Eu havia avisado pra minha assistente pessoal (do meet and greet) que queria ser um dos primeiros a embarcar por causa das fotos e tudo mais. Ela disse que OK e que me buscaria um pouco antecipado.
Quando ela foi me buscar já havia passado 15 minutos do embarque e eu pensei comigo mesmo que devia ter atrasado. Pra minha surpresa quando chegamos no portão o embarque já tinha começado. :/ Fiquei muito chateado pois eu tinha pedido pra irem me buscar mais cedo e ainda reforcei a solicitação enquanto estava no lounge, mas infelizmente eles pisaram na bola.
Mas enfim, não foi o fim do mundo, mas fiquei decepcionado. Pode parecer simples, mas pra mim que dependo do embarque prioritário para fazer as fotos me prejudicou.
No portão tinha um banner avisando sobre o início da rota do A380 para Sydney.
A Etihad é a única cia no mundo que possui apenas 1 corredor no A380 na ala da Primeira Classe e The Residence – Todas as outras cias possuem 2.
Esta é a segunda vez que viajo no A380 da Etihad e eu continuo a me impressionar com os detalhes da cabine.
Vôo Etihad EY 454 – 31/05/2015
Abu Dhabi (AUH) ✈ Sydney (SYD)
Assento: 2H – Primeira Classe
Partida: 22:00 / Chegada: 17:55 +1 / Duração: 13h55
Aeronave: A380-800
Coincidentemente peguei o mesmo assento do meu outro vôo, o 2H. A primeira classe é chamada de First Class Apartment e há 9 suítes à bordo, sendo 6 delas podendo ser conjugadas. Metade das poltronas são ao lado do corredor e a outra metade ao lado da janela.
Ahh não podemos esquecer de mencionar que a The Residence (a super uber classe da Etihad que custa praticamente o preço de um apartamento) também fica na sessão da primeira classe – Nela o passageiro tem sua própria sala de estar, seu próprio banheiro com chuveiro e seu quarto com uma cama de casal. Neste meu vôo tinha um passageiro na The Residence – Inveja mode on!
Vejam que o espaço da First Class (a primeira classe) é pra lá de amplo e além da poltrona você tem um sofá na frente – que se transforma na cama.
Quando você chega no assento tem uma manta enrolada junto com o menu e carta de vinhos.
Não há compartimento superior para guardar bagagem então tudo é armazenado debaixo do “sofá”.
Meu “trono”, afinal qualquer um que viaja nesta classe tem o direito de se sentir um rei.
Tanto o couro da poltrona quando o do sofá é da marca “Poltrona Frau”, a mesma marca que faz os bancos da Ferrari. – acabamento impecável.
Vocês não vão acreditar – O chefe de tripulação que me levou pra Londres (o Andrew) em Janeiro foi o mesmo deste vôo – Mal acreditei! Conversamos até durante o vôo ele me disse que estava organizando a crew para se adaptarem com esta aeronave já que era a primeira vez que estavam operando o equipamento pra Australia.
Logo no embarque é oferecido bebida – optei por um champagne rosé – mas foi só para molhar o bico pois não estou bebendo mais desde a minha cirurgia.
O champagne é servido nesta bandeija de prata junto com uma toalha umedecida – toques que fazem a diferença.
Comecei a fazer as fotos do assento para vocês conhecerem melhor . Embaixo do encosto de braço do lado esquerdo estava o controle eletrônico da poltrona como janelas, luzes, enchimento da poltrona, portas e até o sinal de não perturbe.
Nesta pequena barra metálica estava as posições do assento pré-definidas, que neste caso são bem limitadas já que não é a poltrona que vira cama.
Os fones de ouvido noise-cancelling são ótimos e são entregues neste estojo.
Dentro dele veio um voucher do wifi com um código para usarmos a internet gratuitamente durante o vôo, que aliás funcionou durante todo o trajeto e com boa velocidade.
Já na lateral esquerda estava o joystick do entretenimento de bordo – que era touchscreen – assim como 2 portas USB e entrada HDMI.
O entretenimento de bordo é muito completo – opções de jogos, filmes, áudio, séries e 3 câmeras externas ao redor da aeronave.
Há um armário – chamado de vanity mirror – que serve para você se embelezar, ou até mesmo ver o tanto que você acorda mal arrumado e feio, rs.
Nele há a bolsinha da necessáire vazia, e nas mini-prateleiras todos os amenities como escova de dentes, aparelho de barbear, lenços, cremes, etc.
Embaixo deste armário tem um compartimento que é usado para guardar o edredon.
E logo ao lado tem uma gaveta – aliás porta trecos é o que não falta.
Embaixo da gaveta tem o mini-bar, que apesar de não ser refrigerado armazena refrigerantes e água.
Para quem quer carregar algum aparelho, além das 2 USB’s que já mostrei tem também tomada universal.
As janelas são controladas eletronicamente e possuem veneziana dupla – você pode abrir uma ou as duas camadas.
Embaixo da janela tem outro porta trecos – geralmente onde fica o fone de ouvido.
A carta de vinho é chamada de First Cellar – que se fôssemos traduzir ao pé da letra é – Primeira Adega. Gostei deste nome!
O serviço é todo dine on demand, ou seja, você come o que quiser, quando quiser e quanto quiser. Um dos diferenciais do catering da First da Etihad é que você pode pedir ao chef à bordo para preparar uma refeição que não está no cardápio pré-pronta. Você escolha uma proteína, acompanhamento e molho da sua preferência e ele faz a refeição na hora. Impecável!
Antes mesmo de decolarmos o próprio chef vem na sua poltrona fazer sugestões e anotar o seu pedido.
Ready to take-off! AMO assistir a decolagem da poltrona, e vocês?
Logo que o aviso de cinto de segurança foi desligado já começaram o serviço. Eu quis comer logo para poder dormir e aproveitar o resto do vôo. O serviço começou com champagne novamente, castanhas, frutas secas e azeitonas – E lógico, tudo muito bem apresentado.
A comissária veio abriu minha mesa para poder começar a servir o jantar. Vejam quão elegante é a cabine!
Depois de fazer fotos bonitas com o champagne voltei pro suco, rs. O serviço foi super completo e o atendimento nota 10, desde a entrada até a sobremesa.
Eu acho (só acho) que a Etihad poderia servir caviar na primeira classe como as demais cias. Afinal não vai fazer diferença nenhuma no orçamento dela né?
Serviram um sorvete para limpar o paladar entre um prato e outro – Demais!
Arabic Mezze – nunca dispenso!
A carne do prato principal estava fenomenal – macia e sangrando do jeito que eu gosto.
A sobremesa achei fraquinha, tanto na apresentação quando na opção.
Depois solicitei a comissária para arrumar minha cama. Para você precisa sair da “cabine” enquanto ela prepara. O encosto do sofá desce e se junta ao assento do mesmo, se transformando em uma super cama de mais de 2 metros.
A TV é acoplada em um suporte móvel então enquanto você estiver deitado pode direcioná-la pra sua posição. Eu prefiro os assentos que estão próximos ao corredor pois na hora de dormir, sua cabeça fica pro rumo da janela (se quiser ver a TV). Os assentos que ficam mais próximos a janela são o oposto – você dorme com cabeça próxima ao corredor.
Ao lado da cama tem os controles do assento e funções da suite e outro joystick, assim você não precisa se levantar pra pegar o outro controle que fica lá na poltrona.
Nesta outra foto vocês conseguem ver a TV virada pro travesseiro.
Esta foto ficou meio tremida, mas é para vocês terem uma idéia da visão que se tem de dentro do First Class Apartment.
Na primeira classe tem banheiros – um somente com o chuveiro, vaso e pia e outro somente com vaso e pia (este segundo maior). O banheiro é extremamente apertado e muito mal projetado. Neste quesito o da Emirates dá de 10 x 0.
O segundo banheiro que é somente com vaso e pia é o dobro do tamanho do banheiro que tem chuveiro – na verdade deveria ser ao contrário.
Não tomei banho neste vôo pois a acrobacia tem que ser grande – mas se quiserem ver o meu outro relato onde usei o chuveiro nesta mesma cabine cliquem aqui.
Amenities oferecidos aos passageiros.
Perdi o sono e fui passear pela cabine – Há um lounge/bar que atende tanto a primeira classe quanto a executiva. Nele há 2 sofás, uma mesa de centro, jogos de tabuleiro e uma TV passando programação ao vivo. Caso você queria assistir algo basta solicitar o fone aos comissários e eles te fornecem.
Muito bacana né? Sou fã!
No meio do vôo senti fome e pedi um dos snacks disponíveis no cardápio – neste caso um sanduba que montaram na hora pra mim.
Uma útima fotinha do First Class Apartment antes de desembarcar!
Chegando em Sydney fomos recebidos pelos caminhões de bombeiro e canhões de água! Foi o máximo! ADOREI!
Como todo cliente da First e Business você recebe transfer de/para o aeroporto gratuito. Basta agendar com antecedência ou pelo site da Etihad ou pelo próprio Call Center.
Vocês já me conhecem e sabem que sou fã de carteirinha da Etihad. Acho o serviço, atendimento e cortesia dos funcionários nota 10! E a experiência é completa desde o ground service nos aeroportos até o desembarque no seu destino. Hoje se me perguntarem qual é minha cia do oriente médio favorita, respondo sem sombra de dúvidas – Etihad Airways.
Achei uma pena o vôo não ter tido nenhum tipo de comemoração saindo de Abu Dhabi ou algo especial à bordo, afinal era um vôo inaugural. Mas isto já é chatisse minha, um avgeek viciado em aviação.
E aí gostaram? Qual a opinião de vocês? Preferem a First da Etihad no A380 ou da Emirates do A380?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
9.1