fbpx

Perguntas e respostas sobre a nova marca da LAN e TAM

Notícias

Por Fábio Vilela

Para quem tem dúvidas sobre o anúncio e criação da nova marca da LAN e TAM segue abaixo algumas respostas sobre os questionamentos mais comuns.

Screen Shot 2015-08-06 at 09.58.29

1. Por que vocês decidiram mudar os nomes LAN e TAM, levando em conta a reputação que cada uma tem nos países onde atuam?

Juntos, somos mais fortes. O Grupo LATAM deu origem a uma associação única na indústria, com presença em 7 mercados da América Latina, sendo que as empresas do Grupo são as líderes na maioria desses países. A marca única nos ajudará na consolidação como o grupo de companhias aéreas mais importante da região para o mundo, unificando duas identidades e criando uma mais forte, com uma essência puramente latino-americana.

2. Por que não optar por LAN ou TAM como marca única, assim como fizeram outras companhias aéreas que passaram por um processo de associação?

A decisão de criar uma nova marca é um marco histórico no setor da aviação, já que somos o primeiro grupo de companhias aéreas a fazer isso. No nosso caso, contávamos com duas marcas muito fortes na região e com uma história e visão em comum, por isso seria melhor somá-las e criar uma marca ainda mais forte, incorporando como ponto de partida os atributos e vantagens mais valorizados de cada uma, assim como suas trajetórias de 86 e 39 anos de operação, respectivamente.

3. Quando LAN e TAM passam a se chamar LATAM?

A LAN e a TAM anunciam hoje que adotarão uma nova marca única, mas esse processo será gradual. No momento, ambas as marcas continuarão operando separadamente.Enquanto Grupo, já estamos trabalhando para modificar nossa imagem corporativa (em um prazo total de aproximadamente 3 anos), que será observada em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web, uniformes, etc. As primeiras mudanças serão visíveis a partir do primeiro semestre de 2016.

4. Por que demoraram tanto para definir a marca após a associação?

Não podemos realizar a associação e migrar imediatamente para uma marca única. Existe um período de conhecimento mútuo, respeito e cuidado com o legado das companhias. Devemos começar de dentro para fora, criando uma cultura única nos funcionários e sendo consistentes com o que queremos projetar externamente. Ao longo destes três anos de trabalho em conjunto, focamos nossos esforços em padronizar as diferentes áreas de trabalho e em tornar as operações mais eficientes, ao mesmo tempo em que oferecemos um serviço unificado de maior qualidade para nossos clientes.

5. Quais são as principais vantagens de ter escolhido uma marca ao invés de manter a definição atual?

Enquanto companhia, com uma marca única nós geramos mais eficiência no médio e longo prazo; do contrário, continuaríamos investindo em duas marcas em todo o mundo. Para o passageiro, é confuso entender que as companhias do Grupo oferecem o mesmo serviço. Além disso, internamente nós precisávamos consolidar uma cultura única com a qual nossos colaboradores se identificassem, onde existisse uma consistência entre ambas as companhias, independentemente da origem.

6. Quais são os avanços que os passageiros já podem perceber?

Três anos após a associação, somos um grupo quase totalmente integrado. Estamos próximos de adotar uma marca única, processo pelo qual temos trabalhado durante todo este período. Alguns exemplos do que já se encontra padronizado, em linha com o lançamento de uma marca única, são:

Frota: além da renovação constante da frota de aeronaves, incorporando os aviões mais modernos do mundo, agora seguimos os mesmos padrões de segurança e qualidade dentro do Grupo LATAM. Além disso, igualou-se o serviço (Premium Business, Premium Economy, Economy) para oferecer uma experiência de viagem única, independentemente da companhia do Grupo em que o passageiro viaje.

  • Interior da aeronave: renovamos e unificamos o design interior das cabines dos aviões do Grupo LATAM, oferecendo uma melhor experiência de viagem aos nossos passageiros, com uma nova aparência e em linha com a nova marca.
  • Rede de destinos: facilidade para os passageiros se conectarem a toda a malha aérea.
  • Uma única aliança de companhias aéreas: oneworld.
  • VIP Lounges LATAM: nos últimos 2 anos, o Grupo LATAM inaugurou quatro VIP Lounges nas cidades de São Paulo, Santiago, Buenos Aires e Bogotá.

Projetos tecnológicos para ambas companhias aéreas, como:

  • Aplicativo das companhias do Grupo LATAM, para oferecer maior autonomia e mais informações aos nossos passageiros.
  • LAN e TAM Entertainment, para ter acesso a todo o entretenimento a bordo nos dispositivos móveis em voos de curta duração. Este sistema já foi implementado em países como Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e agora esperamos concluir a instalação nas aeronaves do Chile

    e do Brasil, encerrando o primeiro trimestre de 2016 com uma frota total de 227 aeronaves.

  • Tablets para tripulantes técnicos e de bordo, para oferecer um serviço mais personalizado aos passageiros.
  • Gastronomia a bordo e carta de vinhos única.
  • Serviço de entretenimento de bordo único, com o mesmo conteúdo.
  • Canais de venda únicos, entre outros.

7. Com uma única marca, quais projetos serão desenvolvidos para os passageiros?

Estamos construindo uma nova experiência para nossos clientes. Temos uma agenda intensa de projetos inovadores que impactarão positivamente a experiência de viagem dos nossos passageiros e dos nossos funcionários. Queremos que nossos clientes nos escolham e tenham a melhor experiência antes, durante e depois do voo.

Os planos para nossos passageiros incluem mais facilidades para realizar conexões, balcões unificados no aeroporto, maior comodidade ao voar, melhor serviço, entretenimento de bordo disponível em todas as nossas aeronaves, assim como aplicativos mobile que permitirão aos passageiros acessar as informações de seus voos em seus dispositivos móveis, com autonomia para realizar alterações. São funcionalidades do nosso aplicativo:

  • Acesso a check-in único para voos LAN e TAM, com os melhores programas de fidelidade.
  • Realizar alterações e devoluções em tempo real e em poucos passos (alterações de voo, data, rota), utilizando nosso aplicativo ou acessando nosso site.
  • Alertas sobre o status do voo: nossos passageiros receberão informações em tempo real sobre o status de seu voo e alertas sobre qualquer alteração em sua experiência de viagem (mudança de portão de embarque, atrasos de decolagem, etc.).
  • Fazer reclamações, visualizar o status das queixas e acessar um chat ao vivo para receber suporte imediato pelo celular.
  • Rastrear a localização de sua bagagem.

8. Quando veremos as aeronaves pintadas com a nova imagem da LATAM?

As mudanças serão graduais e podem começar a ser vistas a partir de primeiro semestre de 2016, com a implementação de uma nova imagem nos espaços físicos, aeronaves, uniformes, escritórios comerciais, páginas da web, entre outros. Todo o processo que envolve esta mudança poderá durar até três anos.

9. As afiliadas da LAN passarão a se chamar LATAM Chile, LATAM Brasil, LATAM Peru, etc., seguindo o mesmo modelo da LAN? Ou todas se chamarão LATAM?

Todas as afiliadas adotarão a marca única LATAM. As razões sociais de cada companhia serão mantidas, mas todas operarão sob uma marca única.

10. O que vai acontecer com os programas LANPASS e TAM FIDELIDADE?

Durante o processo de transição de marca, ambos os programas de fidelidade permanecerão separados, como estão atualmente.

11. Haverá novos benefícios nos programas de fidelidade da LAN e da TAM?

Estamos avançando na harmonização da maior quantidade de benefícios com as companhias aéreas. Qualquer alteração nos termos e condições dos programas será informada oportunamente.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.