A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou nesta terça-feira (8) um projeto de decreto legislativo com foco na “política de céus abertos” entre Brasil e Finlândia. Se aprovado pelo Plenário, poderemos ter uma flexibilização de regras e ampliação da possibilidade de voos comerciais entre os países. Saiba mais!
Acordo entre Brasil e Finlândia
Denominado Acordo de Serviços Aéreos, o tratado estabelece regras para a exploração do serviço, com foco na chamada “política de céus abertos”. Esse contexto flexibiliza as regras para voos comerciais, possibilitando que as companhias aéreas de ambos os países voem entre si com maior liberdade.
O acordo busca promover um sistema de aviação internacional baseado na competição entre as companhias aéreas no mercado, com o mínimo de interferência e regulamentação governamental. Além disso, propiciará um ambiente favorável para reforçar não apenas os laços de amizade entre as partes, mas também a cooperação nas áreas de comércio, investimentos e turismo.
Comentário
Se o acordo também for aprovado pelo Plenário, companhias aéreas de ambos os países passam a ter liberdade para operar voos regulares, sem limite de frequências ou aeronaves, abrindo oportunidade para negociações. Mas vale observar que a execução dependerá da demanda turística e viabilidade econômica da rota.
Você teria interesse em voar diretamente para a Finlândia? Nos conte nos comentários.
Com informações da Agência Senado.