Depois de uma breve coletiva de imprensa sobre a estréia do B747-8 no Brasil, era hora de embarcar.
Um dos momentos mais bacana foi o corte da fita para comemorar o vôo inaugural. Veja que o portão estava todo enfeitado.
Comissários e representantes da LH participando da cerimônia.
Feito as devidas formalidades, eu já estava ansioso para entrar no avião e conhecer este gigante, afinal hoje ele é a maior aeronave que opera em GRU.
Vôo Lufthansa LH507 – 31/03/2014
São Paulo (GRU) ✈ Frankfurt (FRA)
Assento: 3K – Primeira Classe
Partida: 18:40 / Chegada: 11:15 + 1 / Duração: 11h35
Aeronave: Boeing 747-800 InterContinental
Diferente do B747-400 da cia (que já voei e relatei), a Primeira Classe fica no nariz do avião e não no segundo andar. Alguns podem achar menos privativo, mas pra mim não considerei que fez diferença.
Todas as poltronas são iluminadas com LED no chão ao redor delas, o que dá um ar super moderno na cabine, onde o layout e disposição das cadeiras é 1-1 (até a fileira 2) e na última fileira 1-2-1, totalizando 8 assentos.
Welcome drink para começar a experiência. Aliás, acho que já comentei com vocês, que pra mim, o prazer de viajar está no trajeto e não no destino em si. Coisas de avgeek né?
Comecei então a explorar o assento para ver as funcionalidades. Do lado esquerdo ficava o primeiro console sob esta tampa de couro, assim como botões para controlar áudio e vídeo sem precisar abrir esta portinha.
Logo do lado tinha um compartimento, ou porta trecos para você guardar o que quisesse, como pertences pessoais, computador, etc.
O fone de ouvido ainda estava cherando a couro novo, e de ótima qualidade da Bose.
Ainda do lado direito embaixo ficava um compartimento para revista e o folheto de intruções de segurança.
E na poltrona embaixo do encosto de braço do lado direito as portas USB, Ethernet e 2 tomadas universal.
Como vocês podem ver, a janela não tem como ser fechada manualmente. Ela é acionada com este botão cinza aí e uma persiana sobe e desce de dentro do vidro.
Ela tem duas camadas de persiana, uma como se fosse um blackout e outra mais fininha apenas para tampar a claridade.
O descanso dos pés “Ottoman” é ajustável e pode ter sua posição controlada automaticamente levando-o para trás ou para frente, caso você for baixinho e seus pés não alcançarem o apoio.
O mesmo “banquinho” abre e serve de compartimento para colocar sapatos, ou qualquer outra coisa que você desejar. Neste caso coloquei o amenity kit, pijama e manta. Novamente esqueci de tirar foto do amenity aberto. Gente sério, 3 anos de site e eu ainda não aprendi, estou precisando apanhar! Rs.
Já do lado do apoio do braço do lado esquerdo ficava o controle de posições do assento.
No encosto da cabeça do direito havia a luz de leitura com intensidade regulável.
Do outro lado ficava a terceira ponta do cinto. Achei interessante, pois geralmente só vi isto até hoje em aviões aonde você senta na diagonal (como na First da United). Ou seja, o cinto de segurança é igual de carro.
E na divisória de privacidade do assento tinha uma outra luz de leitura individual.
Por fim começou o serviço de bordo com a distribuição dos cardápios e welcome drink.
Acho o catering da Lufthansa fenomenal, e a apresentação dos pratos e serviço de bordo impecável.
Uma curiosidade: Vocês sabiam que a Lufthansa é a maior compradora individual de caviar do mundo? Já imaginou o tanto que ela gasta com esta iguaria? Rs.
Você pode escolher qualquer uma das 3 entradas, ou ainda melhor, escolher as três, que foi o que eu fiz.
Pessoal, não pedi a sopa e salada pois se não eu iria explodir literalmente e não sobraria espaço para o resto.
Depois de me alimentar super bem, a comissária perguntou se eu queria ter minha cama preparada, e logo o fez.
Neste ponto eu prefiro o B747-400 antigo que hoje está fazendo a rota Rio de Janeiro – Frankfurt , pois além da poltrona, o passageiro tem a cama ao lado. E convenhamos, nada se compara a ter uma cama a bordo, é bem diferente do que uma poltrona que reclina. Mas isto não influencionou na minha noite de sono, o assento é super confortável, largo e te proporciona uma ótima noite de descanso.
Vejam também que ele tem uma divisória retrátil que é acionada pelo controle que fica no console, apenas com um toque ela é erguida.
Depois de umas horinhas dormindo, acordei e fui me trocar pois já iria ser servido o café da manhã. Cada passageiro da First tem um locker (armário) individual para colocar seus pertences como roupas, mala de bordo (se for pequena), etc.
Aproveitei para fotografar o banheiro que era amplo comparado ao das demais aeronaves.
Ele tem um banco (que na verdade é um suporte que desce por cima do vaso) que facilita na hora de colocar sapatos, ou mesmo se você quiser apenas sentar.
Nos compartimentos do toilet tinha vários amenities, assim como produtos de higiene pessoal e beleza.
Pessoal uma dica: Essa água em spray da Evian é fantástica, sempre levo no meu amenity kit quando acho para comprar aqui em Uberlândia. Além de ser pequena e prática, uma borrifada é ideal para poder dar aquela refrescada depois de um vôo longo.
Já devidamente vestido, fui pro assento onde o serviço de café da manhã estava começando a ser servido. O esquema funciona da seguinte forma, um carrinho com opções de frutas, frios e iogurte com granola para você escolher. E no a la Carte você pode pedir ceral ou omelete, ou os dois.
Como eu ainda estava bem satisfeito do jantar, optei apenas pelo cereal com leite.
Aproveitei que a Lufthansa me convidou para embarcar primeiro em Guarulhos para poder fazer fotos da nova classe executiva da cia, que é extremamente superior à antiga, que eu tenho um relato aqui. Nesta cabine o layout é 2-2-2 no andar inferior, e 2-2 no upper deck.
Os controles do assento eram touchscreen e ficavam no console que divide uma cadeira da outra.
O grande diferencial desta poltrona, além do novo design e conforto é o fato de virar cama quando na posição vertical.
Eu ainda não voei nesta classe, mas não sei se o encosto dos pés oferece tamanho e privacidade suficiente para os passageiros. Pela minha impressão parece que o seu pé fica muito perto do outro passageiro, além do espaço ser um pouco pequeno. Mas enfim, não voei e não posso opinar. Se alguém já voou, poderia compartilhar da opinião aqui nos comentários.
Embaixo da TV ficava um porta treco com os amenity kits, água e folhetos.
Depois fui conhecer o andar superior que também só tem classe executiva.
Bom, exatamente igual ao de baixo, porém com um número menor de poltronas, portanto pode ser mais privado se você estiver viajando a dois.
Por fim, mas uma foto do assento agora mais de perto. Gostei muito do fato da Lufthansa estar investindo na reforma das aeronaves e principalmente investindo na Business Class, que hoje é uma das classes de maior demanda para as cias aéreas.
Olha nosso big bird aí depois de desembarcar em Frankfurt. Uma máquina! Aliás, algumas curiosidades interessantes sobre esta nova aeronave:
- Ganhou em comprimento e será a aeronave mais longa do mundo;
- 15% menos emissões de carbono na atmosfera;
- 30% menos de poluição sonora;
- Asas e motores totalmente reformulados.
Bom pessoal, nem preciso falar o que achei desta viagem né? Primeiro pelo fato de ter conseguido comprar uma passagem para participar de um vôo inaugural de um equipamento novo no Brasil que é o B747-8, e segundo pelo avião estar impecavelmente novo, com poltronas inéditas e cabine moderna.
Aproveito, mais uma vez para deixar aqui o meu agradecimento por todo o time da Lufthansa no Brasil que sempre me tratam com uma gentileza e educação sem igual, me atendendo de forma exclusiva toda vez que viajo com eles! Nota 10!
Vielen Danke!
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
9.1