A Iberia faz parte de um consórcio com a Aena (concessionária do Aeroporto de Madri) e com as empresas Inetum e Thales, que tem como objetivo a realização de um projeto de evoluir o reconhecimento facial presente no aeroporto para detecção biométrica por tablets. O sistema melhorará a capacidade de detecção, até mesmo identificando um passageiro com uma máscara protetora.
Esta iniciativa contou com o apoio do CDTI (Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial) contribuindo assim para a melhoria do nível tecnológico e a digitalização das empresas espanholas através do desenvolvimento de propostas baseadas na inovação.
Para o projeto e em cumprimento das novas medidas de segurança sem contato, a plataforma de reconhecimento facial implantada no Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, que se encontra em fase de testes, servirá de palco para o desenvolvimento das novas funcionalidades. Isso envolve sua integração no processo de inscrição exclusivo por meio de um aplicativo dedicado, segurança e controles de envio.
Com este objetivo, unificou-se a contribuição de empresas líderes em seus setores para alcançar os desenvolvimentos e validação tecnológica necessária. Sendo a Iberia como companhia aérea operadora; Inetum como empresa integradora de sistemas; Thales como fornecedora de tecnologias biométricas e processos de validação de identidade; e Aena como gerente do aeroporto, responsável pelos sistemas de integração intermediária entre a companhia aérea e o motor biométrico.
Este projeto permite a detecção biométrica de passageiros graças à utilização de tablet, que melhora a experiência de viagem no aeroporto, agilizando todo o processo e eliminando qualquer tipo de contato físico, o que aumenta ainda mais a segurança em todos procedimentos aeroportuários.