A Visa divulgou que o Brasil é o primeiro no ranking de países que utilizam aplicativos digitais para o envio e recebimento de remessas. Os dados foram capturados através de seu relatório anual chamado “O Dinheiro Viaja: Adoção de Remessas Digitais 2024”.
O relatório é resultado de uma pesquisa que abrange 20 países e quase 45.000 pessoas que enviam e recebem remessas. Além disso, apesar de a maioria dos mercados pesquisados ter usado remessas em dezembro de 2022 provavelmente devido aos efeitos da inflação global, os remetentes brasileiros continuam otimistas em relação a planos de remessas.
Detalhes da pesquisa
O estudo examina como os consumidores enviam dinheiro para o exterior, analisando as taxas, os métodos e os motivos para enviar e receber esses pagamentos vitais. Veja alguns dos principais destaques entre remetentes e beneficiários de remessas no Brasil:
- A frequência de uso de remessas internacionais no Brasil é alta, tanto para envio quanto para recebimento, já que três quartos costumam enviar e receber fundos (75% e 78% respectivamente) uma vez por ano.
- A forma mais popular de envio e recebimento de fundos entre o Brasil e outro país são os métodos digitais. Cerca de metade (51%) dos usuários de aplicativos digitais enviaram fundos no último ano, enquanto 55% os usaram com mais frequência para receber fundos nesse mesmo período.
- Os pagamentos digitais são considerados o método de pagamento mais rápido entre os brasileiros que enviam e recebem fundos – 62% e 44%, respectivamente.
- As pessoas que utilizam remessas acreditam que as transferências digitais não só facilitarão o envio/recebimento de fundos internacionalmente mas também garantirão transferências de fundos seguras, confidenciais e rápidas.
- Os aplicativos digitais são considerados os métodos de pagamento mais seguros (61%)entre os brasileiros que enviam e recebem remessas.
- Quando questionados sobre os principais motivos para o uso, os utilizadores de remessas citam suas próprias contas/investimentos como a principal razão para enviar ou receber fundos internacionalmente (37% e 34%). Uma necessidade inesperada (26%) e remessas regulares (14%) também são motivos importantes para o envio de fundos.
- Quase metade (45%) das pessoas que utilizam remessas enviaram R$ 1.500,00 ou mais para outro país em 2023. Metade dos brasileiros que usam remessas enviaram dinheiro para os EUA no último ano. Quase três quartos (72%) planejam enviar no mínimo R$ 1.500,00.
- Por mais que o envio de fundos deva permanecer estável no Brasil, a expectativa é que o recebimento aumente nos próximos 12 meses.
E você? Opta por utilizar apps para enviar e receber remessas?
Para saber mais sobre a pesquisa da Visa, clique aqui.