fbpx

Primeira Classe da Malaysia Airlines no A380 – Seoul para Kuala Lumpur

Avaliações Cias Aéreas Primeira Classe

Por Fábio Vilela

Depois que eu sai do espetacular lounge estilo “funerária”, fui pro portão esperar o embarque. Os passageiros da First e/ou com status Emerald embarcam primeiro – e as ordens assim como o horário foram respeitados – tudo pontualmente.

Vôo Malaysia Airlines MH067 – 29/11/2018
Seoul (ICN) ✈ Kuala Lumpur (KUL)
Assento: 1A – Primeira Classe
Partida: 11:00 / Chegada: 16:45 / Duração: 6h45
Aeronave: A380

Assim que eu cheguei no meu assento a comissária me disse “Seja bem vindo, estávamos esperando o sr.”. Eu ri e perguntei o porque, então ela me disse: “Pois você é nosso único passageiro na Primeira Classe no vôo de hoje”.

Gente, já imaginou o tanto que eu fiquei feliz com uma notícia dessa? Primeiro porque viajar de First é sempre ótimo e segundo que ter a cabine inteira o A380 só pra você é quase que uma utopia, rs. Esta foi a segunda vez que eu voei com eles e na outra oportunidade, coincidentemente também fui o único passageiro.

Então lá fui eu pro meu “trono” onde iria reinar pelas próximas 7hrs. Obrigado, de nada, rs!

A primeira classe fica no deck inferior do A380, logo abaixo das escadas – você pode acessar tanto pela direita quanto pela esquerda. Detalhe para o “First” na parede.

Como eu já sabia que não teria mais ninguém no voo aproveitei para tirar fotos à vontade e acabei notando, depois de alguns minutos, que as comissárias ficaram um pouco apreensivas e começaram a conversar entre si. Logo mais a chefe de cabine veio falar comigo, nesta hora eu já imaginei que seria uma “bronca” ou chamada de atenção. Foi aí que ela me perguntou se eu era jornalista ou algo do tipo.

Expliquei pra ela que eu tinha um site e fazia avaliações de cabine premium das cias aéreas. Então ela me disse de uma forma super delicada que poucas semanas antes um youtuber (que não vou citar o nome) realizou um voo com eles e literalmente “detonou” a empresa em redes sociais causando um maior constrangimento tanto pra imagem da cia quanto um desconforto enorme pra tripulação que operou o voo.

E por causa disto eles estavam receosos em liberar/autorizar que passageiros fotografassem ou filmassem dentro do avião pois a situação ainda estava “tensa” dentro da empresa. De qualquer forma falei que se eles preferissem eu não iria registrar, mas que eu não estava ali para expor ninguém – mesmo porque eu nunca tiro foto de comissários, se eles não permitem. Conclui falando pra ela que eu já havia feito um voo com a MH uns anos atrás e que a experiência foi ótima, então baseado na minha experiência anterior, eu teria certeza que só teria coisas boas para escrever/registrar.

Ela foi na galley, conversou com o resto da tripulação e voltou dizendo que eu poderia fotografar o que quiser, mas que não registrassem imagem deles – o que eu concordei, óbvio.

Bom, não estou aqui para julgar o youtuber e nem tomar partido da cia, mesmo porque não sei a real situação do episódio em questão. Mas de qualquer forma quis deixar registrado aqui pra vocês pois indiretamente isto pode ou não ter influenciado no serviço do meu voo – o que eu particularmente não acho que ocorreu, pois além do fato de eu estar sozinho na primeira classe, eu já conhecia o serviço da empresa, e foi praticamente no mesmo nível de qualidade de antigamente.

Vamos então continuar com a avaliação – O layout da First que fica no lower deck do A380 é 1-2-1 dividido em 2 fileiras. Como vocês podem ver a cabine não é luxuosa e nem da galera mood ostentação igual as do UAE, mas ela é confortável e entrega o que promete.

As fileiras do meio apesar de serem juntas tem uma divisória retrátil que pode ser acionada proporcionando assim mais privacidade para ambos os passageiros.

 

Cada assento é um “pod” e você tem espaço de sobra para se movimentar lá dentro ou até mesmo para entrar ou sair.

Eu tinha optado por sentar no 2A, mas como estava sozinho acabei mudando pro 1A.

Todas as poltronas tem o numero na lateral – o mesmo fica iluminado pra facilitar.

A poltrona é super larga e devido ao casulo que a contorna ela oferece privacidade pro passageiro mesmo em posição vertical.

Durante o embarque foi oferecido canapé, drink e um bilhete de boas vindas.

 

 

Ainda continuando sobre a descrição do assento – A distância para o descanso dos pés é bem grande e não é possível alcançá-lo caso você não recline a poltrona. Ao lado da TV tem um armário onde você pode pendurar sua roupa para não amassar.

Ao lado esquerdo estava os controles de posição da poltrona assim como o joystick do entretenimento de bordo – confesso que ele era bem ruim de mexer, já com bons sinais de uso.

No descanso de braço tinha 2 botões com acesso rápido – pouso/decolagem e controle de intensidade da luz de leitura.

O controle de posição da poltrona também já estava bem gasto também.

A tomada junto com USB e saída de aúdio ficavam do lado esquerdo embaixo do joystick. Nem preciso comentar sobre a limpeza deste cantinho né? As fotos falam por si só.

Já do meu lado direito tem um pequeno suporte que você poderia utilizar pra apoiar bebida ou qualquer objeto.

Ele também “escondia” um porta-trecos, aliás, porta trecos é o que não falta neste assento e em ambos os lados havia lugar para guardar bastante coisa.

Já falei pra vocês que adoro quando o assento tem saída de ar condicionado individual né? Sou SUPER calorento então pra mim é fantástico!

Não há bin então você precisa guardar sua mala de mão embaixo deste banquinho.

Agora vem uma grande decepção: MANO, olha como entregaram os amenities !

SIM, em uma sacolinha plástica! Na hora que a comissária trouxe ela mesmo já se desculpou mas disse que por ser um voo “curto” era este o kit disponível.

Para uma primeira classe é inaceitável né? Independente da duração.

Além disto ela me explicou por ser um trajeto diurno não seria oferecido pijamas e nem pantufas, outro 7×1, rs.

Dentro do amenity kit tinha o básico – tapa olhos, kit central, kit de barbear, pente, entre outros.

O fone de ouvido distribuído era noise-cancelling e de ótima qualidade.

O entretenimento de bordo era repleto de opções de filmes, áudio, séries e a qualidade do monitor era excelente.

 

Alguns dias antes do vôo recebi um email da cia oferecendo a possibilidade de pré-selecionar minha refeição. O serviço é chamado de Chef-on-Call e vocês conferem o cardápio aqui.

Você pode pedir online no site da empresa entre 14 dias e até 24hrs antes do voo. Nesta modalidade do “Chef-on-Call” você tem mais opções de pratos do que encontraria no cardápio a bordo.

Escolhi o prato dos meus dois voos, tanto o de Seoul p/ Kuala Lumpur, quanto o de Kuala Lumpur para Sydney (que foi o próximo). A confirmação veio instantânea.

Mesmo já sabendo que meu prato estava pré-selecionado, eu peguei o cardápio para ver as opções disponíveis no voo.

Curiosamente na primeira página eles contam a história do Stay – um famoso prato da Malásia.

Na próxima página havia 2 opções de menu – uma do trajeto KUL-ICN e outra do ICN-KUL. O que vocês acham quando a cia economizam e colocam desta forma? Aprovam ou não? Eu particularmente não gosto.

 

Sobre os vinhos – aguardo os comentários de vocês.

De champagne haviam 2 rótulos: Taittinger e Bruno Paillard. O Taittinger eu já conheço – sempre muito bom. Já este Bruno Paillard foi a primeira vez que experimentei e confesso que gostei – recomendo!

O serviço começou com amendoins e champagne – detalhe para o design da taça.

Logo de entrada optei pelo Satay – afinal sou fã deste prato. Aliás, esta vai ser sempre minha recomendação pra vocês. Eu gosto muito deste molho deles que você colocando frango/carne – temperado na medida certa.

Logo em seguida veio a salada com camarões, vieiras, maças, queijo e folhas. Trouxeram também os pães aquecidos para acompanhar. O atendimento estava excelente – sem margem de erros.

A sopa de tomate com lentilhas estava ótima – só achei o tamanho dos croutons muito grandes, além da quantidade. Não ficou muito elegante.

Agora o destaque fica pra parte do caviar – a apresentação veio IMPECÁVEL ! Nota 10 mesmo! Além disto trouxeram vodka Grey Goose para acompanhar.

Fiz até uma foto de close-up para destacar melhor os acompanhamentos, a disposição e a delicadeza. Embaixo do caviar tinha uma “cama” de gelos para mantê-lo na temperatura ideal.

A única coisa que faltou foi a colher de madre-pérola que geralmente é usada para comer a iguaria e não alterar sua temperatura/sabor.

E antes de trazerem o prato principal, trouxeram sorbet para poder limpar meu paladar – demais né? Digno serviço 5 estrelas.

Minha refeição foi o bife tenderloin – que eu já havia pré-selecionado online – e estava INCRÍVEL! Sabor, textura, apresentação e quantidade.

Curiosamente não há prato de queijos, já em relação as sobremesas haviam 3 opções – eu pedi todas, além de um vinho doce para acompanhar. Comi o sorvete de chocolate com a panacota de coco e foi a combinação perfeita.

Fui trocar de roupa (leia-se colocar pijamas) e a comissária prontamente se ofereceu fazer minha cama. Ela cobriu o assento com uma espécie de duvet e colocou o travesseiro e almofadas.

A cama é bem ampla, confortável e oferece privacidade de sobra pro passageiro.

A fronha do travesseiro nesta cor roxa me lembrou a “casa das primas” aqui em Uberlândia, rs.

A cama deve ter quase 2 metros pois eu tenho 1,85cm e ainda sobrou bastante espaço pros meus pés.

Apesar do assento não oferecer portas, você ainda tem uma privacidade bastante satisfatória.

Vejam que o casulo lateral protege totalmente seu rosto.

Como eu não consegui dormir, aproveitei para ir dar um rolê no avião pra tirar umas fotos pra vocês. Subindo as escadas você encontra uma estante que serve de banca de revistas, mas só havia 5 exemplares, rs.

E em ambos os lados na parte superior da escada, há os banheiros que atendem a classe executiva. Neste lugar é onde a Emirates/Etihad tem os chuveiros.

Notem que eles são bem amplos – maiores ainda que os da First que ficam lá embaixo e eu esqueci de tirar foto.

A business class é no layout 2-2-2 com poltronas tobogã.

Malaysia Airlines A380 First Class-049

Confesso que o modelo delas não é nada atual e poderia oferecer um pouco mais de conforto aos passageiros.

Malaysia Airlines A380 First Class-048

Notem que se o cara da janela precisar sair ele vai ter que pular o companheiro do lado.

Malaysia Airlines A380 First Class-050

Desci e fui tirar foto do banheiro da primeira classe – que fica no andar inferior – e que curiosamente é bem menor.

Faltando pouco mais de 1hr pro voo, perguntei se eu poderia aproveitar os pratos no estilo “snacks” que estavam disponíveis no cardápio que eram: noodles, frutas e sanduíche.

Desta vez o “miojo” não veio apimentado – OREMOS!

O sanduíche no pão ciabatta estava ótimo e a muçarela veio até derretida.

Olha, acho que pelo meu relato nem preciso dizer que o atendimento do meu vôo foi EXCEPCIONAL! A tripulação fez exatamente de um tudo para que eu me sentisse bem e especial durante o trajeto.

O carinho, atenção e bom humor de todos eles fizeram desta minha viagem uma das mais memoráveis em questão de atenção personalizada. Não sei se isto aconteceu por causa do que eu relatei no início – mas, de qualquer forma faço questão de registrar.

Ao desembarcar, a tripulação que me atendeu agradeceu minha presença logo na saída do avião e me desejou uma boa jornada até a Austrália.

Aliás, preciso dizer que eu dei MUITA sorte neste voo, pois após 10 dias da minha viagem, a Malaysia Airlines anunciou que aposentaria a Primeira Classe de seu portfólio, renomeando a First para “Business Suite”.

Hoje, os passageiros que viajam na Business Suite continuam a ter um check-in dedicado, lounge exclusivo e a mesma cabine a bordo. Ou seja, tudo isto não passou apenas de um re-branding da First – que continua exatamente com os mesmos (ou quase) serviços. Para saber mais, acesse este nosso post aqui.

Agora me contem, vocês já tiveram esta sorte de embarcar em um vôo e serem o único passageiro da cabine? Como foi a experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.4

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.