fbpx

Priority Pass – sua melhor maneira de acessar salas VIP em aeroportos

Publicidade

Por Fábio Vilela

Esperar o voo em uma sala VIP antes do embarque faz toda a diferença em uma viagem, concorda? E você sabia que há uma maneira de acessar estes lounges sem estar viajando de Classe Executiva/Primeira ou sendo cliente elite da companhia? Sim! Hoje vou falar um pouco mais sobre o Priority Pass – a maior empresa de convênio com salas VIP do mundo.

Priority Pass garante acesso à mais de 1200 lounges em todos os continentes e o melhor – independente da companhia ou classe que viaja.

Mas aí você me pergunta – “Mas Fábio, eu só viajo de executiva/first e com isto já vou ter acesso sempre – então eu não preciso!” Não é bem assim! Eu me encaixo exatamente neste cenário e quem me acompanha no Instagram (aproveita e segue lá @fabiovilela) sabe que estou sempre usando meu PP – inclusive para entrar em salas domésticas no Brasil ou até mesmo comer em restaurantes dos aeroportos – vou falar sobre isto mais embaixo.

Antes de continuar – sei que devem surgir algumas dúvidas em relanção ao Lounge Key e ao Priority Pass – para isto sugiro que você leia este post aqui. Mas como um breve resumo – apesar de pertencerem ao mesmo grupo, o Lounge Key – programa oferecido pelos cartões Mastercard Black e Visa Infinite no Brasil tem menos salas conveniadas – em torno de 800 – enquanto o Priority Pass tem mais de 1200, ou seja, em torno de 400 lounges a mais.

Além disto, o LoungeKey atrelado aos cartões de crédito – pode cobrar (ou não!) o valor de U$32 por acesso à cada sala conveniada. Confira a política de acesso às salas VIP dos cartões de crédito brasileiros através do LoungeKey nessa matéria.

No Brasil, os únicos cartões de crédito que oferecem o Priority Pass é o Visa Infinite da Porto Seguro e o The Platinum Card edição metal do Bradesco – todos os demais bancos descontinuaram a parceria e em virtude disto, conseguimos um desconto especial para os leitores do Passageiro de Primeira para quem tiver interesse em se associar ao programa no primeiro ano.

O programa oferece 3 tipos de “Memberships” e cada um deles oferece condições diferentes para acesso ao lounge conforme vocês podem ver abaixo.

O plano que eu recomendo para quem viaja constantemente é o Prestige – que te garante acesso ilimitado à todos os lounges. A associação é individual – portanto mesmo no nível mais alto você não pode trazer acompanhantes – somente mediante pagamento da taxa de U$32 por visita.

Com o desconto exclusivo do Passageiro de Primeira  – o valor do plano Prestige anual cai para U$386. Se você for comparar com a maioria dos cartões brasileiros que cobra a visita de U$32 por lounge – é um excelente negócio se diluído no período de 12 meses

Para saber se vale a pena para o seu perfil de viajante – se você visitar mais de 14 salas VIP durante o ano (U$32 x 12 = U$384) e o seu cartão cobra a visita, já compensa pagar.


Salas VIP que aceitam Priority Pass no Brasil

Belém – Aeroporto Internacional Afonso Pena/BEL

  • Sala VIP Valeverde

Belo Horizonte – Aeroporto Internacional de Confins/CNF

  • Ambaar Lounge (doméstico)
  • Ambaar Lounge (internacional)

Brasília – Aeroporto Internacional de Brasília/BSB

  • Aeroporto VIP Clube (doméstico)
  • Aeroporto VIP Clube (internacional)
  • VIP Express Club Pier Norte (doméstico)
  • VIP Express Club Pier Sul (doméstico)

Campinas – Aeroporto Internacional de Viracopos/VCP

  • Lounge Azul (internacional)

 Curitiba – Aeroporto Internacional Afonso Pena/CWB

  • Advantage VIP Lounge
  • Break Travel Lounge

Florianópolis – Aeroporto Internacional Hercílio Luz/FLN

  • The Lounge (doméstico)

Foz do Iguaçu – Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

  • Advantage VIP Lounge

Manaus – Aeroporto Internacional Manaus/MAO

  • Harmony Lounge

Recife – Aeroporto Internacional do Recife/REC

  • Proair Sala VIP
  • Sala VIP Luck Viagens

Rio de Janeiro – Aeroporto Internacional Tom Jobim/GIG

  • GOL Premium Lounge (doméstico)
  • GOL Premium Lounge (internacional)
  • Plaza Premium Lounge (edifício-garagem)
  • Plaza Premium Lounge (doméstico)
  • Plaza Premium Lounge (internacional)

Rio de Janeiro – Aeroporto Santos Dumont/SDU

  • Advantage VIP Lounge

São Paulo – Aeroporto de Congonhas/CGH

  • Advantage VIP Lounge

São Paulo – Aeroporto Internacional de Guarulhos/GRU

  • GOL Premium Lounge (T2 – doméstico)
  • GOL Premium Lounge (T2 – internacional)
  • Villa GRU (T2)
  • American Express Lounge (T3) *exclusivo Priority Pass
  • Star Alliance Lounge (T3)
  • Tryp GRU Airport (T3)
  • Breliot Bar & Lounge (T3)

Crédito em restaurantes

Além disto, o Priority Pass também te garante créditos para usar em restaurantes nos aeroportos, ou seja, o valor da visita de U$32 é deduzido da sua conta em estabelecimentos conveniados.

Em Guarulhos por exemplo há 2 restaurantes que fazem parte do programa, que são:

  • Bleriot Bar & Lounge (Terminal 3) – Somente voos internacionais – perto do portão 301.

Como funciona? Você receberá um desconto de U$32 na conta – que aqui no Brasil convertido é um crédito de R$150. Cada dedução de U$32 representa uma única visita à sala VIP – portanto se você é associado ao plano Prestige – não irá ser cobrado.

Há diversos outros restaurantes parceiros em aeroportos pelo mundo – como por exemplo em Miami (destino favorito dos brasileiros) que possui 3 estabelecimentos onde você pode comer/beber e aproveitar o crédito de U$32.

  • Corona Beach House – Terminal D
  • Air Margaritaville – Terminal E – antes do controle de segurança.
  • Vienna – Terminal E – antes do controle de segurança no piso 2, pegue o elevador do Miami International Airport Hotel até o 7.º andar.

Eu considero este benefício de usar o cartão de crédito em restaurantes fantástico pois não são todas as salas que oferecem refeições completas/quentes – portanto é uma ótima maneira de comer bem antes de embarcar.

Vale ressaltar que mesmo utilizando o crédito no restaurante você ainda está elegível à entrar na sala VIP – ou seja, não há uma cota/limite de visitas que você pode fazer no mesmo dia em SALAS/LOUNGES, já no mesmo restaurante sim – é uma por dia.

OBS: Sei que muitos vão perguntar do Mastercard Airport Experience – onde era possível usar o mesmo benefício de crédito no restaurante no Red Lobster e Olive Garden (em GRU) – porém ambos foram descontinuados.


Vale a pena o Priority Pass?

Eu tentei resumir alguma das situações onde o Priority Pass vale muito a pena e conforme falei no início do post – mesmo viajando só de Business/First ou tendo status elite na companhia, o cartão ainda compensa – principalmente em aeroportos menores e terminais domésticos pelo mundo – e eu só recomendo porque eu uso mesmo – quem me acompanha sabe disto.

Se compensa ou não? Só você pode responder – faça as contas, analise seu perfil de viagem e veja se o “custo x benefício” se encaixa no seu orçamento. Se a resposta for “sim” aproveite o desconto no primeiro ano e se associe! Não quero influenciar ninguém a contratar por impulso. Devido à nossa nova parceria consegui esta condição especial, portanto, se for interessante para alguém, fico feliz em poder ter ajudado. Se não é viável para você, não contrate.

O desconto do Priority Pass e Passageiro de Primeira é por tempo limitado e só pode ser contratado através deste hotsite exclusivo.

Se tiverem alguma dúvida em relação ao programa, favor postar nos comentários para que possamos responder! 🙂


Esta matéria foi originalmente publicada no dia 04 de julho de 2018 e atualizada no dia 23 de setembro de 2020.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.