A Polícia Federal começou, neste mês, a emitir passaporte de emergência no Posto de Expedição de Passaportes, localizado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O documento é emitido somente em casos de emergência comprovados e tem duração de um ano.
Como solicitar o documento
Para solicitar o passaporte de emergência, é preciso comprovar a necessidade imediata de viagem a um pais que reconheça internacionalmente a validade do documento expedido.
Além disso, para que a situação individual se enquadre como emergencial, a necessidade de viagem deve ter um prazo inferior ao de entrega do passaporte comum por motivos de:
- Saúde do solicitante, do seu cônjuge ou de parente até o segundo grau;
- Proteção do patrimônio;
- Necessidade imprevista de trabalho;
- Ajuda humanitária;
- Interesse da administração pública;
- Catástrofes naturais;
- Conflitos armados;
- Outra situação emergencial grave cuja causa não pode ser prevista ou evitada.
Processo de expedição
Ao solicitar o passaporte de emergência, é necessário apresentar os documentos que comprovem a situação, além de se submeter aos mesmos procedimentos de emissão de um passaporte comum, como a conferência e a coleta das informações biográficas ou de dados biométricos.
O documento leva até 24h para ser expedido após a confirmação dos dados, respeitando os dias e o horário de funcionamento do posto.
Comentário
É uma boa notícia para os passageiros saindo de Confins com viagens internacionais que precisam emitir um passaporte de emergência.
Alguém aqui já teve que solicitar um passaporte de emergência? Diga como foram os procedimentos nos comentários.