Posicionamento oficial da ABEAR sobre o tamanho da bagagem de mão

Notícias

Por Fábio Vilela

Pessoal, hoje mais cedo fizemos um post sobre a diferença nas medidas adotadas pela ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aérea e pela IATAInternational Air Transport Association.

A ABEAR se posicionou e vamos reproduzir na íntegra o comunicado:

“A IATA recomenda que a bagagem de mão deve ter medidas de até no MÁXIMO de 55x45x25, incluindo rodinhas, alças e bolsos laterais. Reforça, ainda, que a franquia de bagagem de mão pode variar de acordo com a empresa aérea, classe de cabine e até mesmo tamanho da aeronave.
https://www.iata.org/whatwedo/ops-infra/baggage/Pages/check-bag.aspx

Assim, as medidas (55cm de altura x 35cm de largura x 25cm de profundidade) e quantidade de volumes foram definidas pelas empresas companhias brasileiras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM) em conjunto, para melhor conforto e segurança do cliente.

Importante destacar, ainda, que a regra não é da ABEAR e sim segue o que está na resolução ANAC nº 400/2016, que determina que a bagagem de mão pode ter franquia de 10kg por passageiro de acordo com as dimensões e a quantidade de peças definidas no contrato de transporte. Caso o passageiro ultrapasse esse limite será necessário despachar os seus pertences podendo pagar uma taxa por isso, caso a companhia aérea cobre por esse tipo de serviço.

IATA, Airbus e Boeing, até tentaram ter como padrão, em 2015, a medida de bagagem de mão 55x35x20, pois acomodaria de melhor forma as malas nas famílias de aviões mais vendidos no mundo (B-737 e A-320). Mas não recomendam mais tal medida como padrão, conforme link a seguir https://www.iata.org/pressroom/pr/Pages/2015-06-17-01.aspx.”


ERRAMOS?

Bom, o ponto principal do comunicado enviado é que a IATA recomenda que a bagagem tenha no máximo tais medidas (56 centímetros de altura x 45 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade) portanto, as medidas utilizadas pela empresas brasileiras (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura x 25 centímetros de profundidade) estão dentro do padrão IATA sim – diferente do título do nosso post.

Realmente não está fora do padrão IATA, porém, ainda sim, segue sendo uma medida muito peculiar perante às outras cias aéreas internacionais e as grandes fabricantes de bagagens mundiais que já produzem as malas no padrão maior permitido – o que dificulta e complica o trajeto de qualquer passageiro proveniente de um voo internacional e que precise conectar em um doméstico (e vice-versa), ou até mesmo clientes como eu, que já tem a bagagem de mão comprada nas medidas mais usadas mundo à fora.

Queríamos agradecer a ABEAR por retificar a informação publicada aqui e aproveitar para deixar o canal sempre aberto para que eles se posicionem!

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Ganhe até R$100 de cashback após primeira compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.