fbpx

Piloto deixa cockpit durante pouso após sofrer crise de ansiedade

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Um co-piloto da easyJet deixou o cockpit da aeronave após sofrer uma crise de ansiedade. O voo, que ligava Londres, na Inglaterra, à Glasgow, na Escócia, teve o pouso operado apenas pelo comandante. Ao aterrissar em terra firme, o co-piloto recebeu os cuidados necessários e o Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB) alegou como o fator de desconforto do tripulante, o susto sofrido em voo anterior.

Um dia antes do acontecimento, o co-piloto estava em rota para Maiorca, na Espanha. Devido ao forte vento, o comandante foi obrigado a arremeter a aeronave, assuntando o co-piloto – que nunca havia passado por situação semelhante, conforme dito pela AAIB.

O susto foi tão forte, que ele mal conseguiu dormir à noite, tendo pouco mais de quatro horas de sono. No dia seguinte, durante o voo em que ocorreu a crise de ansiedade, o co-piloto não parava de pensar no ocorrido na operação anterior quando chegou o momento do pouso. Bastou uma simples frase dita pelo comandante para que ele entrasse em pânico.

Ao se aproximar do aeroporto de Glasgow, a possibilidade de uma “variação da corrente do vento” foi mencionada pelo comandante. Esse fato foi o suficiente para deixar o profissional ainda mais desconfortável, fazendo com que ele precisasse abandonar o cockpit. O comandante, por sua vez, não insistiu e deixou que o seu companheiro se retirasse – avisando a Torre de Controle que estava operando o voo sozinho.

Mesmo com o ocorrido, o Airbus A319-111 da easyJet, que comportava 148 passageiros e seis tripulantes, conseguiu chegar à terra firme em segurança. Ao perguntado sobre o acontecido, a própria companhia aérea informou que conta com um programa de apoio psicológico aos integrantes da empresa.

O co-piloto teve que passar por acompanhamento com médico particular – além do programa fornecido pela companhia – para só assim ser declarado apto para voltar ao trabalho alguns meses depois.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.