A Qantas anunciou o fim dos talheres de plástico em seus voos. A partir de outubro, os talheres de plástico serão substituídos por conjuntos de garfo e faca de madeira, oferecidas pelo Forest Stewardship Council (FSC), em voos partindo de Queensland.
A mudança faz parte do compromisso da companhia aérea com a sustentabilidade e a redução de resíduos. No primeiro trimestre de 2020, a Qantas introduziu misturadores de bambu e copos biodegradáveis, eliminando mais de 5,5 milhões de itens de plástico a bordo. A companhia também parou de usar canudos de plástico, em 2019.
Para Andrew Parker, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Qantas, a medida adotada irá eliminar diversos itens de plástico do mundo, bem como resultará nas metas da companhia para o futuro. “Essa troca de talheres de plástico para talheres de madeira, resultará na eliminação progressiva de milhões de itens de plástico em nossos voos. A combinação destes novos produtos e outras metas adotadas, como o combustível de aviação sustentável (SAF), nos ajudará a cumprir nossa meta de emissões líquidas de carbono zero até 2050 e novas metas agressivas de redução de resíduos”.
Mais medidas para o futuro
Conforme dito pelo diretor do Grupo, a substituição dos talheres de plástico por de madeira é apenas parte de um processo adotado pela companhia para o futuro. A Qantas está focada em acabar com suas emissões líquidas de carbono até o ano de 2050 e, para isso, está apoiando o estudo e a formulação do combustível de aviação sustentável.
Para isso, 50 milhões de dólares estão sendo investidos em empresas e grupos, para ajudar no conhecimento e fabricação de outras formas de combustíveis – que substituem os fósseis, atualmente utilizados.
O que você acha da substituição de talheres de plásticos por talheres de madeira?