fbpx

Qatar Airways anuncia a compra de 5% da China Southern Airlines

Notícias

Por Dérek Arakaki

A Qatar Airways anunciou que, como parte de sua estratégia de investir em companhias aéreas pelo mundo, concluiu em 28 de dezembro de 2018 a compra de ações da China Southern Airlines, resultando em uma participação total de aproximadamente 5,00% da companhia chinesa.

Este investimento reforça ainda mais a estratégia de investimento da Qatar Airways, que já inclui 20% de investimento na International Airlines Group, 10% no LATAM Airlines Group, 49% na Air Italy e 9,99% na Cathay Pacific.


Mudança de aliança?

A China Southern deixou de fazer parte da aliança SkyTeam em 2019. A companhia soltou um comunicado aos seus investidores informando que não iria renovar sua associação para o ano de 2019.

Tanto a SkyTeam quanto a China Southern concordaram em trabalhar em conjunto para garantir uma transição sem grandes impactos para todos os clientes e parceiros. Esse processo será executado ao longo de 2019 e será concluído até o final do ano.


Tudo indica que essa aproximação com a Qatar os deixaria mais próximos de fazerem parte da oneworld, mas vale lembrar que isso envolve um jogo de interesse com a Cathay Pacific, já que a companhia possui poder de veto dentro da aliança.

Por estar baseada em Hong Kong, não parece ser do interesse da empresa ter uma parceira de aliança baseada tão próxima de seu hub. Outro fator a ser levado em conta são as recentes ameaças do CEO da Qatar Airways em sair da oneworld.

Bom, ao que tudo indica devem ocorrer mudanças de companhias nas alianças, qual a opinião de vocês sobre o assunto?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.