O Grupo Qatar Airways anunciou que tem a intenção de adquirir 25% de participação minoritária na Virgin Austrália, o que representa um voto de confiança significativo da Qatar na companhia australiana e na aviação do país. Confira mais informações na matéria!
A CEO do Virgin Australia Group, Jayne Hrdlicka, comentou: “Essa parceria traz a peça que faltava para a estratégia de longo prazo da Virgin Australia e é um grande voto de confiança na aviação australiana. É importante ressaltar que ela fortalecerá ainda mais a capacidade da Virgin Australia de competir no longo prazo, o que inevitavelmente se traduzirá em mais opções e tarifas aéreas com valores ainda melhores para os consumidores, bem como em mais empregos na aviação australiana”.
Participação da Qatar Airways na Airlink
A parceria já existente entre a Qatar Airways e a Virgin Australia promete ser fortalecida, após o anúncio feito hoje de que o Qatar Airways Group pretende adquirir uma participação acionária minoritária de 25% na companhia australiana.
De acordo com as companhias aéreas, esse relacionamento estratégico mais profundo tem como intenção aumentar a concorrência na aviação australiana, garantindo que os viajantes tenham acesso a passagens aéreas com preços mais atrativos, e mais opções.
A Virgin comenta que a participação minoritária da Qatar também serve como investimento antes do retorno antecipado da companhia aérea australiana à propriedade pública, além da oportunidade que isso proporcionaria aos australianos de compartilhar o futuro da Virgin Australia.
O investimento em ações do Qatar Airways Group pretende abrir novas áreas de cooperação com a Virgin, o que ajuda a gerar mais benefícios econômicos e para o consumidor. O acordo, que está sujeito à autorização da ACCC, permitirá que a empresa aérea australiana lance voos de Brisbane, Melbourne, Perth e Sydney para Doha, conectando-se à rede global da Qatar Airways. Os voos devem abrir mais de 100 novos itinerários de conexão na Europa, no Oriente Médio e na África para os viajantes australianos.
Benefícios para ambas as companhias a partir de 2025
Os serviços de wet lease propostos devem começar em meados de 2025, permitindo que a Virgin Australia avalie os méritos e a viabilidade a longo prazo de voos com aeronaves wide-body, ao mesmo tempo em que oferece aos australianos maior concorrência local para suas necessidades de viagens de longa distância em curto prazo.
O acordo ampliado de codeshare e colaboração deve fornecer acesso a uma maior variedade de destinos internacionais, com os melhores horários e frequências, além de mais oportunidades de ganhos e resgates para os membros da Velocity e do Privilege Club da Qatar Airways. Além disso, o acordo pode garantir acesso mais amplo a tarifas de grande valor para viajantes a lazer, pequenas e médias empresas e clientes corporativos.
A parceria promete ter o potencial de incentivar empregos e auxiliar no crescimento econômico de forma significativa, não apenas na Virgin Australia, mas em todos os setores de aviação e turismo do país. Uma importante área de foco futuro é a sustentabilidade, o que inclui o desenvolvimento de combustível de aviação sustentável.
O acordo também está chegando em um bom momento para explorar oportunidades, à medida que o novo Aeroporto Western Sydney e seu ecossistema econômico são desenvolvidos.
“Estamos muito satisfeitos por anunciar hoje nossa proposta de investimento estratégico na Virgin Australia. O alinhamento de nossas duas companhias aéreas é significativo, os relacionamentos são profundos e não poderíamos estar mais orgulhosos de trazer ainda mais valor e opções para todos os australianos. O investimento demonstra ainda mais nosso alinhamento estratégico com a Virgin Australia e nossa ambição coletiva de oferecer o melhor serviço e valor possíveis aos passageiros australianos”, disse o CEO do Grupo Qatar Airways, Eng. Badr Mohammed Al-Meer.
Pensando nos novos serviços de longa distância propostos entre a Austrália e Doha, a Sra. Hrdlicka, da Virgin, informou que a estimativa é de gerar um benefício de aproximadamente US$ 3 bilhões para a economia australiana, por meio do aumento do fluxo de viajantes nos próximos cinco anos.
Outros benefícios serão gerados pelo aumento da capacidade de frete, apoiando as exportações de alto valor da Austrália para mercados como o Oriente Médio e a Europa.
Comentário
O anúncio feito pelas companhias é uma ótima notícia, tanto para os viajantes do Catar, quanto da Austrália, pois além de terem mais opções de voos com esse acordo, o setor da aviação e do turismo são beneficiados. E o alinhamento dos seus programas de fidelidade pode ampliar as possibilidades de emissões para a Austrália.
Recentemente, a Qatar firmou patrocínio com a UEFA Champions League, o que mostra os constantes investimentos da companhia.
O que achou de novidade? Para saber mais, acesse os sites da Qatar Airways e da Virgin.