Cheguei um pouco antes do horário do embarque pra poder ver o big bird no gate. É lindo né? A chamada aconteceu pontualmente respeitando às ordens de prioridade.
Vôo Korean Air 12 – 09/05/2015
Los Angeles (LAX) ✈ Seoul (ICN)
Assento: 3J – Primeira Classe
Partida: 23:30 / Chegada: 04:40+2 / Duração: 13h10
Aeronave: A380-800
A primeira classe fica no primeiro andar do avião então você embarca pela jetbridge do térreo que é exclusiva.
A cabine não é das mais luxuosas do mundo, mas tem um layout agradável e bem distribuído afinal são 12 assentos em 3 fileiras 1-2-1. Eu sinceramente não achei este tom verde um dos mais bonitos não, qual a opinião de vocês?
Notem que a Primeira Classe fica logo abaixo da escada, por isto o teto tem esta curvatura nas fileiras do meio.
Para quem senta nos assentos do meio e estiver viajando com um desconhecido ao lado pode suspender a divisória para garantir a privacidade.
O meu assento foi o 3J, o último da janela do lado esquerdo. Neste vôo éramos somente 3 passageiros então o serviço foi super exclusivo e fenomenal.
Espaço é o que não falta na Kosmo Suite – nome dado à primeira classe neste A380 da Korean.
O ottoman apesar de ser amplo não pode ser usado como assento para uma segunda pessoa (caso você queira jantar à dois por exemplo), inclusive está escrito isto em letras miúdas. Há um compartimento embaixo dele onde você pode guardar uma mala de mão pequena ou sapatos.
Porta trecos é o que não falta no assento, tanto do lado direito e esquerdo haviam vários. Um dos compartimentos estavam a porta USB e saída de áudio.
Usei este menor para guardar meu celular.
E este maior pra guardar a goPro e o pau de selfie. (Sim! Tenho um, me julguem, rs!)
Os controles da poltrona ficavam do lado esquerdo com posições pré estabelecidas e também personalizáveis.
A tomada ficava do lado direito bem no final do console, longe pra dédéu. Como o fio do iPhone é curto optei por usar a USB que deixava o celular ao meu alcance.
A TV tem um ótimo tamanho com diversas opções de áudio, filmes, jogos, etc. e é também touchscreen. Mas lógico que é mais conveniente usar o controle remoto do lado da poltrona já que a tela fica muito longe.
Os fones de ouvido da BOSE noise-cancelling é um dos meus favoritos.
O serviço pré-decolagem foram bebidas e nuts. Lembrei do episódio onde uma das herdeiras da Korean Air foi presa depois de mandar o avião voltar pro gate pois não recebeu as nuts de forma apropriada saindo de Nova York em um voo da cia.
Os amenities oferecidos para os passageiros foram pantufas, necessáire da marca Davi e pijamas. O pijama foi um dos mais confortáveis que já usei até hoje, com um tecido super molinho, só que ele deixa marcando tudo principalmente se você decidir ficar mais confortável (ex. sem cueca), rs.
Depois de me trocar voltei do banheiro e a comissária estava com esta sacola do Duty Free para colocar meus sapatos. Atendimento e atenção durante o vôo foi sem igual.
Ao lado da TV ficava um porta trecos que eu usei pra colocar os cardápios.
Pessoal, olha esta luz de leitura do assento! Que design mais esquisito. Eu pensei que poderia ser uma chopeira, máquina de refrigerante ou até mesmo uma torneira, rs. Brinks né? Mas que o formato é engraçado isto é!
Me entregaram 3 cardápios: refeições, bebidas e um de café expresso gourmet.
O serviço começou com caviar e com uma apresentação belíssima! O produto veio em um suporte de prata com gelo moído embaixo. Impecável!
A colher usada é de madre pérola.
Gente, aí eu pedi um Korean Beef todo empolgado que iria comer carne né? Mas pra minha ignorância veio esta sopa com diversos acompanhamentos do lado. Enfim, fui experimentar! PELO AMOR! O trem era tão apimentado, mas tão apimentado que eu mal consegui engolir. Impossível comer.
Um dos acompanhamentos eram folhas de alga. Pra quem entende, como que se deve comer isso? Eu mesmo enrolo o arroz empapado na folha? Preciso aprender!
Os acompanhamentos eram bem estranhos , experimentei mas também não gostei. Tinha um (este que tem uma vagem verde do lado) que parecia mini-girinos, eu podia ver até os olhinhos, mas acho que não era não. Enfim, definitivamente não sou fã dessa culinária exótica da Ásia não.
As comissárias notaram que eu não comi nada e perguntaram se eu queria outro prato que elas poderiam preparar para mim em 15 minutos. Lógico que aceitei, e pra minha surpresa veio um Seabass FANTÁSTICO! A apresentação nem se fala, até couve-flor tingida de roxo tinha no prato. Nota 10!
Agora o curioso é que a Korean Air não oferece sobremesa! Sim, somente o pratinho de frutas. Deve ser por isto que todo mundo lá é magrinho, rs.
Bom, depois fui explorar as áreas do avião para mostrar para vocês. Esta foto ficou tremida (sorry!), mas é para vocês verem um bar que tem pra primeira classe logo ao lado da escada.
Ele ficou montado durante todo o vôo com bebidas e snacks.
Daí subi as escadas (que é onde fica a business class) para conhecer o resto do avião.
Assim que você sobe e vira pro lado (pro rumo da cabine do piloto) há um mini-lounge bar, também com bebidas, snacks e sofás.
Conhecida esta primeira parte, atravessei todo o avião passando pela classe executiva e fui lá pro fundo pro bar chamado de Celestial Lounge. Ele é patrocinado pela Absolut e tem uma comissária fazendo coquetéis e drinks durante todo o trajeto. Enquanto eu estive lá não vi ninguém usar, acho que o pessoal estava cansado e dormindo afinal já era de madrugada.
Há também uma TV mas que só fica passando comercial da Absolut, ou seja, sem função alguma.
Snacks também estavam disponíveis no Celestial Lounge.
Atravessei a galley principal que fica atrás deste bar e desci as escadas para conhecer o Duty Free à bordo. Ele fica no primeiro andar do avião (onde é a classe econômica). Mas lógico, qualquer um tem acesso livre para poder ir lá ver as mercadorias e comprar.
Os produtos (que vão de bebidas, jóias, cosméticos, maquiagens, etc) ficam todos expostos em prateleiras e uma funcionária encarregada de apresentá-los e efetivar a compra. Achei uma facilidade bacana!
Aí subi novamente a mema escada, atravessei a business e desci pela escada da frente. Ela fica o tempo inteiro com um cordão de isolamento. Acho que pelo fato deu estar com o pijama da First ninguém me perguntou nada enquanto transitava por todas as áreas.
Finalmente depois de fazer um tour completo fui pro assento pra dormir. Tirei essas fotos com o avião ainda no gate pra aproveitar a luz e vocês verem como a cadeira fica em posição flatbed.
Há bastante espaço e uma divisória retrátil é levantada para garantir sua privacidade.
Enquanto eu fui fazer o tour as comissárias perguntaram se eu queria que arrumassem a cama, eu aceitei e quando voltei ela já estava pronta com uma água ao lado.
Além do edredon super confortável eles também usam um duvet para forrar a cadeira.
Aqui vocês conseguem ver a divisória toda levantada, ou seja, seu rosto fica protegido enquanto você dorme.
Quase chegando em Seoul foi servido o café da manhã, super farto por sinal.
Acho que poucas vezes consegui comer um omelete tão fresco e gostoso feito na hora. Nota 10!
Gente, agora deixa eu contar um episódio que aconteceu. A mesa de refeições é super pesada, e quando a comissária (pequena e magrinha) foi fechá-la (segurando a bandeira com meu suco e água na outra mão), ela se desequilibrou e deixou as bebidas caírem em cima de mim.
Juro, pensa numa menina DESESPERADA! A sensação que eu tive é que ela tinha acabado de cometer um crime e que todo o serviço dela foi por água abaixo. Ela ficou desconsolada. Eu lógico não importei, afinal já iria chegar e ir pro hotel direto tomar um banho. Falei pra ela que estava tudo OK e que ela não precisava se preocupar que acidentes acontecem e que um pouco de água e suco em mim não era problema. Mesmo assim ela ficou desolada. Me pediu para trocar de assento (fui pro 2J) até o pouso.
Até no momento que eu desembarquei ela estava se desculpando comigo. Fiquei impressionado com o comprometimento que elas tem em entregar um serviço de qualidade e excelência onde (pras elas) não pode haver falhas. Até para vir falar com a gente no assento elas se agacham e ficam de cócoras e sempre mantendo um tom de voz baixo.
Agora quero dar uma dica pra vocês, a Korean Air tem um serviço chamado de KAL Limosine, que são ônibus executivos que te levam do aeroporto até a cidade. O trajeto é longo, demora 1 hora, então é a melhor opção.
O valor é em torno de 16,000 Korean Won, o que equivale à 14U$ e você compra direto dos carinhas que ficam lá de fora nas paradas dos ônibus.
Assim que você desembarca basta sair do saguão e vai ver as inúmeras paradas. Cada ônibus atende uma região e pára em um hotel, pra minha sorte tinha um que parava em frente ao Park Hyatt, ou seja, mais conveniente impossível. Nem todo mundo lá fala inglês mas todas as placas são bem indicativas e não tem como errar.
O ônibus é super confortável, tem wifi e pra mim foi a melhor maneira de ir pra cidade.
Bom pessoal, gostei muito da experiência de viajar com a Korean Air na Primeira Classe. Conforme falei pra vocês o serviço é atencioso, super personalizado e impecável. Apesar da cia deixar a desejar no lounge em Los Angeles, tenho certeza que ela compensou no serviço à bordo que foi realmente muito bom!
Vale lembrar sai de Los Angeles no dia 09 e cheguei em Seoul só no dia 11 por causa do fuso horário.
E aí, gostaram? Quero saber a opinião de vocês!
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.6