Qatar Airways confirma o retorno dos voos entre São Paulo e Buenos Aires para 2024 – mas sem data definida

Notícias

Por Igor Tonetti

Conforme publicamos aqui no PP, os voos entre São Paulo e Buenos Aires da Qatar Airways, que seriam retomados a partir de dezembro, foram reprogramados para março de 2024. No entanto, segundo os nossos leitores, não consta disponibilidade para a compra do bilhete, o que gerou dúvidas a respeito da retomada. Diante disto, entramos em contato com a companhia aérea, que nos confirmou que o voo segue programado para acontecer em 2024, porém ainda sem data definida.


Retomada dos voos de 5ª liberdade da Qatar Airways

Em julho deste ano, a Qatar Airways informou que adiaria o retorno dos voos entre São Paulo e Buenos Aires para 2024. À época, em nossas pesquisas, conseguimos encontrar disponibilidade na rota a partir de 31 de março de 2024.

Contudo, em recentes buscas por voos entre o Brasil e a Argentina no site da Qatar, não é mais possível encontrar voos de março em diante. Isso gerou uma certa preocupação nos viajantes de que a rota poderia ser cancelada.

Por isso, entramos em contato com a companhia, que desmentiu a informação do cancelamento e reforçou que os voos foram adiados para o ano que vem, mas sem data definida. A mesma coisa aconteceu com o aumento das frequências entre Doha e São Paulo. Confira a nota abaixo:

“Alguns ajustes nas rotas da Qatar Airways de Buenos Aires (EZE) e São Paulo (GRU) serão feitos para a temporada de inverno 2023-2024 da IATA. Isso implica um adiamento na retomada da rota EZE da Qatar Airways para 2024, assim como, o adiamento no aumento das frequências para GRU também para 2024.

Os clientes que já possuem os trechos reservados serão informados sobre como remanejar suas viagens por meio da rede de alianças e parcerias da Qatar Airways. A Qatar Airways continua operando dois voos diários entre Doha (DOH) e São Paulo (GRU)”.


Oportunidade de voar na Qsuite

Os voos de 5 ª liberdade que a Qatar opera entre o Brasil e a Argentina representa uma excelente oportunidade para os viajantes que querem conhecer a Qsuite – a renomada Classe Executiva da Qatar Airways – por preços mais vantajosos, seja em bilhetes pagantes ou resgatados com milhas/pontos, como os Avios.

A Qsuite possui assentos espaçosos e, como o próprio nome já diz, no modelo “Suites”, que conta com portas deslizantes para garantir a privacidade do passageiro. Além disso, é possível, através de divisórias retráteis, transformar o ambiente em uma sala de estar para aqueles que viajam em família ou que precisem fazer reunião de negócios, conectando até 4 passageiros.

Os viajantes também têm à disposição entretenimento de bordo com mais de 3.000 opções entre músicas, filmes, séries, jogos, entre outros. Em voos longos noturnos e de longo alcance, os passageiros recebem pantufas e pijamas enquanto nos demais trajetos apenas o kit de amenidades das marcas BRIC’s e Castello Monte Vibiano.


O que é a 5ª liberdade do ar ou os “5th freedom flights”?

Os voos entre a capital paulista e Buenos Aires fazem parte dos “5th freedom flight“. Para quem não conhece o termo, em 1944, 54 países se reuniram em Chicago para discutir, entre outros assuntos, a chamada “Liberdade do Ar”. Dentre as resoluções acordadas, que são 9, vamos focar nas 4 seguintes:

  • Direito de sobrevoar outro país sem pousar;
  • Direito de voar comercialmente do próprio país da companhia aérea (País “A”) para o país do parceiro do tratado (País “B”);
  • Direito de voar comercialmente do país “B” de volta ao país “A”; e
  • Direito de uma companhia aérea de voar comercialmente do país “B” para outros países (“C”, “D”, etc.) em voos que começam ou terminam no país de origem da companhia aérea, país “A”.

Sendo assim, podemos definir como voos de quinta liberdade quando a companhia aérea parte de um país no qual possui operação, segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.

Exemplo: a Qatar vai começar a operar a rota Doha (DOH) x São Paulo (GRU) x Buenos Aires (EZE). A companhia, no entanto, é do Catar, não operando nem no Brasil nem na Argentina. Mas, aproveitando da 5ª liberdade, ela tem a permissão de voar entre o Brasil e Argentina, com embarque e desembarque de passageiros em todos os pontos.


Outras companhias que operam estes voos

Além da Qatar, outras companhias internacionais também operam os voos de 5ª liberdade entre o Brasil e a Argentina. Confira abaixo quais:

  • Air Canada – voos de 5ª liberdade a partir de São Paulo (GRU);
  • British Airways – voos de 5ª liberdade a partir do Rio de Janeiro (GIG);
  • Emirates – voos de 5ª liberdade a partir do Rio de Janeiro (GIG);
  • Ethiopian Airlines – voos de 5ª liberdade a partir de São Paulo (GRU);
  • SWISS – voos de 5ª liberdade a partir de São Paulo (GRU); e
  • Turkish Airlines – voos de 5ª liberdade a partir de São Paulo (GRU).

Assim como acontece com a companhia árabe, esses voos são boas oportunidades para você conhecer algum produto, classe ou avião pagando valores mais vantajosos – seja em dinheiro ou milhas. Um exemplo é a SWISS, que oferece sua 1ª classe nos voos entre São Paulo e Buenos Aires operados pelo Boeing 777-300ER.

Swiss Primeira Classe First 777-300ER


Comentário

A notícia é desanimadora para quem estava com planos de voar com a Qatar Airways entre o Brasil e a Argentina, já que não há previsão de um possível retorno dos voos de 5ª liberdade do ar. Nossa torcida é para que a operação seja retomada em breve!

Se você chegou a emitir algum trecho com a companhia para esta rota, recomendamos que entre em contato diretamente com o emissor da passagem para saber quais são as suas opções.

Para saber mais sobre a companhia, clique aqui.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Econômica e Executiva
Alertas de Econômica e ExecutivaAproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.