.

A tecnologia também reconhece se o passageiro já possui o serviço de despacho de bagagem incluso na tarifa ou já adquirido previamente. Mesmo com o despacho de bagagem feita pelo cliente, a LATAM vai continuar dispondo de balcões para despacho da mala e a contratação de serviços adicionais, bem como espaços de atendimento exclusivos para clientes prioritários.

Com a novidade, a LATAM espera agilizar o embarque de passageiros em voos com a companhia. Rafael Walker, diretor de aeroportos da LATAM, disse que “a nova tecnologia visa diminuir o tempo de atendimento no despacho de bagagem em até 50%. Até o fim do próximo ano projetamos estar com mais de 10 aeroportos nacionais já operando com a novidade”, completou.


Aeroportos que já possuem a tecnologia

Até o momento, três aeroportos estão operando com o serviço da LATAM. São eles Londres (Heathrow), Quito (UIO) e Brasília (BSB). O próximo a receber a tecnologia é o aeroporto de Guarulhos, que, assim como Brasília, terá o serviço disponível para voos nacionais e internacionais, com exceção dos voos para os Estados Unidos. Além disso, a companhia já disse que vai implementar a novidade em mais dois terminais aéreos até o fim do ano: Rio de Janeiro (GIG) e Bogotá (BOG).


Gosta da opção do autoatendimento para despachar sua mala? Algum passageiro passando pelo aeroporto de Brasília vai testar a novidade?

Para mais informações acesse o site da LATAM.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.