fbpx

Portugal vai aceitar a CNH brasileira como documento válido para dirigir

Notícias

Por Igor Tonetti

Portugal vai começar a aceitar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira (CNH) como documento válido para residentes dirigirem. A decisão foi tomada pelo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, na última quarta-feira (6), e começará a valer assim que publicada no Diário da República.

Portugal Lisboa

Anteriormente, para poder dirigir em Portugal era necessário fazer a troca da habilitação brasileira pela portuguesa. O prazo para a troca de habilitação era de 90 dias, e durante esses três meses era possível dirigir com a CNH brasileira. Passado este prazo, os brasileiros tinham até dois anos para fazer a requisição de troca para a carteira válida em Portugal, mas não mais tinham autorização para dirigir.

Para ter acesso à habilitação portuguesa era preciso desembolsar aproximadamente 30 euros (R$209,43) e fazer uma avaliação médica – em algumas situações também era solicitado o teste psicotécnico. Depois de dois anos, era necessário fazer a renovação da maneira tradicional, que obrigava a novo exame de condução.

Agora, os motoristas podem usar a CNH emitida no país de origem até o fim da validade. Depois disso, precisarão fazer a mudança para a versão portuguesa.


Como funciona para turistas

Apesar de ser uma mudança significativa para brasileiros que residem em Portugal, a medida não altera a documentação de turistas – brasileiros em viagem a Portugal por até 185 dias podem dirigir normalmente com a CNH emitida aqui.


Comentário

Além de nós, a medida se expande para motoristas dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e também aqueles da Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.

Até então, apenas os cidadãos de União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Liechtenstein podiam viver em Portugal e dirigir com o documento emitido no país de origem.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.