Presidente do Conselho de Administração da oneworld quer mais companhias aéreas na aliança

Notícias

Por Equipe

O CEO da Qatar Airways e novo Presidente do Conselho de Administração da oneworld, Akbar Al Baker, quer ver mais companhias aéreas na aliança, que atualmente conta com 14 membros plenos, contra 26 na Star Alliance e 19 na SkyTeam.

oneworld

Em entrevista, Al Baker disse que sua missão como Presidente do Conselho de Administração é fazer a aliança ser a número um. “Sob minha liderança, não aceitamos nada além de ser o número um”. Também informou que, com exceção a Qatar Airways, as demais companhias da oneworld não a promovem do jeito que ela merece. “Acho que os membros da aliança aérea, exceto a Qatar Airways, não estão promovendo a oneworld da maneira que ela merece. É importante que sejamos agressivos e que as pessoas saibam que somos os melhores”.

Questionado sobre o futuro dos Airbus A380 da Qatar Airways, Al Baker informou não pretende operá-los em breve, enquanto não há passageiros suficientes para colocar toda a frota em atividade. “O cenário das viagens está mudando, mas não vai voltar a períodos pré-pandemia tão rapidamente, então não haverá passageiros suficientes para enchê-los … Se voltarmos a operá-los, acho que não serão mais do que cinco”.


LATAM deu adeus à oneworld

Até o final de 2019, o Grupo LATAM Airlines era membro da aliança. Mas após a junção econômica com a Delta, ela optou pela sua saída da oneworld, com foco em fortalecer a sua malha aérea junto ao seu novo parceiro estratégico. No entanto, para continuar com uma rede global mais completa, manteve parcerias com a maior parte das companhias da aliança, inclusive com os todos os benefícios de passageiros frequentes ativos.

A Delta faz parte da SkyTeam, enquanto a LATAM ainda não tem aliança, apenas acordos de codeshare e diversas parcerias com a Finnair, Qantas e Qatar Airways, por exemplo, que fazem parte da oneworld.


Arrisca um palpite de qual será a próxima companhia aérea a fazer parte da oneworld? Lembrando que a última companhia a se juntar a aliança foi a Alaska Airlines, em março deste ano.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.