Um dia antes de embarcar eu notei que meu vôo tinha sido alterado (afinal checo minhas reservas periodicamente) – ao invés de ser operado por um B777-200LR próprio da Etihad, ele iria ser operado por um B777-300ER da Jet Airways. Para quem não sabe a Etihad opera diversos aviões com pintura e interior da Jet mas com tripulação Etihad, ou seja, eles só usam a aeronave, mas o serviço, amenities, cardápios, etc é todo da Etihad – geralmente chamamos estes vôos de JETihad, rs.
Bom, não isto não me incomodou pois eu ja sabia que a cabine da Primeira Classe era bem similar entre as duas e foi bom que acabou que coloquei uma aeronave diferente neste TR ao invés de ficar tudo EY – boas coincidências do destino.
Vôo Etihad Airways EY 223 – 12/11/2016
Delhi (DEL) ✈ Abu Dhabi (AUH)
Assento: 2A – Primeira Classe
Partida: 20:50 / Chegada: 23:35 / Duração: 4h15
Aeronave: B777-300ER
A cabine da Primeira Classe é divida em 2 fileiras no layout 1-2-1, totalizando 8 assentos. Todos os assentos são “suítes” individuais com portas deslizantes e as poltronas do meio possuem uma divisória retrátil para garantir privacidade caso você esteja viajando com alguém desconhecido ao seu lado. Ao chegar a chefe de cabine veio se apresentar super gentil e solicita por sinal, trocamos algumas idéias sobre aviação pois ela viu que eu estava tirando foto e logo ela foi recepcionar os outros passageiros.
A poltrona é bem confortável e mesmo sendo em um ambiente “fechado” garante conforto e espaço para o passageiro. Na lateral da porta você encontra o número da poltrona assim como o aviso de Do Not Disturb. Logo atrás da “porta” tem um compartimento que serve como “closet” para você pendurar seu casaco/camisa ou até mesmo guardar uma bolsa pequena. No meu caso coloquei a maleta do meu laptop e coube perfeitamente. O descanso para os pés também serve de poltrona caso você queria convidar uma pessoa para poder jantar com você durante o vôo. (OBS: Lógico que a pessoa precisa estar viajando também na Primeira Classe).
A suite tem vários compartimentos para porta trecos assim como tomada e portas USB. Na lateral esquerda do encosto de cabeça está a saída de ar condicionado individual (muito importante, rs), luz de leitura individual e o botão de Do Not Disturb.
O entretenimento de bordo (E-box) tem ótimas seleções de filmes, aúdios, séries e TV’s. E a qualidade é muito boa. Este avião não possui wi-fi. O assento oferece um tablet para você controlar praticamente todas as funções do mesmo e no compartimento ao lado está o joystick do IFE. O controle já está um pouco antigo e é necessário apertar com um pouco de força para ele responder.
O ajuste da poltrona, luzes e chamada de comissários são controlados por este controle (tablet) digital. O bacana é que quando você pressiona a posição desejada ele movimenta a poltrona na tela primeiro fazendo uma simulação. Além disto há 4 posições (pouso/decolagem, refeição, relax e sono) pré-definidas que você pode acionar através destes botões que ficam ao lado da mesa. E mais atrás perto do encosto de braço tem um segundo compartimento com a revista de bordo, dutyfree, joystick do entretenimento, entrada de aúdio e USB.
Olha este avião da ONU que eu achei estacionado – nunca tinha visto! Precisavam arrumar um livery mais bacana né? Afinal a logo das organizações é tão bonita.
Logo na entrada você já é recepcionado com bebidas não alcóolicas (porque a Índia não permite quando o avião está em solo), tâmaras e toalha umedecida. Os cardápios também já estavam na poltrona quando cheguei.
Além disto havia um cartão da chefe de cabine se apresentando.
Os amenities oferecidos foram apenas necessaire com produtos de higiene pessoal como cotonetes, creme e gilete para barbear, escova de dentes, etc. Não teve pijamas ou pantufas como no outro voo p/ Índia – acredito pelo fato de ser um trajeto curto. Este tipo de inconsistência no serviço me incomoda na verdade – ou é um padrão ou não, concordam?
Dois cardápios foram distribuídos pela comissária – um para as refeições e o outro com a carta de vinhos, chamada de First Cellar. Nunca falei isto, mas até a qualidade do papel do cardápio é de Primeira. Aproveitei e disse à ela que queria fazer degustação dos vinhos – agora pergunta se ela lembrou? Ela simplesmente desapareceu o resto do voo! Eu só vi ela no desembarque, acreditam? O chef que veio me servir toda hora nem sabia que eu tinha solicitado e eu nem fiz questão de falar, já que o vôo era pequeno e eu já estava com preguiça de beber, rs.
Logo depois a comissária veio abrir a mesa para poder começar o serviço. Vejam que mesmo com a mesinha aberta o espaço é satisfatório para duas pessoas jantarem confortavelmente caso você queira convidar alguém também da primeira classe. Para começar foi servido vinho que eu pedi, castanhas, azeitonas e legumes em conserva.
Se comparado ao meu voo Abu Dhabi – Mumbai este foi superior no quesito apresentação dos pratos [tirando o fato da lagosta ter sido igual]. Gostei muito da sopa de abóbora com coco e do cordeiro com legumes – o prato de queijo estava um capricho só e a sobremesa (sorvete) uma delícia. O serviço foi bem devagar e o chef estava bem relapso – demorava a vir retirar os pratos assim como repor minha bebida.
Depois da refeição eles apagaram as luzes – no testo desta aeronave há pequenos pontos em LED’s que imitam um céu estrelado – eu acho o máximo pra dormir. Afinal quem diria que um dia teríamos isto em um avião não é mesmo?
Com a “porta fechada” você tem privacidade de sobra para fazer o que quiser. (Lógico, mantendo o bom senso, rs.) Gosto sempre de reforçar isto pois sempre tem algum engraçadinho que pergunta se pode transar dentro do avião – menos né?
Não dormi porque não deu tempo, aproveitei pra ficar assistindo clipes de música pois logo estava na hora de pousar. Hunf!
Bom, infelizmente apesar da educação e gentileza dos comissários achei o serviço da Etihad falho no quesito atenção – eles precisam ficar um pouco mais ligados e não “esquecer” os passageiros.
Em relação ao avião – na primeira classe o conforto é bem similar aos das aeronaves da Etihad então realmente quanto à isto pra mim não fez diferença alguma. Aliás, este avião voou muito tempo aqui para o Brasil e somente agora em Novembro que a EY trouxe de volta o A340 próprio.
Alguém chegou a voar nele? Qual foi sua experiência?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
7.6