Possível integração da Smiles com a LifeMiles vai permitir combinar milhas entre os programas

Notícias

Por Raimundo Junior

Segundo informações publicadas pelo site Melhores Destinos, a partir de agora, os clientes da Smiles, programa de Fidelidade da GOL, e da LifeMiles, da Avianca Colômbia, poderão vincular suas contas e movimentar as milhas entre os dois programas aéreos. Nesta matéria, você confere os maiores detalhes.


Novidade entre Smiles e LifeMiles

Embora ainda não existe qualquer referência no site da GOL, tampouco tenham sido divulgadas informações sobre esse novo passo na parceria, o site da LifeMiles “deu o spoiler”, passando a mostrar a possibilidade de vincular online as contas dos programas. Inclusive, já está disponibilizada a ferramenta a ser utilizada para vinculação das contas e a plataforma de transferência para a Smiles já está visível no site do LifeMiles.

Pela informação mostrada acima, não será necessário sequer criar nova vinculação através da conta Smiles, pois elas já estão integradas.


Comunicado do Grupo GOL Smiles

Para obter mais informações sobre a novidade, entramos em contato com o Grupo GOL Smiles, o qual optou por não se pronunciar neste momento. Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“Quanto à sua solicitação, gostaríamos de informar que o Grupo GOL Smiles optou por não se pronunciar neste momento. Agradecemos a compreensão. Estamos à disposição para atender a outras solicitações ou necessidades do veículo.”


Fusão GOL-Avianca – Holding Abra

Conforme mostramos aqui no Passageiro de Primeira em maio do ano passado, os acionistas de Avianca e Gol anunciaram que iriam criar uma holding para controlar as duas companhias aéreas, dando origem, assim, ao Grupo Abra. Dentre os objetivos expressos naquele comunicado, estaria a otimização de custos de operação, além do fortalecimento e integração dos programas de fidelidade das companhias.

Essa vinculação de contas e possibilidade de transferência de milhas entre elas, portanto, parece vir concretizar o objetivo de integração dos programas de fidelidade, fortalecendo-os.


Limites e fator de conversão

Os Termos e Condições relativos à integração, constantes do site do LifeMiles, mostram que, para a conversão de milhas Smiles em LifeMiles, os limites vão do mínimo de 1.000 ao máximo de 1.000.000 de milhas Smiles. O caminho inverso, ou seja, conversão de LifeMiles em milhas Smiles, não tem indicação de limite, mas o exemplo mostrado no site aponta uma operação de 500 LM, o que nos faz supor que esse seja o limite mínimo a ser enviado do programa colombiano para o brasileiro.

Já quanto à taxa de conversão, a página da integração mostra que a paridade de transferência para a Smiles seria de 1:3, ou seja, serão geradas 1.500 milhas Smiles para cada 500 LifeMiles transferidas. Não informa, por outro lado, qual seria a taxa de conversão no sentido inverso.

Para obter mais informações, como data de início efetivo, modo de transferência e taxa de conversão], liguei na noite de 20 de dezembro para a Smiles. A atendente Luciana, todavia, informou que a equipe ainda não recebeu qualquer informação oficial sobre a data de início efetivo da integração, tampouco sobre a taxa de conversão que será aplicada.

Considerando que o mínimo de milhas LifeMiles mostrando no site colombiano é de 500 milhas e que a regra da integração aponta um mínimo de transferência da Smiles de 1.000 milhas, é possível que a taxa de conversão seja de 2:1. Já a taxa de conversão de LifeMiles em Smiles, de 500 para 1.500, pode significar que o inverso seria 3:1. A primeira hipótese seria excelente!


Qualificação para cliente elite no LifeMiles

Outro fator que poderá ser excepcional – a depender da taxa de conversão – nessa combinação de contas é que o LifeMiles, desde o início deste ano de 2023, passou a contar todas as formas de acúmulo de milhas, inclusive de transferências, para qualificação status no programa.

Para as transferências, a taxa de conversão é de 20:1, o que indica que aqueles que transferirem a partir de 800.000 milhas Smiles podem gerar milhas suficientes para se qualificar para o top-tier do programa colombiano. Mas tem um fator: deve-se atentar para o fato de que é necessário acumular milhas qualificadas em voos com a Avianca, o que pode dificultar a atingir os status mais elevados.

Vale lembrar que, com a integração das empresas e unificação do controle pelo Grupo Abra, não seria impossível imaginar que a regra que impede a contagem da qualificação especial com voos GOL seja revogada. De todo modo, é fato que a contagem de pontos qualificados “gerais” pela transferência de milhas Smiles pode facilitar a conquista dos níveis mais altos do programa, mesmo que seja necessário voar exclusivamente Avianca.


Comentário

A possibilidade de combinar os saldos de LifeMiles e Smiles, à primeira vista, parece uma excelente novidade. No entanto, conforme sinalizamos neste texto, o Grupo GOL Smiles optou por não se pronunciar neste momento, o que não traz certa imprevisibilidade da parceria.

Vamos aguardar o anúncio oficial, além da divulgação da taxa de conversão que será utilizada, para concluirmos se essa será uma das melhores notícias desse final de ano ou apenas um alarme falso! Façam as suas apostas!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.