fbpx

Prazer, Dr. Aeroporto!

Notícias

Por Rafael Castro

Faaaala Passageiros de Primeira, tudo bem com vocês? Eu sou o Rafael Castro, mas vocês podem me chamar de Dr. Aeroporto. Eu sou o criador do Blog e Instagram Papo de Aeroporto e não estou me contendo de tanta felicidade ao me apresentar a vocês hoje aqui no PP!

Mas como eu vim parar aqui??? Para entender isso, vamos voltar um pouco no tempo: apesar de morar no Rio há 11 anos, sou mineiro de alma e coração e desde pequeno viajar era o meu passatempo favorito. Costumo dizer que quem me passou esse vírus do bem foi a minha avó materna que me levava para altas aventuras de ônibus (fiz até uma tatuagem sobre isso). Nessa época, eu dizia que quando eu crescesse eu seria motorista de ônibus! Depois de um pouco maior eu ia passar férias em BH e ficava horas no Aeroporto da Pampulha, admirando os aviões da Varig, Rio Sul, VASP, Transbrasil… Bons tempos, né non?

Pois bem, o tempo passou, eu cresci e, ao invés de ser motorista de ônibus, eu resolvi fazer faculdade de Turismo, em 2003. Nada fazia mais sentido para mim do que estudar esse fenômeno maluco que movimenta pessoas ao redor do globo (sim, a terra é redonda :P) o tempo todo.

Até então eu NUNCA tinha pisado em um avião!!!! Meu primeiro voo aconteceu em 2005, com 20 anos, quando resolvi fazer um intercâmbio entre universidades federais e me mudei para Curitiba/PR. Foi um voo da Gol saindo do Galeão com uma conexão em Congonhas. Lembro de todas as sensações e da emoção que senti até hoje. Depois daquele dia tudo mudou na minha vida, pois eu percebi o quanto a aviação mexia comigo.

Ao longo do curso e, ao passo que comecei a voar mais, os aeroportos começaram a chamar a minha atenção. Me lembro de uma visita técnica que fizemos ao Galeão onde eu fiquei impressionado com aquela estrutura e, principalmente, fiquei tocado ao perceber o quanto os aeroportos são espaços de emoções! Tem gente muito feliz, animada, empolgada, mas também tem gente triste, com medo, com raiva, com ansiedade e por aí vai! E eu achei isso incrível! Por isso, até hoje, eu adoro observar as pessoas nos aeroportos!

Eu me formei em Turismo, com um TCC sobre hospitalidade em aeroportos. Logo em seguida entrei no Mestrado em Engenharia de Transportes da UFRJ (em 2008) onde estudei a acessibilidade de pessoas com deficiência física ao transporte aéreo e, ao terminar, entrei no Doutorado na mesma área (2010) com uma tese sobre estratégias de branding de aeroportos e suas influências nos destinos turísticos. Em 2011 comecei a dar aulas para cursos de graduação em Turismo e Gastronomia em uma faculdade particular, quando iniciei minha carreira como professor. Ao longo do Doutorado também tive a oportunidade de passar 1 ano (2013) fazendo parte das minhas pesquisas na Southern Cross University, na Gold Coast, Austrália. Desde 2014 sou professor efetivo do Cefet/RJ campus Petrópolis onde leciono no curso de Bacharelado em Turismo.

“Mas essa história tá muito longa!!!”. Eu sei, eu sei, prometo resumir daqui para frente. Mas é que tudo isso que mencionei até agora foi essencial para eu estar aqui hoje falando com vocês. Depois dessa trajetória e tendo conhecido e estudado aeroportos nos 5 continentes eu percebi que as experiências que temos nos aeroportos podem ser muuuuuito menos estressantes e chatas do que estamos acostumados. As empresas que administram e operam os aeroportos têm se esforçado bastante nesse sentido, mas, nós, passageiros (de primeira), precisamos de INFORMAÇÃO! Foi por isso que eu resolvi criar o PAPO DE AEROPORTO! Percebi que o meu propósito era transformar as experiências dos passageiros, mostrando que o aeroporto pode ser estressante SIM, mas que podemos minimizar esse stress e aproveitar melhor o tempo que a gente passa neles.

 

O Papo de Aeroporto está no ar desde 2018 e tivemos conquistas muito importantes em 2019. Uma das maiores foi ter recebido o convite do Alê e do Fábio para fazer uma parceria com o Passageiro de Primeira.Imagina o seguinte: o cara que você sempre se espelhou, aquele cara que você pensava assim “putz, eu quero ser esse cara um dia”, te chama para uma reunião e te convida para escrever no site dele. Preciso falar mais alguma coisa?????? É muita emoção para esse coração! Fábio Vilela, te dedico! Alê, gratidão, meu amigo!

Daqui para frente vocês encontrarão aqui no Passageiro de Primeira uma coluna só sobre aeroportos assinada por mim. Inicialmente, postarei aos finais de semana de 15 em 15 dias, mas a ideia é aumentar a frequência das postagens mais adiante. Mas isso vai depender do quanto vocês vão ler o meu conteúdo e interagir comigo nos comentários. Portanto, CONTO COM VOCÊS! 😀 Ah! E é claro que eu também sou um passageiro que adora acumular milhas e utilizá-las com mais inteligência para fazer uns voos em executiva de vez em quando!

E para começarmos logo essa interação e essa amizade, que tal vocês seguirem a gente lá no Instagram (@papodeaeroporto) e já deixarem aqui nos comentários que tipo de textos vocês esperam ver na nossa coluna aqui no PP???

Feliz demais, passageiros, em me juntar a esse time de FERAS do PP! Vocês são incríveis! Obrigado a todos e a todas pela hospitalidade! Lorenzo, gratidão por ter feito a ponte entre o PDA e o PP! 😀

Tripulação, portas em automático!

Grande abraço,

Dr. Aeroporto.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.