De acordo com relatos de leitores, a Qatar Airways está comunicando aos seus passageiros que, devido as necessidades operacionais, vai alterar as aeronaves que operam voos específicos de/para o Brasil no período de junho até setembro desse ano. Apesar dos trechos continuarem sendo operados pelo Boeing 777-300ER, o mesmo possui duas configurações distintas, sendo que uma delas não possui a premiada Qsuite.
Comunicado da Qatar Airways
Veja abaixo o comunicado que os passageiros com passagens emitidas na Classe Executiva da companhia, sem a configuração Qsuite, estão recebendo e, em seguida, o texto com a tradução livre:
Caro cliente,
Observe que, devido as necessidades operacionais, a aeronave do seu voo QR 774 de GRU para DOH, com partida em XX XX XXXX, foi alterada. A cabine da Classe Executiva na aeronave recém alocada tem uma configuração de assentos diferente da Qsuite.
Apesar dessa mudança, você pode esperar a mesma experiência premium a bordo, com opções de refeições gourmet, diversas comodidades e mais de 4.000 opções de entretenimento; para que você possa desfrutar de seu voo com o máximo de luxo e conforto.
Você também poderá realizar uma alteração de voo gratuita se desejar voar no Qsuite em uma data diferente. Para se beneficiar desta opção, entre em contato conosco.
Estamos ansiosos para recebê-lo a bordo em breve”.
A companhia também ressalta que termos e condições se aplicam caso o passageiro opte por utilizar o benefício de mudança de data sem custos.
Voos supostamente impactados
De acordo com nossas pesquisas no site da Qatar, veja abaixo quais os voos impactados com a suposta retirada da Qsuite:
Doha (DOH) x São Paulo (GRU)
Voo: QR773* e QR779*
Período sem a Qsuite: de 31/05/2023 a 15/09/2023
Frequência: diária
São Paulo (GRU) x Doha (DOH)
Voo: QR774* e QR780*
Período sem a Qsuite: de 01/06/2023 a 16/09/2023
Frequência: diária
*Ao longo do período, há uma pequena quantidade de voos que constam a Qsuite disponível.
Simulação de emissão
Realizamos uma simulação de emissão no próprio site da Qatar. Confira abaixo o mapa de assentos disponíveis em duas datas diferentes:
- Com a Qsuite – dia 17/09/2023
- Sem a Qsuite – dia 14/09/2023
Diferenças entre os 777-300ER da Qatar
Como afirmamos no início da matéria, o Boeing 777-300ER da Qatar possui duas configurações. Veja a seguir o layout do que possui a Qsuite acomoda até 354 passageiros, distribuídos em duas cabines:
- 42 na classe executiva – chamada pela empresa de Qsuite – na configuração 1-2-1;
- 312 na classe econômica na configuração 3-4-3.
Se você tem curiosidade de saber como é voar na Qsuite do 777-300ER da Qatar, leia aqui o relato que o Fábio fez voando entre Seul e Doha.
Já o Boeing 777-300ER da Qatar que não possui a Qsuite acomoda até 335 passageiros, distribuídos em duas cabines:
- 42 na classe executiva na configuração 2-2-2;
- 312 na classe econômica na configuração 3-3-3.
Se você tem curiosidade de saber como é voar na classe executiva do 777-300ER da Qatar, leia aqui o relato que o Fábio fez voando entre Doha e o Cairo.
Voos emitidos através de parceiros
Se você emitiu o seu voo com a Qatar através de algum programa parceiro, como por exemplo, LATAM Pass e AAdvantage, recomendamos que você entre em contato com os mesmos para buscar mais informações sobre uma possível reacomodação. Lembrando que a Qatar está permitindo uma reacomodação gratuita apenas para voos emitidos pela própria companhia, como foi possível observar no comunicado que está sendo enviado aos passageiros impactados.
Comentário
Embora a Qatar esteja comunicando os passageiros sobre a mudança, ressaltamos que apenas no dia anterior à viagem é que ocorre a escalação da aeronave responsável para realizar o trecho. Sendo assim, ainda será possível viajar na Qsuite caso a companhia mude novamente o modelo designado.
Recomendamos que você adicione seu e-mail em sua reserva no próprio site da Qatar para se manter atualizado sobre as alterações em sua viagem.
Você tem algum voo programado com a Qatar entre São Paulo e Doha para os próximos meses? Foi impactado por essa mudança? Compartilhe com a gente nos comentários