fbpx

Prazos de cancelamentos e remarcações no turismo são prorrogados em nova MP

Notícias

Por Equipe

De acordo com a Medida Provisória Nº 1.036, publicada ontem (17) no Diário Oficial da União, foram prorrogados os prazos de cancelamentos e remarcações nos setores do turismo e da cultura. Ambos foram extremamente impactados por conta da crise causada pela COVID-19 e, segundo as previsões de especialistas, demorarão anos para voltarem aos níveis anteriores à pandemia.


Principais mudanças

Os prazos relacionados ao adiamento e cancelamento de serviços, reservas e eventos nos setores do turismo e cultura foram prorrogados. A MP atual estende os efeitos da lei a fatos ocorridos até dezembro de 2021. O novo limite para utilização dos créditos foi estendido para até 31 de dezembro de 2022.

No ano de 2020 foi sancionada uma lei que garantia aos prestadores de serviços o direito de oferecer remarcações ou disponibilidade crédito para uso de outros serviços. Caso o cliente optasse pelo reembolso, o prestador poderia realizar o estorno em até doze meses após o término da pandemia, seguindo as regras estabelecidas em contrato. Essas medidas eram aplicáveis a eventos adiados ou cancelados até dezembro de 2020, mas irá se estender até o final desse ano.

No caso das passagens aéreas, está em vigor a MP 1024, que garante aos passageiros o cancelamento gratuito com reembolso integral, créditos para serem utilizadas futuramente diante voos cancelados e opção de remarcação em caso de alteração no horário original, sendo elegível mudanças a partir de uma hora nos voos internacionais e trinta minutos nos domésticos. Segundo a medida, o reembolso do valor da passagem aérea devido ao consumidor por cancelamento de voo no período compreendido entre 19 de março de 2020 e 31 de outubro de 2021 será realizado pelo transportador no prazo de doze meses, contado da data do voo cancelado.


Comentário

A medida, que tem como objetivo proteger os setores do turismo e da cultura, pode gerar insatisfações nos clientes visto que as empresas terão um prazo maior para executar a ação de estornos e ressarcimentos. A alteração principal alteração é que agora as normas especiais de cancelamento incluem eventos até 31 de dezembro de 2021, sendo que, anteriormente, só eram contemplados eventos até dezembro de 2020.

O que você achou da mudança?

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.