A Qatar Airways anunciou uma encomenda de 50 aeronaves cargueiras da fabricante americana Boeing. Além disso, a empresa também se comprometeu a comprar até 50 aeronaves do modelo 737 MAX. A compra traz mais uma reviravolta na disputa entre a companhia do golfo e a fabricante de aeronaves francesa, a Airbus.
O lançamento de seu novo jato cargueiro, o 777-8 Freighter, fez com que a Boeing expandisse a família de jatos 777X, com um pedido de até 50 aeronaves por parte da Qatar Airways. A empresa será o cliente de lançamento do 777-8 Freighter com um pedido firme de 34 jatos e a possibilidade de receber mais 16, uma compra total que valeria mais de US$ 20 bilhões a preço de mercado atual e o maior compromisso de cargueiros na história da Boeing.
A Boeing e a Qatar Airways também assinaram um Memorando de Entendimento para um pedido firme de 25 aeronaves 737-10 e direitos de compra de 25 aeronaves adicionais. O valor total desse compromisso é de quase US$ 7 bilhões a preços de valor de mercado. O maior modelo da família MAX, o 737-10, acomoda até 230 passageiros em uma configuração de classe única e pode voar até 3.300 milhas. O jato com baixo consumo de combustível pode cobrir 99% das rotas de corredor único em todo o mundo.
“A Qatar Airways está ansiosa para adicionar o 737-10 à sua frota, com esta nova variante do 737 sendo ideal para nossa rede de curta distância, permitindo-nos uma oportunidade de aprimorar ainda mais nossa oferta de produtos para nossos clientes, modernizar nossa frota e operar a aeronave mais eficiente em sua categoria”, disse Akbar Al Baker, CEO da Qatar.
“O maior membro da família 737, o 737-10 é um avião que oferece mais capacidade, maior eficiência de combustível e a melhor economia por assento de qualquer avião de corredor único”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing. “Estamos orgulhosos de nossa parceria com a Qatar Airways e honrados por esta companhia aérea de classe mundial continuar confiando em nossa equipe da Boeing.”
Vale lembrar que na semana passada, a Airbus cancelou uma encomenda de 50 A321XLR da Qatar Airways, já que as duas empresas se encontram no meio de uma batalha judicial. O 737Max é o concorrente direto do A321XLR, portanto fica claro que a Qatar Airways não vai dar o braço à torcer nesta disputa com a fabricante francesa.
O que você achou da nova encomenda da Qatar Airways?